Mostrando postagens de dezembro 30, 2013Mostrar tudo

Liberação da maconha divide médicos psiquiatras no Brasil


A possibilidade da descriminalização da maconha divide médicos-psiquiatras no Brasil. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu recentemente a discussão sobre a descriminalização da maconha e afirmou que a droga não transforma os usuários em "pessoas antissociais". O plenário julgava os recursos de duas pessoas contra as penas impostas pela Justiça com base na lei antidrogas. Barroso disse que os processos que chegam ao STF sobre tráfico de drogas envolvem, com regularidade, pessoas pobres e flagradas com pequenas quantidades de maconha.  psiquiatra Dartiu Xavier, professor titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor do Programa de Orientação e Assistência a Dependentes (Proad), também defende a descriminalização da maconha há 30 anos sob o argumento de que estudos apontam que só 9% dos usuários da droga terão algum problema de saúde, como diminuição do raciocínio, da concentração, ou desenvolverão alguma dificuldade mental. "É a exceção, não é regra. O potencial danoso do consumo de álcool é muito maior", afirma. Já o psiquiatra Valentin Gentil Filho, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), é contra a descriminalização e afirma que os riscos à saúde existem, como depressão e psicoses, especialmente nas pessoas com alguma predisposição. "Quanto mais precoce, mais forte e mais frequente o consumo da maconha, maior o risco do surgimento de problemas de saúde, muitos deles irreversíveis, como quadro psicóticos de esquizofrenia", exemplifica o professor Gentil, que diz que o consumo de maconha não é mais seguro do que o de álcool. 
Os dois defendem que exista um amplo debate sobre o tema. Xavier salientou ao Ig que o fato de apoiar a descriminalização da maconha não significa que faz apologia ao uso da droga. "Ninguém vai parar de usar droga só porque ela é proibida." Gentil diz ser favorável ao debate amplo, e não apenas para resolver uma questão do Judiciário. "Não dá para, simplesmente, descriminalizar a maconha sem pensar no impacto disso na saúde das futuras gerações", diz.

Família de Schumacher agradece médicos e pede privacidade à imprensa


A família de Michael Schumacher agradeceu nesta segunda-feira as diversas mensagens de apoio recebidas após o grave acidente sofrido pelo heptacampeão mundial de Fórmula 1. No entanto, os parentes do ex-piloto alemão pediram aos jornalistas que a privacidade seja respeitada. "Queremos pedir à imprensa que respeite nossa esfera particular e a de nossos amigos e agradecemos a todos pelo apoio expressado", disse a família de Schumacher através de um comunicado emitido pela porta-voz do ex-piloto, Sabine Kehm. Na nota, a família agradeceu também aos médicos do hospital de Grenoble, na França, que atendem o ex-piloto, em situação crítica desde ontem como consequência do acidente de esqui que sofreu nos Alpes franceses. "Sabemos que estão fazendo todo o possível para ajudá-lo", prossegue o comunicado. Schumacher, 44 anos, sofreu o acidente de esqui na manhã de domingo, em uma pista fora da estação de Méribel, e está em coma induzido após ter sido submetido a uma neurocirurgia. Ele teve um traumatismo craniano grave ao bater a cabeça contra uma rocha e, segundo os médicos, provavelmente teria morrido se não estivesse usando capacete.

Deputado quer proibir MMA na televisão: 'Não é esporte'


Após a fratura na perna esquerda do lutador brasileiro Anderson Silva, volta a ganhar força o debate sobre a proibição das transmissões televisivas dos combates de MMA. Autor do projeto de lei que pretende impedir que os eventos sejam veiculados, seja em TV aberta ou fechada, o deputado federal José Mentor (PT-SP) considerou "forte demais" a imagem da lesão do atleta que percorreu o mundo. "Você tem de ser solidário a uma pessoa que se machucou. Mas não é acidente. O objetivo do MMA é ser agressivo. Aquele pontapé faz parte da regra. É normal", considerou o petista, em entrevista à Folha de S. Paulo. Apesar da reação de praticantes e dos fãs da modalidade, o parlamentar reconhece a pressão, mas dispara: "MMA não é esporte. Esporte é a superação do limite da pessoa humana, respeitada a integridade física. E não é arte macial coisa nenhuma. Arte marcial tem filosofia. MMA é agressão". Atualmente, a matéria tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional.(BN)

