Número de mulheres na construção civil cresce




Atraídas pela vasta oferta de empregos, por salários melhores e pela oportunidade de crescimento, as mulheres estão vestindo macacão e botas e assumindo as mais diversas funções nos canteiros, da limpeza à gerência. Há mulheres pedreiras, carpinteiras, operadoras de máquinas, técnicas de segurança - profissões antes tipicamente masculinas.
Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2010, as mulheres já somavam mais de 200 mil trabalhadoras com carteira assinada no país, quase o dobro do registrado em 2006, e 8% do total da construção civil. De janeiro a setembro deste ano, foram contratadas outras 24.904. E ainda há vagas.
No Senai, aumentou em quase 70%, entre 2009 e 2011, o número de mulheres matriculadas em cursos da construção civil. E esse número só tende a crescer, já que o setor está vendo com bons olhos a chegada do contingente feminino. “Ainda há os que resistem, claro. Mas quem contratou mulheres só teve ganhos: o relacionamento melhora, o canteiro fica mais organizado e nas funções que exigem mais cuidado, elas dão de dez a zero”, afirma José Carlos Martins, vice-presidente da CBIC.
Dificuldades ainda existem. Uma delas é o próprio canteiro. Num ambiente tão masculino, as construtoras tiveram que se preparar para receber essa nova mão de obra com a instalação, por exemplo, de vestiários femininos. Piadinhas do tipo: "lugar de mulher é na cozinha" ainda são ouvidas. Mas, garantem as operárias, os operários costumam ser respeitosos com elas, principalmente quando ocupam cargos de comando. (com informações de O Globo)

Postar um comentário

0 Comentários