Ayres Britto toma posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal


Ayres Britto toma posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal
O ministro Carlos Ayres Britto tomou posse nesta quinta-feira (19) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele exercerá o cargo até novembro, quando completará 70 anos e se aposentará compulsoriamente. A presidente Dilma Roussef participou da cerimônia de posse, que contou com a presença da cantora Daniela Mercury. Estava previsto o pronunciamento do agora ex-presidente do STF, Cezar Peluso, porém, ele não proferiu seu discurso. A leitura da biografia do Ayres Britto foi feita pelo ministro Celso de Mello. Ele destacou alguns julgamentos importantes em o novo presidente da Corte foi relator, como a liberação do uso de células-tronco embrionárias para pesquisas científicas, a autorização da união civil homossexual e o processo da demarcação de terras indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol.
Em seu discurso de posse, Britto enalteceu a Constituição Federal, e distribuiu uma versão atualizada para os ministros e convidados como presente de posse. Para ele, a Constituição Federal é a “menina dos olhos da democracia”. Ayres de Britto e o vice-presidente da Suprema Corte, Joaquim Barbosa, terão nos próximos sete meses o desafio de julgar processos espinhosos, como o mensalão, dos planos econômicos e as cotas para negros em universidades públicas. Britto disse que priorizará o diálogo aberto com juízes, representantes do Legislativo, Executiva e de entidades diversas para articular assuntos do interesse do Judiciário.
Carlos Ayres Britto é 13º presidente do STF e o quinto sergipano a ocupar uma cadeira na Suprema Corte. Ele ingressou no Supremo em junho de 2003, e em 2008 comandou as eleições municipais como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o vice-presidente do STF, Joaquim Barbosa, tornou-se ministro do Supremo em 2003. Ele foi membro do Ministério Público Federal, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde e oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores. Em novembro deste ano, quando Ayres Britto se aposentar, Joaquim tomará posse como presidente do Supremo.

Postar um comentário

0 Comentários