EURES RIBEIRO E SANDRO RÉGIS CONFRONTAM OPINIÕES

No Debate Fala Bahia assuntos como reforma administrativa, infraestrutura e segurança pública foram discutidos durante uma hora de programa

O debate desta sexta-feira (6) tinha tudo para ser apimentado, com os deputados estaduais, Eures Ribeiro (PV) e Sandro Régis (PR), já que a situação e a oposição, respectivamente, são bem definidas. Porém, os parlamentares preferiram manter a cordialidade durante uma hora de programa, na Bahia FM.
Logo no início, o deputado Sandro Régis abordou o assunto da reforma administrativa, que criou cinco novas secretarias estaduais, ato considerado pelo parlamentar  como inconstitucional. “Foram geradas despesas com as criações das secretarias. O Irdeb, por exemplo, era um órgão que deveria incentivar a cultura, foi para isso que ele foi criado, mas ele vai atender agora aos interesses do governo. Cadê a democracia?”, perguntou o deputado.
Em resposta à provocação do colega, o deputado Eures Ribeiro disse que a reforma administrativa é legal. “A criação das novas secretarias é totalmente constitucional”, afirmou o parlamentar.
Sandro Régis rebateu: “Nós da bancada de oposição vamos entrar na Justiça contra a reforma administrativa feita pelo governador Jaques Wagner”.
Outros assuntos também foram abordados ao longo do programa. Os ouvintes participaram, ao vivo, pelo 3535-0050, e sugeriam temas para os parlamentares comentarem e também faziam perguntas aos deputados.
A infraestrutura das estradas que cortam o estado foi lembrada por Raimundo, do Cabula, e por Alex, que estava no trânsito. Eles falaram de buracos e da cobrança dos pedágios. O principal questionamento desses ouvintes e de toda população foi: “O que a Assembléia Legislativa faz para fiscalizar os interesses do povo?”.
 
Os dois parlamentares responderam que, de fato, a função do deputado é fiscalizar e legislar. “Não justifica o excesso de pedágios. Nós, da bancada de oposição, vamos procurar saber o que está acontecendo. Vou pedir uma audiência porque também circulo pelas estradas e sofro com as péssimas condições, principalmente na ligação Gandu-Ibirataia”, saiu pela tangente o deputado Sandro Régis.
“Os ouvintes estão cobertos de razão. Essa situação preocupa, principalmente por causa da Copa do Mundo, em 2014. Preocupado com isso, o governo do estado criou uma secretaria específica para tratar dos assuntos relacionados ao mundial de futebol”, tentou explicar o deputado Eures Ribeiro.
Já os ouvintes Mário, de Brotas, e Jair, de São Caetano, perguntaram sobre segurança pública. Um deles abordou a criminalidade entre os jovens. O deputado Eures Ribeiro respondeu que o governo se preocupa com os jovens. “Na atual gestão existem direitos humanos, é uma gestão democrática e participativa”, declarou o parlamentar.
 
A declaração foi contestada pelo colega, Sandro Régis, que disse que os jovens negros estão morrendo mesmo. “A criminalidade só cresce, a democracia existe só no discurso e nas propagandas, na prática não é bem assim”, alfinetou o deputado.
Ainda dentro do tema segurança pública foi abordada a questão dos indultos, liberação de presos, em datas específicas, que apresentam bom comportamento, como Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães. Nesse aspecto os dois parlamentares concordaram. Disseram que são contra o indulto e acham a liberação perigosa porque quem cometeu crime deve cumprir a pena com rigor.
O assunto eleições 2012 não escapou do debate. Quando Emmerson José perguntou ao deputado Eures Ribeiro se ele vai se candidatar nas próximas eleições a prefeito de Bom Jesus da Lapa, o deputado Sandro Régis fez questão de acrescentar um outro questionamento à pergunta do apresentador: “O PT, deputado, é seu adversário em Bom Jesus da Lapa, e aqui o senhor discursa a favor dele e faz parte da bancada governista. Você acha que o PT vai te apoiar em 2012?”, perguntou Sandro Régis, acrescentando que ele não pretende deixar o mandato de deputado para se candidatar a outro cargo político nas próximas eleições.
“Sou candidato sim. Esse sempre foi o meu sonho. Vim de família simples, humilde, lutei para chegar até a Assembléia Legislativa. Fui líder estudantil e vereador em Bom Jesus da Lapa”, relembrava o deputado, quando foi interrompido pelo colega perguntando: “E o PT, deputado?”, questionou Sandro Régis.
“Caminhamos para isso, já abrimos um diálogo. O governador vai saber retribuir o apoio que eu estou dando a ele agora”, concluiu Eures Ribeiro.
Fonte: ibahia.com

Postar um comentário

0 Comentários