CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE: Ibirataia vacina 1678 crianças e atinge meta do Ministério da Saúde.

Município aplica 1678 doses e atinge meta, diz Secretário
Foram aplicadas 1678 doses no município, o que corresponde 123,93% de cobertura. A meta já havia sido atingida desde o dia 21 de junho de 2013, Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A campanha estava prevista para ser encerrada dia 21 de junho, e houve prorrogação até o último dia 05 de julho para os município que não tinham conseguido atingir a meta estabelecida de 95% do total de crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Em todo município foram disponibilizados 07 postos de vacinação fixo na sede e dois volantes durante 15 dias, onde foi realizada a vacinação em toda a zona rural do nosso município.

COBERTURA VACINAL POR FAIXA ETÁRIA NO MUNICÍPIO DE IBIRATAIA:

6 meses - 133,93%
1 ano - 127,98%
2 anos - 114,67%
3 anos -125,47%
4 anos - 121,55%

 
O Secretário de Saúde Alexandro Miranda parabeniza e agradece a todas as equipes de PSF’s: Aristoteles Dias da Fonseca, Ilton Lopes leal, Edna Marques Fair, Mirassol, Zona Rural e Algodão , Vigilância Epidemiológica, Secretária de saúde e Caps, pela eficácia na realização de mais uma campanha de vacinação.

 
A Doença


A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.


Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.


Fonte: ASCOM Secretaria de Saúde

Postar um comentário

0 Comentários