PT tem eleição em 375 municípios neste domingo, entre eles IBIRATAIA


Quarenta e dois mil filiados ao PT baiano em 375 municípios irão às urnas das 20 zonais partidárias neste domingo para decidirem o Processo de Eleições Diretas (PED), que vai definir os próximos dirigentes estaduais e municipais da sigla. Conhecido pelas tendências variadas, o PT colocará em jogo nessa disputa o seufuturo para os próximos quatro anos. Um dos desafios é promover mudanças, como intensificar o diálogo com a sociedade que aponte para a essência que embalou sua chegada aos Poderes Executivos. A sigla governa a Bahia há sete anos e na presidência da República completou dez anos. Apesar da preparação, a eleição deve acontecer em meio à ausência de votos de figuras importantes, a exemplo do governador Jaques Wagner, maior representante da legenda no Estado. A questão é minimizada pelo presidente estadual, Jonas Paulo. Ele atribui a culpa ao PT nacional que não conseguiu demandar a situação dos cadastros em tempo hábil.“O cadastro dos ocupantes de cargo e dirigentes é centralizado no PT nacional. Nós inclusive já criticamos a excessiva centralização nacional do ato de cadastro. Eles receberam um volume grande de demandas e não conseguiram processar todas elas. Eu apresentei recurso no dia 28 e ganhei, mas os boletos não foram gerados”, explicou, confirmando que dessa forma 600 filiados da Bahia ficarão de fora do processo. “Mas não é apenas o nosso governador. O de Brasília também não estará apto”, relatou.
Jonas rechaçou as críticas à direção do partido. O candidato da oposição, jornalista Ernesto Marques, havia citado que o PT teria deficiências na “estrutura organizativa” e atribuiu o problema nos cadastros ao diretório estadual. “Isso é delírio, má-fé, irresponsabilidade. Quem fala essas coisas é porque não conhece o PT, não tem vivência no partido, nunca participou de nada de sua direção”, disparou.
O dirigente confirmou o apoio ao candidato Everaldo Anunciação, atualmente secretário de organização do partido. “Ele tem o mesmo leque de forças da minha eleição, tem 73% de minha eleição”, afirmou. Além de Everaldo e Ernesto, disputam a presidência na Bahia, Hipólito de Brito, Lourival Tranquilo e Wanderson Pimenta.
No cenário municipal, o clima foi apaziguado com a união em torno de apenas um candidato para a presidência. Edson Valadares terá o apoio de outros dois candidatos, além de Marta Rodrigues, que já havia renunciado para apoiá-lo. O mandato terá um rodízio, com um presidente a cada ano.

Diretório do PT em IBIRATAIA
A eleição do diretório municipal do PT acontecerá neste domingo (10), no plenário da Câmara de Vereadores, localizada na Praça 10 de Novembro, nº 07, e terá início às 08:00h indo até às 17:00h.  Os petistas irão às urnas para eleger o próximo presidente da legenda e novos integrantes dos diretórios. O partido é presidido atualmente por Hideraldo Expedito Barreto Lima.

Postar um comentário

0 Comentários