Mostrando postagens de fevereiro 7, 2013Mostrar tudo

Campanha contra febre aftosa vacina mais de 90% do rebanho na Bahia



A segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses contra a febre aftosa, realizada em 2012, atingiu a marca de 92,89% dos 4,8 milhões de animais existentes no estado, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). Apesar do longo período de seca, com a mortandade de animais significativa, a Adab informou que o estado continua livre da doença.
 
O resultado divulgado ontem pela Seagri/Adab mostra que os municípios da zona de proteção – Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Mansidão, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova – atingiram o índice de vacinação de 94,83%, imunizando todo o rebanho de 268.388 mil bovinos e bubalinos e superando as expectativas do setor. Os municípios que não fazem parte da zona de proteção – Barreiras (97,19%), Itapetinga (96,78%) e Teixeira de Freitas (96,74%) – também obtiveram destaque no índice vacinal.
 
Sanidade – Segundo o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, as atividades para garantir a sanidade do rebanho baiano são desenvolvidas durante todo o ano e hoje os criadores já entendem a defesa agropecuária como política pública. "Por isso, as nossas ações, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão dando resultados positivos e superando os desafios do setor."
 
A vacinação foi oficialmente encerrada na Bahia, no dia 31 de dezembro, com a declaração obrigatória dos rebanhos até 15 de janeiro deste ano. Os produtores pertencentes aos municípios atingidos pela seca, que não vacinaram os animais no período oficial da campanha por falta de condições nutricionais mínimas, não sofreram sanções administrativas.
 
Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia, esses criadores ainda podem solicitar a vacinação junto à Adab. Ele disse que, nas demais regiões, o produtor que não vacinou ou não declarou deve procurar o escritório da Adab mais próximo para regularizar a situação sanitária.

Fonte: Seagri

Asa de Águia começa desfile na Barra


O Asa de Águia iniciou o desfile no circuito Dodô, na orla da Barra/Ondina, por volta das 18h (horário da Bahia), em Salvador. "Estamos comemorando 25 anos de carreira e eu só tenho que agradecer a Deus, a vocês, meus queridos fãs. Eu fiz a música 'Sou fã de meu fã', com Armandinho e Carlinhos Brown. É o mínimo a fazer por vocês, fãs do Asa". Logo após a saída da concentração, Durval passou por um camarote onde estava a dupla Munhoz e Mariano. Neste momento, ele cantou a música "Camaro Amarelo", criando um grande coro. Pela Barra, o Asa animou os foliões com os hits "Com Amor", "Cocobambu" e "Quebraê".
Programação
As principais atrações do carnaval de Salvador começam a desfilar nesta quinta-feira (7). A noite ainda terá Timbalada, Tuca Fernandes e Banda Eva, além de Tomate, Luiz Caldas e o bloco Os Mascarados, que terá Maria Gadú e Magary Lord como rainha e rei em cima do trio. A abertura oficial da festa, que tem a Guitarra Baiana como tema este ano, será por volta das 20h, no circuito Osmar (Campo Grande-Avenida). Na ocasião, o prefeito ACM Neto entregará a "chave" da cidade ao Rei Momo. Logo depois, o Chiclete com Banana tomará a Avenida com um trio sem cordas. O grupo liderado por Bell Marques vai parar na Praça Castro Alves, onde fará um encontro musical com os filhos do cantor, Rafa e Pipo Marques, que comandam a banda Oito7Nove4. Em 2012, o Chiclete com Banana também fez o encontro de trios com a banda, na Praça Castro Alves. No circuito Osmar, a primeira noite da folia baiana será marcada pelo pagode e pelo samba. Após o Chilclete com Banana, os foliões serão animados por bandas como Samba Maria (que está com a cantora Claudya Costa), bloco Alerta Geral (com Dudu Nobre, Juliana Ribeiro, Fundo de Quintal, dentre outros), e É o Tchan, Tonho Matéria, Batifun, Nelson Rufino e outras atrações. A festa no circuito Batatinha, no Pelourinho, começa às 19h45, com o Bloco Cultural, comandado pela banda Tarimba, e segue com atrações como Mateus Lazine e Levada do Jegue, Grow Guetto, banda Laroyê Arriba, Operários do Reggae, entre outras. (G1)

Após eliminação, Jorginho deixa em aberto possível saída do Bahia



A eliminação do Bahia na Copa do Nordeste 2013 deixou dúvidas no ar. Após o empate contra o Itabaiana, em Sergipe, o técnico Jorginho deixou em aberto uma possível saída do time, que agora ficará mais de 40 dias sem jogo antes de estrear no Baianão 2013. Apesar das incertezas, o treinador deixou claro que o Bahia precisa descobrir seus erros e melhorar para o restante do ano. "Hoje não tenho preocupação em sair do Bahia. Mas tudo isso que estamos dizendo hoje amanhã o vento pode levar. Temos que ver o que é melhor para o Bahia, que erramos. Para não classificar, não erramos. Mas agora de cabeça quente não adianta. Temos quer onde devemos consertar para o Bahia entrar bem na próxima competição. Estou sossegado. Estou preocupado e triste com o rendimento que não foi satisfatório", disse o treinador. Para Jorginho, as duas derrotas em casa, para ABC-RN e Ceará, foram cruciais para a eliminação tricolor. "Dois jogos que fizemos em casa tivemos insegurança e não conseguimos jogar. Não mostramos a mesma fibra e constância do jogo inteiro. Tivemos altos e baixos. Temos que ver o que aconteceu. Temos que ver o que é bom e o que é ruim. Temos que fazer uma reflexão grande. Os que estão aí vão ter que resolver o problema. Vamos ver onde está o problema mais grave", afirmou. Apesar do clima de insatisfação, o treinador reiterou a confiança nos jogadores e o esforço deles. "De uma coisa em tenho certeza: nenhum jogador deixou de se dedicar. Certo não está, isso admitimos e tenho certeza que os jogadores estão assim também. Nunca que queremos fazer o torcedor do Bahia ficar triste. Mas hoje nós fizemos. Vamos ter de descobrir onde estão os erros e consertá-los. 

