ESPECIAL: PERSPECTIVA DE FANTÁSTICA REVIRAVOLTA ECONÔMICA EM BARRA DO ROCHA

Cidade receberá ciclo inédito de desenvolvimento com
termelétrica e indústrias

A termelétrica de Barra do Rocha, mega empreendimento da ordem de 1 bilhão de reais, está chegando para definitivamente mudar a face econômica do município.  Em contato com o programa Rocha Notícias Primeira Edição, da rádio Rocha FM, a presidente do Legislativo municipal, vereadora Anita Fontes, saudou o momento como uma “oportunidade inédita para o desenvolvimento de Barra do Rocha e região”.
Para Anita ( que participou de entrevista ao lado da vereadora Cleide Medeiros ) a chegada da termelétrica é uma conquista direta do esforço do prefeito Jônatas Ventura para tirar Barra do Rocha do ostracismo e do quadro de crise extrema em que o gestor encontrou a cidade logo na posse do seu primeiro mandato.
“Já houve em administrações passados quem achasse que Barra do Rocha tinha de voltar a ser distrito de Ipiaú, tal era a situação pela qual passava o município’, disse ela.

 
Presidente do Legislativo barrochense, Anita Fontes destacou atuação
 do prefeito Jônatas na reviravolta econômica da cidade

Hoje, entretanto, o momento é de grande expectativa  quanto ao quadro de mudanças extremas por que passará a cidade. O IPIAU ON LINE teve acesso à informações de que, para a obra de implantação da termelétrica, deverão ser empregados em média 1600 trabalhadores, que atuarão na instalação dos equipamentos por um prazo de três anos.

Termelétrica de Barra do Rocha deverá gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com até 400 mil habitantes,ou seja, práticamente o contingente populacional do Vale do Rio das Contas

Neste período muitos empreendimentos secundários deverão ser gerados pela obra a fim de  atender aos novos trabalhadores com poder de compra: supermercados, lojas de roupas, casas de peças, oficinas…etc.
Ao final da obra deverão permanecer 78 funcionários efetivos fazendo o trabalho de manutenção da termelétrica, que gerará energia suficiente para abastecer uma cidade com até 400 mil habitantes, ou seja: todo o contingente populacional do Vale do Rio das Contas.
Só com o faturamento em impostos da termelétrica o orçamento do município de Barra do Rocha poderá chegar ao dobro do que é hoje. Para a inauguração da termoelétrica ( em meados de 2014 ) cogita-se a presença na cidade de nada menos que a presidente Dilma Rousseff em pessoa.

Outro mega investimento à vista

Na sequência, outro mega investimento deverá chegar a Barra do Rocha, novamente através de articulação do prefeito Jônatas Ventura: uma unidade da indústria de inoxidáveis Tramontina, a maior do seu ramo na América Latina.
A implantação de um investimento desse porte tem capacidade de criar um aquecimento econômico sem igual  no município desde o auge da cultura cacaueira.  Calcula-se que a geração de emprego e renda ( não só em Barra do Rocha, como em toda a região )  tem potencial de  impacto semelhante ao notado recentemente em Itapetinga, através da fábrica da Azaléia.
Sem contar que será mais um fator agregador de recursos em impostos para o município. A essa altura, Barra do Rocha deverá ser dona de um dos mais expressivos PIBs ( Produto Interno Bruto ) per capita da Bahia, visto que trata-se de uma cidade com  cerca de apens 6.300 habitantes.



E ainda tem mais

Não bastassem essas duas notícias fantásticas para a economia barrochense, comenta-se nos bastidores de que uma fábrica de beneficiamento de cacau estaria para ser implantada ali.
Ainda existe a perspectiva das indústrias satélites que podem advir da implantação da Tramontina, para trabalhar na cadeia de  comercialização de produtos ligados a inoxidáveis e alumínio.  Isso sem falar no canteiro de obras da ferrovia Leste Oeste, que já está implantado também em Barra do Rocha, cidade que tem uma área geográfica com quase o dobro do tamanho de Ipiaú.
Com tudo isso em perspectiva, não seria precipitado afirmar que é Barra do Rocha ( e não Ipiaú como todos imaginavam no início do ciclo do minério ) a bola da vez na economia da região para os próximos dez anos.
Fonte: Ipiaú Online

Postar um comentário

0 Comentários