VERCIL TOMA POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS EM ILHÉUS



Autoridades civis e militares, representantes da imprensa regional, amigos e familiares, foram prestigiar a posse do mais novo imortal da Academia de Letras de Ilhéus, Vercil Rodrigues, no último dia 5 de maio às 19h na sede da ALI. O novo acadêmico é professor, escritor e jornalista-editor do jornal e revista Direitos.
Vercil assumiu a cadeira de nº 21, que tem como patrono o escritor e historiador Francisco Borges de Barros, foi fundada pelo advogado e poeta Paulo Cardoso Pinto e que foi ocupada até o dia 25 de maio de 2010 pelo poeta Edgar Pereira Souza.
O auditório da cinquentenária Academia de Letras de Ilhéus ficou pequeno para receber a quantidade de pessoas que foram prestigiar o seu mais novo membro. No seu primeiro discurso acadêmico, fez uma saudação à academia, homenageou sua mãe Elza Rodrigues Silva (in memorian) e a esposa Angélica Rodrigues e fez um breve escorço histórico sobre vidas e obras dos antecessores da cadeira 21, começando por Paulo Cardoso Pinto, Francisco Borges Barros e concluiu com uma homenagem especial ao último ocupante, Edgar Pereira Souza.
A solenidade de posse foi presidida pelo acadêmico-presidente Carlos Roberto Arléo Barbosa, cadeira 19, e cabendo ao acadêmico Pawlo Cidade, cadeira 13, o discurso de saudação, onde o escritor Vercil teve sua vida narrada desde a infância até os dias atuais.
Ao fim da solenidade, Arléo Barbosa convidou a todos para um coquetel de confraternização. E aproveitando o momento foi comemorado o aniversário do novo acadêmico.


Postar um comentário

0 Comentários