JOSIAS GOMES SE COMPROMETE COM A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMIÁRIDO



O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, comprometeu-se, nesta quarta-feira, 14, com o projeto de criação da Universidade Federal do Semiárido. A proposta parte do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, na Bahia, que abrange uma área de 21.256,50 quilômetros quadrados.


O território é formado pelos municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, Serrinha, São Domingos, Teofilândia, Tucano e Valente.


Com 552.713 habitantes, dos quais 348.222 (63%) vivem na área rural, o IDH médio do território é 0,60. O Sisal tem 64.350 agricultores familiares, 2.344 famílias assentadas, 413 famílias de pescadores, uma comunidade quilombola e uma terra indígena.


Segundo expõem os dirigentes do Consórcio, à frente a prefeita de Itiúba, Cecília Petrina de Carvalho, “as causas dos problemas socioeconômicos do semiárido são multidimensionais, mas, a educação exerce papel de destaque”.


Em função dessa realidade é que os prefeitos e prefeitas do Território do Sisal propõem de imediato uma intervenção no setor educacional da região, através da criação da Universidade Federal do Semiárido.

 

Postar um comentário

0 Comentários