Menos de 30% dos brasileiros são totalmente alfabetizados


Apenas 35% dos brasileiros com ensino médio completo podem ser considerados plenamente alfabetizados e 38% dos com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita.
A triste realidade foi apontada pelo Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, e a Organização Não-Governamental (ONG) Ação Educativa. O estudo avalia, de forma amostral, a habilidade de leitura e compreensão de textos.
Os resultados dividem a população em quatro categorias: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e plenamente alfabetizados. O Inaf realizado entre 2011 e 2012 mostra que apenas 26% da população pode ser considerada plenamente alfabetizadas. Os analfabetos funcionais representam 27% dos brasileiros, enquanto 47% da população apresenta um nível de alfabetização básico.
O levantamento indica também que há relação entre o nível de alfabetização e a renda familiar. À medida em que a renda cresce, a proporção de alfabetizados em nível rudimentar diminui. “Os resultados evidenciam que o Brasil já avançou, mas não conseguiu progressos visíveis no alcance do pleno domínio de habilidades que são hoje condição imprescindível para a inserção plena na sociedade letrada”, aponta o relatório do Inaf.
De acordo com o estudo, a chegada dos mais pobres ao sistema de ensino não foi acompanhada de investimentos que garantissem condições adequadas de aprendizagem. Portanto, a melhora da escolaridade média vista no Brasil nos últimos anos não se reflete nos níveis gerais de alfabetização da população. “A busca de uma nova qualidade para a educação escolar em especial nos sistemas públicos de ensino deve ser concomitante ao esforço de ampliação de escala no atendimento para que a escola garanta efetivamente o direito à aprendizagem ”, resume o relatório.

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