90% das cidades baianas estão à beira da ‘falência’, aponta IFGF


Estado possui 82 municípios entre os 500 piores na gestão das contas

 
Pelo menos 90% dos municípios baianos não sabem administrar seus recursos financeiros. É o que aponta o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado ontem, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Baseada em dados de 2006 a 2010, a pesquisa afirma que 82 das 374 cidades baianas investigadas estão entre as 500 piores do país - um quinto das prefeituras (ver tabela abaixo).  

Os elevados gastos com pessoal e a dificuldade na administração dos restos a pagar, além dos investimentos reduzidos explicam os péssimos resultados da Bahia, conforme o levantamento. “As médias dos índices de liquidez, gastos com pessoal e investimentos dos municípios baianos indicam uma situação difícil”, diz o relatório. 

A constatação da Firjan não surpreende o consultor de gestão pública Luis Otávio Borges. “Moramos, de fato, em um estado pobre”, afirma. Para ele, a eficiência da máquina pública é comprometida por fatores como informalidade, corrupção, tráfico de influência e, em alguns casos, falta de vontade política. 

Borges justifica que no quesito de gestão de pessoal, por exemplo, em boa parte dos municípios baianos o poder público é o grande empregador da região. “Com isso, mais de 50% da arrecadação é comprometida com pagamento de pessoal, o que diminui os investimentos”.  

Dentre os municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas, IBIRATAIA, JITAÚNA e UBATÃ estão relacionadas entre as 10 piores da Bahia, lamentavelmente!

Veja abaixo o quadro das 10 piores cidades da Bahia, segundo dados da FIRJAN:



Leia matéria completa clicando Aqui 



Fonte: Correio da Bahia

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Engraçado, porque será que o IBIRATAIA NOTICIAS não posta essas noticias em suas matérias?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o filho do prefeito arrotando dinheiro dizendo que ele é o cara, dando banho de wisk no carro pode isso? E a população sofrendo, ruas imundas, isto é uma vergonha.

      Excluir
  2. A verdade é que cada povo tem o governo que merece,enquanto essa população ibirataiense continuar votando nesses corruptos que ficam cada vez mais ricos e a´população cada vez mais pobre isso nao mudará.

    ResponderExcluir