TSE libera candidatura de 'contas-sujas'



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás em sua decisão de março e votou nesta quinta-feira (28) a favor de liberar a candidatura de políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada.

Por 4 votos a 3, os ministros decidiram que os “contas-sujas” podem se candidatar. O tribunal analisou um pedido de reconsideração feito por 14 partidos políticos, e a mudança de orientação aconteceu com o voto do ministro José Antonio Dias Toffoli, que desempatou o placar. Toffoli entrou no TSE no lugar do ministro Ricardo Lewandowski, que era contra a candidatura de políticos com as contas reprovadas.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o argumento de Toffoli foi que o candidato não precisa ter suas contas aprovadas.

Após disputar uma eleição, todo candidato tem obrigação de apresentar uma prestação de contas dos recursos arrecadados e gastos nas campanhas. Essas contas podem ser aprovadas ou reprovadas pelos tribunais eleitorais. O voto do ministro Dias Toffoli considerou que a legislação eleitoral apenas determina que o candidato tem que apresentar suas contas de campanha para ficar quite com a Justiça Eleitoral, não necessitando que elas sejam aprovadas.


Postar um comentário

0 Comentários