A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE PERTENCE A TODOS NÓS!


Por Gilson de Oliveira Santos


A Constituição Federal diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Pois bem! Onde está mesmo esse equilíbrio? Ultimamente temos presenciado momentos difíceis onde infelizmente a ganancia, a usura, o poderio, o jogo sujo tem atropelado normas ambientais e, com isso a humanidade, o sistema ecológico em decorrência desta desobediência tem sofrido horrores.

É visível a destruição da natureza por cada lugar que caminhamos onde os órgãos, as empresas, o poder público, os institutos ambientalistas têm literalmente calado, deixando de atuar, de agir, de preservar o bem jurídico pertencente a todos nós.

Não sabemos como será o futuro, pois este a Deus pertence, mas podemos desde já imaginar que com referência ao meio ambiente não existe perspectivas boas. Pense você! A Carta Magna de 1988 diz com muita propriedade que o equilíbrio ambiental é um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao poder público, a coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações.

Ora meus senhores, se já não está sendo preservada na presente geração, imaginem as futuras gerações? Infelizmente em nosso país chamado BRASIL não existe seriedade, pois o dinheiro, as benesses, a corrupção passa por cima dos princípios garantidores da Dignidade da Pessoa Humana, calando muitas vezes a boca de muitos, e, principalmente daqueles que na verdade tem o dever maior de zelar, de preservar, fiscalizar e conter o patrimônio genético do País.

Olha o péssimo exemplo dado pela mineradora que vem extraindo as riquezas de nossa região, trazendo aparentemente alguns empregos, investimentos muito abaixo do que fora prometido, causando uma destruição monstruosa não só para Itagibá, Ipiaú, mas para toda a região do Vale do Rio das Contas.

Cadê os investimentos, cadê os programas sociais para compensar a exploração dos recursos minerais? A lei diz ser obrigado a recuperar o meio ambiente degradado. O que estamos vendo é a lesão irreparável ao sistema ambiental. Todos nós temos o dever de defender a natureza.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns pelo texto. O meio ambiente está mesmo pedindo socorro

    ResponderExcluir
  2. Com certeza se todos fazerem um pouco a a favor da natureza com certeza a tendência e melhorar e muito a situação que se encontra o meio ambiente...parabéns pela ótima matéria.

    ResponderExcluir