VII OFICINA DO PLANEHAB É REALIZADA EM JEQUIÉ COM AMPLO DEBATE SOBRE MORADIA DIGNA

Com o intuito de nortear as ações do governo do Estado na área de habitação e estimular a participação dos 417 municípios visando reduzir o déficit habitacional, ocorreu nesta quinta-feira (15) em Jequié o primeiro dia da VIII Oficina do Planehab, numa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Superintendência de Habitação.
 

Presente na oficina, a Superintendente de Habitação da Sedur, Eleonora Máscia, ressaltou a importância desses encontros na construção do plano estadual e o apoio aos municípios na elaboração da Política Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Eleonora Máscia salientou ainda sobre a necessidade de identificar as demandas específicas de cada município. Para a macrorregião de Jequié, ela lembrou ainda sobre a importância da construção da ferrovia oeste-leste.


“Considerando o impacto de desenvolvimento previsto com a construção da Ferrovia de Integração oeste – Leste, há uma tendência de fortalecimento de pólos regionais, a exemplo de Jequié, Caetité e Ipiau. Importante destacar também municípios emergentes como Jaguaquara e Amargosa.” afirmou.

Com a presença de representantes da sociedade civil e do poder público de diversos municípios, o primeiro dia do evento contou com ainda a apresentação das diretrizes para a construção do plano estadual e o alinhamento da política de habitação de interesse social. Além disso, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalhos (GT´s), através da macrorregião que envolve os Territórios de Identidade Vale do Jequiriçá e Médio Rio das Contas.

Na sexta-feira serão apresentadas as demandas e os esclarecimentos que resultarão na consolidação preliminar dos dados da macrorregião. Ao todo são 37 municípios somando uma população de mais de 680 mil pessoas. Desse total, 2.380 pessoas da região estão inscritas no programa estadual de habitação Casa da Gente.

O PLANEHAB é um plano de ação que tem como objetivo implementar a Política Estadual de Habitação de Interesse Social – PEHIS em todo o Estado, garantindo o conceito de moradia digna presente na política, ou seja, a unidade habitacional composta de infraestrutura adequada, equipamentos de lazer, o acesso a serviços públicos como saúde, transportes,  educação água e esgotamento sanitário.
O Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA) também está envolvido na elaboração do PLANEHAB, tanto na mobilização dos participantes para as oficinas, quanto na aprovação do Plano, processo que deve estar concluído até o fim deste ano.

Fonte: Ascom/Sedur

Postar um comentário

0 Comentários