Padre perde a carteira após dirigir bêbado e causar acidente


Uma mulher de 41 anos ficou ferida após ser vítima de um acidente de trânsito em que um padre polonês de 66 anos dirigia bêbado e terminou causando a colisão. O acidente aconteceu em em Lowicza, na Polônia. Conforme matéria da emissora “TVN”.  Um porta-voz da diocese condenou o incidente envolvendo o padre e disse que sacerdotes têm que seguir as mesmas leis. Ele não deveria ter dirigido depois de beber. Segundo a legislação local, o padre pode pegar até 12 anos de cadeia.

Em tom de despedida Bel e Chiclete com Banana agita Axé Moi, em Porto Seguro


Em clima de despedida, os foliões lotaram a Arena Axé Moi, em Porto Seguro, na noite deste domingo (29), para acompanhar o trio elétrico do Chiclete com Banana, já que Bell deixa o grupo logo após o Carnaval de Salvador.  Os milhares de fãs do grupo aproveitaram a apresentação para render homenagens. No repertório,  os maiores hits da banda. Em coro com Bell Marques, os foliões cantaram “Diga que valeu”,  “Flutuar”, “Feitiço Gelado”, “Voa Voa”, “Se me Chamar eu Vou”, “100% Você”, “Cabelo Raspadinho”, “No Balanço do Chiclete”, “Menina me Dá seu Amor”, “Tu Tá Tá”, e “Chorarei Amor”, entre outras músicas que marcaram gerações. Bastante animado, Bell Marques ainda brincou de fazer previsões para 2014: “O próximo ano quem vai dominar é o orixá Xangô. Então vai ser assim: se fizer tudo direito, a vida vai andar certa. Se fizer errado, tudo vai andar para trás. Então, se trair a namorada o bicho vai pegar” divertiu-se. Na final da apresentação, Wadinho Marques, irmão de Bell, agradeceu aos fãs: “Um dia, um ano a gente volta a se encontrar, porque onde tem alegria, diversão, paz, amor tem Chiclete. O nome dessa banda não será apagado”. Por coincidência, será em Porto Seguro, durante o Carnaporto, que Bell fará seu primeiro show na carreira solo, logo após o carnaval. (Teixeira News)

Bancos fecham nesta terça e reabrem na quinta-feira (02)


As agências bancárias vão fechar nesta terça-feira, 31, assim como no dia 1º de janeiro, de acordo com Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nesta segunda, 30, os bancos abrem normalmente.  A federação lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão usar os canais alternativos de atendimento para fazer operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).  As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no período em que os bancos ficarão fechados poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA). Agência Brasil.

IBIRATAIA: Fundação Aurelina Virgília Fair promove festa beneficente




A Fundação Aurelina Virgília Fair (Maternidade), promoveu na tarde deste domingo (29) o I Itaipava Fest, festa beneficente em prol da Fundação que atravessa uma fase difícil. Centenas de pessoas e colaboradores compareceram para prestigiar o evento que começou precisamente ao meio dia. Diversas bandas animaram a festa, a exemplo de Van & Vini, Banda Mão de Pilão, dentre outras. O I ITAIPAVA FEST foi realizado no Clube da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB. Houve cerveja gelada com muita fartura, stands com espetinho de carne, etc. Muita gente bonita, muita alegria e descontração. Diversos patrocinadores a exemplo da Prefeitura Municipal de Ibirataia, Secretaria de Saúde, Polpa Sempre Viva, dentre outros. A Polícia Militar proporcionou a tranquilidade da festa durante todo o tempo. “Foi uma festa muito boa pois nos divertimos bastante, além de contribuir com uma entidade que presta relevantes serviços na área de saúde”, disse um participante. Ver Fotos



Tesouras Notícias