Livro de Achel Tinôco será lançado em Ipiaú nesta terça-feira

O livro conta a história do cacauicultor Leonel Jardim
 
Nesta terça-feira, 27, às 19 horas, no auditório da Loja Maçônica Fraternidade Rionovense, em Ipiaú, acontece o lançamento do livro “UM JARDIM PARA LEONEL”, obra da autoria do escritor Achel Tinôco que apresenta de forma romanceada a biografia do cacauicultor Leonel Jardim de Almeida, personalidade que gozava de grande prestigio moral nesta e em  outras cidades da região. O livro teve o seu primeiro lançamento, no ultimo dia 7, na Livraria Saraiva (Shoping Barra) em Salvador, onde obteve grande sucesso de vendas e foi muito elogiado pela critica especializada. Na mesma data se comemorou o centenário do nascimento de Leonel Jardim que era natural de Jequié e morreu aos 92 anos de idade, em Ipiaú, deixando viúva dona Hildete Andrade e uma descendência de 13 filhos, mais de 20 netos e alguns bisnetos.

Outras personagens históricas da região, a exemplo de Mamede Abdon Fair, José Thiara, José Borges de Barros, Salvador da Matta e Euclides Neto, são citadas no livro. O autor  não se esqueceu de registrar as ligações de Gilberto Gil, Quarteto em Cy, Rui Patterson e do médico cardiologista Jadelson Andrade, com Ibirataia e Ipiaú, sendo que alguns deles  chegaram a conviver  com Leonel. ”No livro ainda conto um pouco da historia de Ipiaú, os primeiros moradores, os desbravadores, a política, de tudo um pouco”, adianta Achel, numa indicação de que, para cultivar o jardim de Leonel, pesquisou em outras obras, jornais antigos e textos publicados em sites, dentre os quais o Giro. Dessa forma além de uma biografia romanceada o livro converte-se em nova fonte da história regional. 

Paranaense de São Domingos do Capim, o poeta e escritor Achel Tinoco foi criado na Fazenda Vila Ferreira, município de Ibirataia, onde buscou inspiração para muitas das suas obras. Formado em Letras e Administração de Empresas, Achel reside, atualmente, em Salvador, onde luta em favor do desenvolvimento da cultura nacional. Alguns dos seus livros foram prefaciados por intelectuais como Jorge Portugal, Pasquale Neto, José Louzeiro, Moacir Sclair e o cantor Ivan Lins. ”Um Jardim para Leonel”, com seu realismo mágico, marca definitivamente o cenário regional na literatura achelniana. A obra deverá ser lançada também em  Ibirataia.
Do Giro/José Américo Castro

Postar um comentário

0 Comentários