Mostrando postagens de dezembro 1, 2014Mostrar tudo

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 74,9 anos


A expectativa de vida do brasileiro subiu para 74,9 anos, segundo cálculo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013, a expectativa era 74,6 anos. A Tábua Completa da Mortalidade 2013 do IBGE foi publicada na edição de hoje (1º) do Diário Oficial da União. A tabela mostra a expectativa de vida para todas as idades até os 80 anos. Uma criança de dez anos de idade, por exemplo, tem a expectativa de viver até os 76,3 anos. Um jovem de 18 anos deve viver, em média, até os 76,6 anos. Uma pessoa de 40 anos tem a expectativa de vida de 78,5 anos. Aqueles que têm 80 anos ou mais têm expectativa média de viver mais 9,2 anos. (EBC)

Confira algumas dicas de segurança caso ocorra um pane em elevadores


Depois da morte da secretária Ana Lúcia dos Anjos Souza ao cair no fosso do elevador do prédio em que trabalhava no dia 21 de novembro, a equipe do Acorda Cidade buscou orientações do Corpo de Bombeiros sobre como agir em caso de falhas no elevador. Conforme o major Sacramento, do Corpo de Bombeiros, é prudente que a pessoa somente abra a porta depois que o elevador estiver no respectivo andar e verificar se a cabine está nivelada antes de sair do equipamento. Ele disse ainda que não é necessário apertar o botão diversas vezes porque a velocidade do aparelho não irá acelerar. “Caso haja alguma pane depois que a pessoa já estiver no elevador é que as pessoas devem evitar o pânico. O ar ali dentro é suficiente para sobreviver e há uma circulação de ar no ambiente, não é uma situação de risco iminente”, informa. Ele explicou ainda que depois que o elevador tem alguma pane, o equipamento tem um sistema de trava acionado. “Por regra, ele tem um alarme que aciona a portaria, alguns modelos têm interfone para a portaria do prédio. As pessoas devem aguardar o socorro especializado, que deve ser ou a manutenção da empresa ou o corpo de bombeiros”, completa. O procedimento de segurança do Corpo de Bombeiros, segundo o major, começa com o desligamento da rede elétrica do prédio para evitar que a cabine se movimente durante o resgate. Em seguida, localiza-se o andar onde o equipamento ficou parado e com uma chave específica a porta é aberta e verifica-se qual o melhor resgate – por cima, por baixo ou se é necessário uma operação de descida do elevador na casa de máquinas. “Se o elevador tiver uma boa manutenção, se os usuários utilizarem com coerência e obedecerem os procedimentos de resgate, esse é um equipamento seguro”, finaliza. (Tribuna da Bahia)

Dupla de estelionatários de Itabuna é presa em Itagibá


Foram presos pelo crime de estelionato no início da tarde deste sábado (29), na cidade de Itagibá, Valter Nascimento da Silva(67) e Elias Ribeiro(63). Com a dupla os policiais encontraram 09 cartões de crédito em nome de terceiros e a quantia de R$ 637,00 em espécie. Os PM's chegaram até a dupla após uma denúncia anônima sobre um carro roubado no distrito de Ponto Novo. Ao serem interceptados, os dois senhores divergiram sobre a origem do veículo. Quando realizada a revista foi encontrado todo material ilícito.


Segundo os detidos eles compravam cartões de créditos falsos e trocavam pelos verdadeiros das vítimas. Eles se apresentavam como pesquisadores e faziam a permuta num momento de distração dos proprietários dos cartões. O veículo apreendido é um Corsa Sedan, placa policial JRL-8211, licença de Caravelas-BA e está sob locação dos bandidos. A dupla é natural de Itabuna e agia principalmente na zona rural. Eles e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia de Itagibá. Informações do blog Ocorrência Policial.

Rui vai extinguir secretarias e empresas públicas para enxugar 200 milhões


O governador eleito Rui Costa (PT) deseja reduzir o número de secretarias – de 27 para 23 – e cortes de gastos para gerar uma economia de R$ 200 milhões caso o projeto seja aprovado pela Assembleia Legislativa (Al-Ba). A proposta será apresentada na manhã desta segunda-feira (1º) aos deputados da base governista. Para que passe a valer no próximo 1º de janeiro, a Casa deve votar o texto ainda em dezembro. De acordo com interlocutores próximos ao governador, serão criadas duas novas secretarias: Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e de Desenvolvimento Rural (SDR). Haverá também reestruturação do Derba, Bahiatursa, EBDA e Ebal. O jornal A Tarde também adiantou que as pastas na mira de Rui são a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp), e a Secretaria para Assuntos Estratégicos, atualmente sob a gestão do ex-vereador do partido aliado do governador Jaques Wagner (PT), Edvaldo Brito. Existe também a possibilidade da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) deixar de existir por desempenhar funções semelhantes que a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). (BN)