Prefeitos baianos discutirão precatórios e INSS em assembleia geral

 
A União dos Municípios da Bahia (UPB) convoca a todos os prefeitos e prefeitas para primeira assembleia geral da entidade sob o comando da presidenta Maria Quitéria. Durante a assembleia, que acontecerá na próxima segunda-feira (25), das 11h às 13h, na sede da UPB, os assuntos em pauta serão a votação de alteração no estatuto da UPB; a discussão sobre INSS dos municípios; orientações sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os royalties e os precatórios; e o que mais ocorrer. “É imprescindível a presença de todos os gestores e gestoras públicas nessa assembleia. Nela vamos nortear algumas das nossas próximas ações em prol da defesa dos municípios. Há temas de suma importância para vida financeira das prefeituras que devem ser debatidos e elaboradas medidas de ação imediata”, afirma Maria Quitéria. Fonte: Ascom/UPB

IBIRATAIA: Vereador reclama da falta de plantão médico nas fundações hospitalares da cidade

A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores

Uma importante reunião aconteceu nesta quarta-feira (20) na Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores de Ibirataia, onde se fez presente os seguintes: Prefeito Marcos Aurélio, Vereadores: Caio Pina, Poleandro Silva, Antonio Carlos Gomes, Edmilson Batista, Osmar Fernandes e Marco Antonio  Trindade. Presente também o Secretário de Saúde Alexandro Miranda, o presidente da Maternidade, Tássio Fair, a presidenta da Fundação Hospitalar de Ibirataia, Julieta Rocha e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Salvador de Jesus, os médicos, Dr Wesley e Drª Sidiane, dentre outras autoridades.

O encontro foi proposto pelo vereador Marco Trindade (Marco Enfermeiro) e foi bastante proveitoso, onde o Secretário de Saúde, Alex Miranda fez uma análise geral da situação em que se encontra o município de Ibirataia na área da Saúde. O assunto principal abordado foi a falta de médicos nos plantões nas duas fundações: Maternidade Aurelina Virgília Fair e Fundação Hospitalar de Ibirataia. Medida urgente deverá ser adotada para resolver a grave situação. No final foi proposto a realização de uma Audiência Pública com a finalidade de buscar a solução para uma saúde pública de qualidade para os ibirataenses.

Tesouras Notícias


História da criação da Escola Batista Raio de Sol




No ano de 1986, crianças de 8 a 12 anos não haviam encontrado vagas nas escolas públicas de nosso município. A ideia de construir uma escola surgiu pelo número de criança que frequentavam na época a Igreja Batista Independente e não podia estudar a lição da Escola Bíblica Dominical porque não sabiam ler.

A Igreja, sensibilizada por tão alarmante problema, reuniu-se em Assembléia e nomeou uma comissão encarregada de conseguir uma casa para alugar que oferecesse, pelo menos, as mínimas condições para funcionar as quatro classes. A União Feminina Missionária resolveu criar uma classe de emergência para atender as necessidades mais prementes. Guiadas pelo Espírito de Deus foram até a casa do Dr. José Antonio Calheira para conseguir uma garagem que foi concedido o Templo do Seicho-no-iê. Tudo isso vimos a providência divina. No salão amplo depois de uma divisão improvisada nos forneceu: duas salas de aulas amplas e arejadas, com entrada independente de 02 sanitários, pias, água encanada, área livre arborizada, própria para recreação.

Então, surgiu no coração da irmã Thereza Novaes a necessidade de construir uma escola. O trabalho de Deus não podia parar. Convidaram representantes de vários segmentos da sociedade local para solicitar um terreno a um fazendeiro. Enquanto isso a Igreja se prostrava em oração. O irmão Dr. Diógenes Ferreira de Senna foi falar com o Sr. Álvaro de Oliveira (fazendeiro). O plano de Deus entrava em ação. A resposta, imediata foi além da expectativa. Receberam a doação de 2.000 m de terreno em local privilegiado. Sem dinheiro, mas cheio de confiança começaram a construção.

       Enfim, em março de 1987 a Escola Batista Raio de Sol inaugurava o seu prédio próprio funcionando com 04 salas de aulas nos turnos matutino e vespertino.         

Seagri promove III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia

 
A Secretaria de Agricultura (Seagri) realiza nesta sexta-feira o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do estado da Bahia e a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária. O evento acontece no hotel Pestana das 7 às 20 horas. Também fará parte da programação a entrega do prêmio “Destaque Agronegócio 2012” aos produtores indicados pelas câmaras setoriais, selecionados em função do desempenho e resultados alcançados, mesmo num ano castigado pela seca. A estimativa é de que este ano o evento reúna mais de 800 pessoas. O III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia tem o objetivo de apresentar aos gestores as políticas públicas estaduais e federais referentes ao setor agropecuário. Durante a reunião de trabalho, os diretores e presidentes dos órgãos vinculados à Seagri e os superintendentes vão apresentar as ações planejadas e desenvolvidas pelo governo, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação. A Seagri vem estimulando a criação de Fóruns de Secretários de Agricultura por território de identidade, instância proposta para a discussão dos problemas e busca de alternativas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura em cada região.

Ministro do Trabalho visitará Bahia por conta da seca

 
O novo ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), aceitou o convite do vice-líder do seu partido na Câmara dos Deputados, deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), para visitar a Bahia para verificar e tentar amenizar os efeitos estiagem prolongada que já atinge mais de 214 municípios no estado. Eles se encontraram na noite de terça-feira (19), durante reunião da direção nacional do PDT com a bancada federal. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta quarta (20) que o governo deve anunciar na próxima semana novas medidas para o enfrentamento da seca em cidades do Nordeste. Uma das alternativas seria o repasse direto da União para as prefeituras por meio do cartão da Defesa Civil.

IBIRATAIA - Festejos São José 2014