Cidade de União Paulista, SP, tem mais eleitores do que moradores


Foto ilustrativa google
O Ministério Público e a Polícia Civil investigam em União Paulista (SP) uma suspeita de fraude eleitoral. Na cidade, existem mais eleitores do que habitantes. A pequena cidade tem só 1,6 mil habitantes, mas o número de eleitores é bem maior: são mais de 2,1 mil.
A diferença chamou a atenção da justiça eleitoral, que nos últimos seis meses, recebeu muitos pedidos de transferência de título. “Em razão disso, requisitamos o inquérito para a Policia Federal para ver se estas transferências são fraudes, se as pessoas estão de má fé. Fizemos um pedido junto ao juízo eleitoral para excluir estes eleitores do quadro de eleitores da cidade”, afirma o promotor eleitoral André Luiz Nogueira da Cunha.
A pedido do Ministério Público, a Polícia Civil visitou os endereços e constatou que muitos eleitores não moram e nem tem nenhum tipo de relação com os locais que informaram à Justiça Eleitoral. Diante disso, o juiz determinou o cancelamento de 94 títulos de eleitor. “Foram fiscalizados cerca de 190 endereços e dos quais a maioria foram constatados que as pessoas não moravam nos locais designados e fraudaram a inscrição do título eleitoral”, diz o delegado Alexandre Del Nero Aride.
Para transferir o título o eleitor precisa apresentar comprovante de residência, que não precisa estar no nome dele. O promotor eleitoral suspeita que alguém tenha induzido trabalhadores rurais que vêm do nordeste para a safra da cana a transferir os títulos para a cidade. “Muitas vezes são repúblicas de trabalhadores rurais que vêm de outros estados. Não sei se elas estão de má fé, mas com certeza foram induzidas ao erro por outras pessoas”, diz o promotor.

Postar um comentário

0 Comentários