Mostrando postagens com o rótulo politicaMostrar tudo

Morre aos 81 anos o ex-vereador Antonio Magno Queiroz

 


Com muito pesar, Ibirataia recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador Antônio Magno Queiroz, conhecido popularmente como Magno, aos 81 anos de idade.


Magno teve importante atuação na vida pública do município. Antes de ingressar na política, atuou como Secretário de Finanças durante o governo do ex-prefeito Júlio Leal. Em 2012, entrou oficialmente para a política partidária e foi eleito vereador pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), exercendo mandato entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Marcos Aurélio.


Durante sua passagem pelo Legislativo ibirataense, destacou-se principalmente pelo trabalho social voltado às pessoas carentes, auxiliando no encaminhamento de cidadãos em busca de benefícios assistenciais junto ao INSS. Sua atuação sempre foi marcada pelo compromisso com as causas populares e pela atenção às famílias mais necessitadas.


Além da vida pública, Magno também teve forte ligação com o esporte. Foi atleta profissional de futebol, atuando na cidade de Ilhéus, onde construiu amizades e deixou sua contribuição no esporte regional.


Reconhecido por sua dedicação ao município, Antônio Magno deixa um legado de serviços prestados à população de Ibirataia. Em homenagem ao ex-parlamentar, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Santos de Jesus, conhecido como Peruca, decretou luto oficial de três dias no Legislativo ibirataense.


De acordo com informações de familiares, o corpo será velado na Funerária FAS SAF Ilhéus, na Avenida Crispim Jorge Dias Carilo, nº 336 - Conquista - Ilhéus. O sepultamento ocorrerá nessa quarta-feira, 20/05, no Cemitério da Vitória - Ilhéus Bahia.


Antônio Magno deixa esposa, filhos, familiares e amigos consternados com sua partida.


Neste momento de dor, manifestamos nossos sentimentos e solidariedade à família e amigos.


Tesouras Notícias

.

Flávio Bolsonaro perde mais de 5 pontos em pesquisa após caso envolvendo Daniel Vorcaro

Levantamento AtlasIntel/Bloomberg mostra crescimento de Lula e aumento da rejeição ao senador



O senador Flávio Bolsonaro registrou queda superior a cinco pontos percentuais nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (19).

No principal cenário de primeiro turno apresentado pelo levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 47% das intenções de voto, crescimento de 0,4 ponto em relação ao mês de abril.

Já Flávio Bolsonaro caiu de 39,7% para 34,3%, em meio ao desgaste provocado pela divulgação de troca de mensagens envolvendo o empresário Daniel Vorcaro e o Banco Master.

Vereador do Norte baiano é alvo de operação contra fornecimento de armas para facção criminosa


Um vereador de Paulo Afonso, no Norte baiano, é alvo de uma operação deflagrada nesta segunda-feira (18). O nome dele não foi divulgado. No entanto, o legislador investigado é apontado como Deivide Henrique (Avante).

 

Intitulada de “Senhor das Armas”, a ação resultou na apreensão de três armas de fogo, uma carabina de pressão, 137 munições, 11 aparelhos celulares e um veículo. além do vereador, os outros alvos são um homem que já havia sido preso e outros dois investigados com extensa ficha criminal. 


As ações foram realizadas por equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Norte), da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Paulo Afonso e do Departamento de Polícia do Interior. Os mandados foram cumpridos em quatro endereços localizados em Salvador.

 

De acordo com as investigações conduzidas pelo Gaeco, os suspeitos seriam responsáveis pelo fornecimento de armas e munições para integrantes de uma facção criminosa que atua na região, além de policiais militares. Entre os armamentos investigados estão armas de grosso calibre, incluindo armamento calibre 50.

 

A operação é feita em conjunto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Polícia Civil. Bahia Notícías

Ao GIRO, vereador Cláudio Nascimento fala sobre acidente envolvendo veículo da Câmara em Maraú


Um acidente envolvendo um veículo locado pela Câmara Municipal de Ipiaú tem repercutido nos últimos dias e levantado questionamentos sobre o uso de carros oficiais por parlamentares. O caso aconteceu por volta das 22h do dia 1º de maio, na Península de Maraú, um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia, mas ganhou maior destaque nesta semana após ser comentado no programa apresentado pelo radialista Geni Souza, na Nova FM.

A colisão envolveu um veículo modelo Fiat Argo, que estava sob a responsabilidade do vereador Cláudio Nascimento, e uma motocicleta ocupada por dois homens. Os ocupantes da moto ficaram feridos, sendo que um deles permaneceu internado e recebeu alta médica nesta semana. A situação passou a gerar questionamentos sobre o motivo da viagem do parlamentar ao destino turístico e também sobre quem conduzia o veículo no momento do acidente.

Câmara instaura sindicância para apurar o caso

Diante da repercussão, a Câmara Municipal de Ipiaú divulgou, na tarde desta sexta-feira (15), uma nota oficial informando a instauração de uma Sindicância Administrativa, por meio de portaria específica, para apurar detalhadamente os fatos e as circunstâncias do acidente. Segundo o comunicado, o procedimento também irá verificar a regularidade da utilização do veículo oficial e eventual responsabilidade administrativa, “em estrita observância aos princípios da legalidade, moralidade, transparência e interesse público”.

