MNBD/OABB CRITICA EXAME DE ORDEM


Foi divulgada uma nota pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em que esta listava 90 faculdades que tiveram aprovação zero no exame de ordem 2010.3. De acordo com os dados divulgados, 14,75% das 610 faculdades com inscritos não aprovaram nem mesmo um candidato. Em nota à imprensa, o Organização dos Acadêmicos e Bacharéis Do Brasil/Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito (MNBD/OABB) afirma que a má aprovação no exame é culpa da própria Ordem.

Segundo a instituição, a OAB não citou em momento algum que o Exame aplicado pela Fundação Getúlio Vargas teve diversos problemas já em sua primeira fase. Foi anunciado que a OAB colocaria 5% de suas questões sobre o tema de Direitos Humanos, o que não ocorreu. Em razão do fato, diversas ações individuais e coletivas foram ajuizadas para que a Ordem fosse obrigada a fornecer 5 pontos para todos os candidatos em razão de cumprir seu próprio provimento.

A segunda fase também recebeu vários protestos, inclusive do famoso jurista Renato Saraiva, o qual afirmou que não teria condições de passar na prova. “Assim, reiteramos que os erros não estão nas universidades e na formação dos bacharéis em Direito e sim na prova que a OAB aplica: inconstitucional, cheia de erros e ‘pegadinhas’, com exigências que nem especialistas como o Doutor Renato Saraiva tem condições de responder, de forma a reprovar em massa, fazendo reserva de mercado a quem já está inscrito e tendo um ‘curral’ de bacharéis que vão precisar fazer de novo a prova”, afirmou a MNBD/OABB em nota oficial.

Fonte: Bahia Notícias

Postar um comentário

0 Comentários