Do iBahia

Homem é morto com tiros na cabeça e barriga em Itabuna



Alex Batista de Oliveira, 24 anos, foi morto na noite desta quarta-feira (06/02), no bairro Califórnia em Itabuna. O crime aconteceu na feira local, onde normalmente o rapaz fazia alguns trabalhos durante o dia. Alex foi alvejado por dois tiros, um na cabeça, região da boca, e outro na barriga. Parentes e amigos já previam a morte do rapaz que era usuário de drogas e já foi preso. Um conhecido chegou a ouvir os tiros e comentou: “será que mataram Alex?”. Não havia testemunhas no local que contassem algo sobre o crime. Detalhe que chamou atenção foi a ação dos curiosos, mesmo com uma forte chuva que caia sobre Itabuna, adultos e crianças saíam de suas casas, alguns com toalhas na cabeça, para ver mais um homicídio na cidade.  

Do Radar Notícias

Tragédia em São Paulo - Continuação

Diante das evidências obtidas pela polícia nesta terça-feira, o delegado afirmou que tudo “leva a crer que o Marcelo matou os pais” e os parentes. “Ele já tinha esse desejo que, na minha opinião, veio a concretizar. Foi uma tragédia familiar. De uma forma silenciosa, ele vinha se preparando para alguma coisa”, completou.
De acordo com o delegado do DHPP, havia uma dúvida ainda em relação a quem havia estacionado o carro da cabo Andréia Regina Bovo Pesseghini em frente à escola onde Marcelo estudava, na manhã de segunda-feira. “Quem teria tirado o carro de lá? Qual a razão desse carro estar na proximidade da escola do garoto? A chave (do carro) ainda não havia sido encontrada. De início, nós acreditávamos que um garoto de 13 anos não teria condições de tirá-lo de lá. Mas um perito me informou que a chave estava no bolso da jaqueta do menino que estava na sala. Tudo vai se encaixando”, disse.
Segundo Itagiba Franco, a imagem de uma câmera que fica próxima ao ponto onde o carro da família foi estacionado mostra que um jovem desce do banco do motorista e atravessa a rua. O amigo de escola teria reconhecido Marcelo como a pessoa que aparece nas imagens. Ainda de acordo com as investigações, o estudante comentou com uma professora do colégio que já tinha dirigido um buggy uma vez.
As testemunhas começaram a ser ouvidas pela polícia já na madrugada desta terça-feira, de acordo com o delegado. Uma das professoras de Marcelo relatou à polícia que teve uma conversa com o menino, onde foi indagada por ele se ela já havia dirigido um carro e se ela já havia atingido, de alguma forma, os pais. “Ela achou estranho aquela conversa, mas respondeu de uma forma, assim, profissional, e manteve aquela linha de raciocínio.”
O pai do melhor amigo de Marcelo informou que deu carona ao menino na volta da escola. O suspeito, então, teria pedido para o homem parar o carro para ele ir até o Corsa prata da mãe, que já estava estacionado próximo à escola. “Ele saiu do banco do carona, se dirigiu até lá, abriu o carro, pegou alguma coisa, voltou, entrou e foi até a casa dele. Na casa, o pai do amigo teria perguntado a ele queria que buzinasse, alguma coisa assim. O menino disse que não, porque os pais, a avó e a tia-avó estariam dormindo. Então, ele procurou descartar qualquer tipo de aproximação de estranhos da casa”, relatou o delegado.
Suspeito
A Polícia Militar acredita que o garoto Marcelo Pesseghini foi à escola pela manhã após já ter assassinado os parentes. O comandante da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, afirmou em entrevista ao SPTV que câmeras de segurança mostram uma pessoa, que seria Marcelo, estacionando o veículo da policial à 1h15 de segunda próximo ao Colégio Stella Rodrigues, na Rua João Machado.
A pessoa sai após as 6h30, com uma mochila nas costas e entra na escola. Esse primeiro vídeo, no entanto, não permitia confirmar com exatidão que a pessoa é o garoto, o que teria ocorrido com a localização de um segundo vídeo.
Para a Polícia Militar, as mortes dos parentes de Marcelo, em duas casas que ficam num mesmo terreno na Rua Dom Sebastião, na Vila Brasilândia, aconteceram entre a noite de domingo (4) e a madrugada de segunda-feira.
O coronel Benedito Meira afirmou que está descartada a possibilidade de vingança. “Nós descartamos possibilidade de retaliação por parte de facção. A casa não estava revirada, não há sinais de arrombamento”, afirmou.

Menino canhoto
Segundo o coronel Benedito Meira, “o menino era canhoto, o disparo foi feito do lado esquerdo da cabeça dele e a arma estava debaixo do corpo do adolescente”. No entanto, ele ressaltou que a polícia não descarta que outras linhas de investigação possam aparecer nos próximos dias. No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil consta que o adolescente encontrado morto “empunhava a arma na mão esquerda, debaixo do corpo”.
Nesta terça-feira, Fábio Luiz Pesheghini, irmão de Luís Marcelo, afirmou que o sobrinho não era canhoto. “Pelo que eu sei ele era destro. Eu tenho quase certeza que ele era destro”, disse. Segundo Fabio, o sobrinho era “tranquilo, uma criança normal, que não dava trabalho para os pais, mal saía de casa”. Ele disse desconhecer se o irmão e a cunhada recebiam ameaças.

Do G1