Vereador nega que filho dirigia o veículo

A reportagem do GIRO entrou em contato com o vereador Cláudio Nascimento, que respondeu aos principais questionamentos relacionados ao caso. O parlamentar afirmou que viajou para Maraú para cumprir um compromisso pessoal e garantiu que ele próprio conduzia o veículo no momento da colisão.

Cláudio também informou que no carro estava apenas um jovem identificado como Felipe Araponga. Ao ser questionado sobre rumores de que o motorista seria seu filho, Davi, o vereador negou a informação e disse que o filho estava em Jequié naquele dia. “Meu filho este dia estava em Jequié, nem pra lá ele viajou com a gente. Quem estava no carro foi Felipe Araponga, que tem uma certa semelhança com Davi”, declarou.

Dinâmica do acidente

Sobre o acidente, o vereador relatou que o veículo seguia em sua mão de direção quando a motocicleta teria atravessado repentinamente a pista. “O carro estava na via correta quando a dupla na motocicleta vinha na outra via e, do nada, atravessaram na diagonal e bateram de frente com o carro”, afirmou. Cláudio Nascimento disse ainda que prestou toda a assistência necessária aos ocupantes da motocicleta após a colisão.

Vereador afirma que Câmara não terá prejuízo

O parlamentar também assegurou que a Câmara Municipal não terá prejuízo financeiro relacionado ao acidente. Segundo ele, os custos da franquia do veículo estão sendo pagos com recursos próprios, assim como o combustível utilizado na viagem. “A Câmara não recebeu nenhum prejuízo. O combustível foi do meu bolso, estou pagando a franquia. A Câmara não vai desembolsar nenhum centavo por conta disso”, pontuou. Ainda em entrevista ao GIRO, o vereador afirmou que pretende apresentar, na próxima sessão legislativa, uma proposta para que todos os veículos locados pela Câmara passem a ter identificação visual indicando “Uso Exclusivo da Câmara”.

Cláudio também alegou que outros acidentes envolvendo carros locados pela Câmara teriam ocorrido ao longo de 2025 e questionou a repercussão dada exclusivamente ao seu caso. “Por que só esse meu que aconteceu agora foi destacado? Cadê o relatório dos outros acidentes?”, questionou o vereador.

Nota da Câmara Municipal

A Mesa Diretora da Câmara Municipal informa que recebeu comunicação formal acerca de acidente envolvendo o veículo Fiat Argo, placa policial RVA8B99, automóvel locado por este Poder Legislativo e disponibilizado para utilização em atividades parlamentares institucionais.

A Administração da Câmara Municipal foi cientificada de que, no momento do ocorrido, o referido veículo encontrava-se sob a condução do Exmo. Sr. Vereador Cláudio Manoel Costa Nascimento, tendo o próprio parlamentar encaminhado documento denominado “Registro de Acidente”, no qual relata que o automóvel trafegava regularmente em sua mão de direção quando teria sido atingido frontalmente por uma motocicleta, cujo condutor teria se evadido do local após o sinistro.

Conforme as informações preliminares apresentadas, o acidente teria ocorrido no dia 01/05/2026, por volta das 00h30min, no Município de Maraú/BA, nas imediações do trevo de Taipu de Fora, em Barra Grande, próximo a um posto de combustíveis, sendo indicada, no referido registro, a motocicleta de placa policial PJW7083 como supostamente envolvida no evento.

Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a Mesa Diretora da Câmara determinou a adoção imediata das providências administrativas pertinentes, incluindo o acionamento da empresa responsável pela locação do veículo, para fins de abertura de sinistro e remoção do automóvel.

Ademais, foi instaurada Sindicância Administrativa, mediante Portaria específica, com a finalidade de promover a apuração detalhada dos fatos, das circunstâncias do acidente, da regularidade da utilização do veículo oficial e de eventual responsabilidade administrativa, em estrita observância aos princípios da legalidade, moralidade, transparência e interesse público.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a transparência administrativa, com a correta utilização do patrimônio público e com o integral esclarecimento dos fatos perante a sociedade. 

Governo Federal investe R$ 24 milhões em viaturas e equipamentos para o Corpo de Bombeiros da Bahia


O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) recebeu novos equipamentos e viaturas durante solenidade do Projeto Manejo Integrado do Fogo, realizada na tarde desta terça-feira (12), em Brasília (DF). A iniciativa integra ações voltadas ao combate a incêndios florestais no Cerrado.

 

O ato de entrega ocorreu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na Esplanada dos Ministérios, com a presença do subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e do comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio Mascarenhas.

 

Ao todo, cerca de R$ 24 milhões foram investidos em dez viaturas Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), 14 veículos do tipo pick-up, além de 110 mochilas costais, 110 sopradores e kits de combate a incêndios.

 

Segundo o subsecretário da SSP, o investimento reforça a atuação conjunta entre os governos federal e estadual. “O Governo Federal é um grande parceiro das Forças da Segurança Pública da Bahia. Este investimento vai garantir a proteção do nosso meio ambiente”, afirmou Marcel de Oliveira.

 

Nesta primeira fase do projeto, além da Bahia, também participam Distrito Federal, Goiás, Piauí, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os estados firmaram termos de adesão com a União para ações integradas de monitoramento e combate a incêndios florestais.

 

Os equipamentos serão destinados a unidades do CBMBA que atuam em regiões afetadas pelas queimadas e vão integrar a Operação Florestal Bahia, realizada anualmente pela corporação.