Ipiaú: Crise e demissões geram pessimismo ao setor de mineração para 2014


Informações extra oficiais dão conta de que uma crise sem precedentes abala o setor de mineração de níquel em Ipiaú.  Com a baixa nos preços internacionais do precioso minério que alimenta o  Projeto Santa Rita, o abalo tem sido sentido diáriamente, através da falta recursos e o aperto na contenção de despesas tendo que acontecer como medida emergencial.

Os resultados visíveis tem sido constantes. O mais recentes deles, o cancelamento da tradicional festa de confraternização de final de ano da empresa Mirabela, que vinha sendo realizada todos os anos nas dependências da AABB de Ipiaú, sempre com abundante distribuição de presentes e comes e bebes.

Outro resultado, este bem mais preocupante, tem sido a demissão de funcionários do projeto. Há informações de que sessenta servidores ligados à empresa coordenadora da mina foram dispensados somente neste mês de dezembro, fato que gerou previsões pouco otimistas para o ano novo.

Apesar de já estar acontecendo há alguns meses, a demissão de funcionários atingiu um nível acima do normal, gerando apreensão e acendendo o sinal de alerta na economia regional, hoje com a agricultura enfraquecida e tendo na mineração a sua principal fonte arrecadadora.

Do Ipiaú on Line

Postar um comentário

0 Comentários