DIA DO MEIO AMBIENTE


Amanha, 5 de junho, se comemorará o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Começaremos conceituando o termo Meio Ambiente. O Art. 3º da Lei 6.938/81 da Política Nacional do Meio Ambiente conceitua que: Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Como podemos ver o fator humano é apenas um dos vários fatores que interferem no Meio Ambiente. Mas, contudo, é um dos mais importantes, isto porque o homem age de forma consciente, faz escolhas. Qual é a sua escolha no que diz respeito à preservação ambiental?
Neste momento, melhor do que simplesmente apresentar soluções para salvar o mundo, é questionar o que cada um está disposto a fazer para melhorar o mundo a sua volta.
O resultado coletivo é a soma das ações individuais. Partindo desse preceito a pergunta mais apropriada é: “O que você tem feito pra tornar o seu Meio Ambiente melhor?”
Em regra as pessoas sempre tendem a procurar um culpado para o que acontece ao seu redor, mas poucos se dão conta que o seu papel é que molda o mundo. Todos nós somos responsáveis.
A falta de educação (ambiental) é tão comum que fica parecendo regra ao invés de exceção. Citarei exemplos bem comuns: Já repararam na quantidade de pessoas que sem a menor cerimônia joga papel no chão ou joga lixo pela janela dos carros nas vias públicas? Ou ainda, já pararam pra pensar o quanto poderiam economizar de água ao escovar os dentes e/ou ao tomar banho?  Um banho de 15 minutos consome 130 litros de água em média. Uma pessoa que se banha duas vezes por dia, reduzindo o tempo no chuveiro para cinco minutos, economizará até 64 mil litros por ano. Pois é... precisamos fazer a nossa parte.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, sugerimos que cada um viva, pelo menos nessa data, um dia ecologicamente correto. E a repetição dos bons hábitos virará cultura e mudando a nossa cultura mudaremos esse mundo para melhor, bem melhor.
Dorgival Neto
Presidente da FUNSEC e
Presidente do Partido Verde
A FUNSEC - FUNDAÇÃO SÉCULOS, organização não governamental, agora com sede em Ibirataia, foi criada em 1997 por um grupo de amigos comprometidos com a qualidade de vida do ser humano. E nesse diapasão se ocupa basicamente da educação, do social e do meio ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários