A RESPEITO DO DIA DO TRABALHADOR

Artigo encaminhado para a Redação do Jornal à Tarde, para ser avaliado dentre comentários diversos a respeito do dia do Trabalhador - 1º de Maio


Por Gilson de Oliveira Santos

Realmente, muito interessante estas reportagens a respeito do tema Trabalho.

O direito dos trabalhadores como sabemos é muito antigo. No século XIII já surgia com a invenção da máquina a vapor, onde fora transformada oficinas de artesões em fábricas, originando assim a Revolução Industrial.
A máquina fazia a substituição em média 20 homens, gerando lucro para os empresários e causando desde aquela época um grande desemprego, sem contar que existia uma exploração terrível de mulheres e crianças, com jornadas excessivas de trabalho, causando uma grande desigualdade social. Esses problemas sociais influenciaram bastante para a criação de sindicatos, unindo a classe trabalhadora para junto ao Estado fazer a intervenção e reivindicação de capital e mão de obra.
Então as grandes conquistas e as leis protetivas do trabalhador surgiram através de uma reação imposta pela Revolução Industrial, isso já no século XIX.
A influência dos imigrantes italianos fez com que o Brasil acompanhasse esse avanço com o surgimento de indústrias e um impulso a política trabalhista de Getúlio Vargas. A primeira Constituição Federal contendo normas trabalhistas, foi justamente no governo de Vargas, isso em 1934, sendo que em 1943, um diploma legal foi consagrado à classe trabalhadora, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Uma das razões do grande carinho do povo por Getúlio Vargas.
Com a Constituição de 1988, muitos aspectos jurídicos das relações de trabalho foram modificados, contribuindo melhor para beneficiar a classe laborista, desde a ampliação do direito de greve, redução da jornada semanal para 44 horas, incentivo a negociação coletiva, regime do fundo de garantia, indenização para os casos de dispensa arbitrária, elevação do adicional de horas extras para o mínimo de 50%, aumento de 1/3 da remuneração de férias, entre outros benefícios.
Concluo dizendo que é de suma importância a comemoração do dia do trabalhador, pois como vimos, não foi uma conquista adquirida com facilidade, mas muito suor e insistência.
A classe trabalhadora de qualquer forma tem que agradecer ao constituinte originário que teve uma sensibilidade e valorização muito grande com a classe trabalhadora. Eis um grande motivo também da Constituição de 1988, receber um nome que jamais será esquecida: CONSTITUIÇÃO CIDADÃ.
Muito obrigado
Gilson de Oliveira Santos

Postar um comentário

0 Comentários