SALVADOR TERÁ FISCALIZAÇÃO DE GÁS, APÓS TRAGÉDIA NO RIO


Depósitos e centrais de distribuição serão fiscalizados

Após a explosão que matou três pessoas e deixou 17 feridos em um restaurante no Rio de Janeiro, quinta-feira passada, a Prefeitura de Salvador anunciou, nesta terça, 18, que fará um recadastramento de todos os estabelecimentos que possuem centrais de gás na capital baiana. O item passará, também, pela primeira vez, a ser fiscalizado durante as operações regulares da  Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
Estabelecimentos com centrais de gás terão que informar,  no site do órgão, características do equipamento e fornecer  um laudo emitido pelo engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto. Ainda não há data para o início desse recadastramento, mas a Sucom informou que o prazo para  encaminhar essas informações ao Corpo de Bombeiros é de 90 dias.
Apesar da iniciativa, o superintendente da Sucom, Cláudio Silva, destacou que  “não há lei ou decreto que determine ao órgão fiscalizar tais quesitos”. Para Silva, essa tarefa compete ao Corpo de Bombeiros e, por isso, não vinha sendo feita até então: “Nossos fiscais vão verificar se há o licenciamento para a existência da central de gás, mas isso não se confunde com uma avaliação da qualidade técnica e de segurança, que só pode ser feita pelo  Corpo de Bombeiros ou por um engenheiro da área”. Leia mais

Fonte: A Tarde Online

Postar um comentário

0 Comentários