Personalidade de Ibirataia lança livro em Salvador



“Batalha de Mestre”, da Editora Europa, é lançado em Salvador

O livro de Achel Tinoco, que tem o prefácio assinado por Moacir Scliar, conta a história de um jovem baiano que decide se aventurar nos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida, mas acaba encontrando um destino incerto na capital norte-americana


No próximo dia 30 de novembro, o público de Salvador poderá apreciar a mais nova obra de Achel Tinoco, publicada pela Editora Europa, Batalha de Mestre que será lançada na livraria Saraiva no Shopping Barra, a partir das 18h. A narrativa fluida mostra a trajetória do personagem Kaloã, filho de um fazendeiro do interior baiano, que depois de se formar pela Escola Agronômica da Bahia, decide arriscar a sorte nos Estados Unidos da América. “A escolha do livro para publicação, foi uma decisão do conselho editorial por considerar ser uma obra de interesse, tanto pelo assunto como pela forma como a história é narrada”, garante o editor da Editora Europa Vinícius Casagrande.

O autor se vale do realismo fantástico como gênero literário e mostra ao leitor lugares e personagens reais, contemporâneos de vários baianos, proporcionando a sensação de proximidade com o cotidiano do personagem. “ Tudo o que o leitor verá neste livro, pode ter acontecido com ele, ou com algum amigo, ou mesmo, pode acontecer no exato momento em que ele folhear as primeiras páginas”, afirma Achel Tinoco.

Através da história de Kaloã, o autor eterniza lugares como a cidade de Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus, o sul da Bahia e Salvador. Na capital baiana, as descrições são ricas ao relatar bairros como Vitória, Graça e Garcia (ver trecho em destaca abaixo).  Além dos locais, os personagens que entremeiam a história também são reais, como o ex-governador Nilo Coelho e o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia Germano Tabacof. 

Batalha de Mestre tem o prefácio assinado pelo imortal da Academia Brasileira de Letras, Moacir Scliar, que pouco antes de morrer, escreveu: “Achel Tinoco revela-se um sensível e criativo intérprete. Um narrador seguro e talentoso”.

O quê: Lançamento do Livro “Batalha de Mestre”, de Achel Tinoco
Onde: Livraria Saraiva, 2º andar, Shopping Barra
Quando: 30 de novembro
Horário: a partir das 18h

O autor
Achel Tinoco nasceu em São Domingos do Capim, Pará. Ainda criança mudou-se para a Bahia e viveu na fazenda Vila Ferreira (tantas vezes eternizada pelo autor em seus romances), cidade de Ibirataia.  Na adolescência, já em Salvador, começa a escrever os primeiros poemas. Cursa as Faculdades de Letras e Administração de Empresas. Entre seus outros livros publicados estão: Outra parte de mimOkavangoRetrato sobre TelaVilarejo dos AnjosAté parece que foi sonhoAs nudezas secretas de Eleonora e Perdendo a metade de mim.


A Editora 
A Editora Europa publica revistas, livros e guias. As revistas e guias são dirigidos a diversos segmentos como artes, jardinagem e paisagismo, fotografia, turismo, informática, tecnologia, entre outros. Os livros abarcam desde romance até história. A Editora atua no mercado brasileiro há 24 anos, é constituída de 100% de capital nacional, empregado mais de 100 funcionários.



Trecho de “Batalha de Mestre”

 “Era princípio de março, se chovesse as ruas da capital estariam intransitáveis e provavelmente pai e filho levariam o dobro do tempo para chegar ao destino.

— Aquilo lá são as favelas? — teria perguntado Kaloã ao pai apontando com o dedo indicador pela janela da Brasília verde comprada no mês passado.

As casinhas de tijolos vivos, janelas surrealistas, amontoadas umas por sobre as outras, de um lado e do outro da margem, decorava toda a entrada da cidade. As ruas se estreitavam e se esticavam como o próprio menino que, àquela via dos fatos, também se estreitava e se espremia por dentro qual estivesse com o coração engarrafado de expectativa e medo. Precisaria de anos e anos para o novo sítio também lhe pertencer. 

— Sim, são as favelas. — José Armedio lhe teria confirmado por fim, depois de tantas e tantas explicações e conselhos repetidos pela estrada. 

Chegaram ao apartamento 403, do Edifício Vitória-Régia, no Corredor da Vitória. Dona Carmosina os recebeu à porta com entusiasmo e simpatia. No almoço, servido tão somente aos dois, devido o adiantado da hora, ela enumerou ao novo inquilino as regras da casa, os horários, os costumes, os quais ele concordou plenamente com um menear tímido de cabeça. Era um rapaz educado, de boa índole, prestativo, logo se adaptaria à nova vida. Tudo acertado. Saiu com o pai para fazer algumas compras no supermercado e passear pela cidade. Voltaram entardecendo. Kaloã ficou em casa, José Armedio foi passar a noite em casa de José Rinaldo, no Itaigara. E depois que levasse o filho ao colégio, de manhãzinha, voltaria a Vila Ferreira. 

Kaloã chegou ao Sacramentinas pontualmente às sete horas. Entrou na sala ainda com os olhos vermelhos, não tinha dormido direito e ainda chorara ao se despedir do pai. Vestia camisa branca de malha e a calça azul-marinho boca de sino caindo sobre os tênis Kichute novinhos em folha.”  


Contato:
Quanta Comunicação
Vaneza Melo 71-8323-4289 

Apoio cultural: Blog Tesouras Notícias

Postar um comentário

0 Comentários