IBIRATAIA: Município pode ganhar agroindústria simplificada


A coordenação do Território de Identidade do Médio Rio das Contas (TIMRC) e a Prefeitura Municipal de Ibirataia estão focados no propósito de fazer com que a Associação dos Pequenos Produtores da Região das Três Barras (APMI) acolha o projeto de uma Agroindústria Simplificada de Fruticultura da qual foi proponente em um edital da SEAGRI/SUAF. A unidade tem capacidade de processar até 600 kg/dia de frutas para a produção de geleias, doces em pasta, compotas e frutas desidratadas. O processo de licitação se encontra em fase de execução. Acontece que a entidade tem se mostrado insegura quanto a gestão do empreendimento.

Diante dessa situação, a coordenação do TIMRC promoveu uma reunião com os membros da APEMI e o prefeito Marcus Aurélio com o objetivo de mostrar as vantagens do projeto que ainda envolve um curso de capacitação de gestão, através do Sebrae. O coordenador Edvard Bastos de Oliveira lembrou que a fabrica ganhará um viveiro para a produção de 30 mil mudas de  espécies frutíferas e que os produtores poderão presenciar experiências bem sucedidas de outras entidades de agricultores familiares na questão da agroindústria.

O prefeito Marcus Aurélio sinalizou apoio ao projeto oferecendo desde mão de obra para a implantação da fabrica, até o custeio do consumo de energia elétrica e água potável. Ainda assim a entidade se mostra insegura quanto a responsabilidade de tocar o empreendimento. Não sendo agilizado o processo de implantação da unidade de Ibirataia, outras agroindústrias do TIMRC podem ser prejudicadas. 

Do Giro/JoséAméricoCastro

Postar um comentário

0 Comentários