A Prefeitura Municipal de Ibirataia realizou, na manhã desta sexta-feira (29), a Audiência Pública para o cumprimento das metas fiscais referentes ao 1º quadrimestre de 2026. O encontro aconteceu às 09h, no Auditório da Câmara Municipal de Ibirataia, com a presença de vereadores e representantes do governo municipal.
Durante a audiência, o secretário de Governo, Dr. Onassis Reis, fez a explanação sobre o tema, apresentando informações relacionadas às metas e ações da gestão municipal no período. Também participou da audiência o controlador municipal, Marcos Paulo.
O evento reforçou o compromisso da administração municipal com a transparência e a prestação de contas à população.
Tesouras Notícias
O reconhecimento reforça protagonismo da Secretaria Municipal de Agricultura e valoriza ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar
Representando o município, a secretária de Agricultura, Laís Nascimento, destacou que a premiação simboliza o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável. “Esse reconhecimento mostra que Ibirataia está no caminho certo, investindo em inovação e aproximando cada vez mais os serviços da Secretaria dos nossos agricultores. O Agricultura Itinerante nasceu para fortalecer o campo e garantir mais dignidade e oportunidades aos produtores rurais”, afirmou.
Além do reconhecimento pelo projeto, o município também recebeu um tablet entregue pelo secretário da SEAGRI, Vivaldo Gois de Oliveira, como forma de incentivo e fortalecimento das ações da pasta. O equipamento será utilizado para otimizar os serviços da Secretaria de Agricultura, garantindo mais eficiência no atendimento aos produtores rurais. O Projeto Agricultura Itinerante tem levado atendimento técnico, orientações sobre crédito rural e suporte especializado diretamente às comunidades, consolidando Ibirataia como referência em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo.
Formação qualifica profissionais da rede municipal e amplia ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado humanizado à população
Durante a formação, foram abordados temas essenciais como identificação precoce de casos suspeitos, fluxo de encaminhamento na rede de atenção oncológica e estratégias de acompanhamento contínuo aos pacientes. A capacitação visa garantir que os profissionais estejam preparados para atuar de forma integrada, contribuindo para o diagnóstico precoce e para melhores resultados no tratamento.
O secretário Elmar Lopes destacou a importância da iniciativa para a melhoria da assistência prestada à população. “Investir na capacitação dos nossos profissionais é fortalecer o cuidado com a vida. Essa ação reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer uma saúde cada vez mais qualificada, humanizada e preparada para enfrentar desafios como o câncer”, afirmou.
Acompanhado por Jayme Vieira Lima, presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), o prefeito apresentou demandas prioritárias para Ibirataia e reforçou a necessidade de ampliação de investimentos estaduais. O encontro possibilitou o alinhamento de futuras intervenções que poderão contribuir diretamente para a modernização dos espaços públicos e a qualidade de vida da população.
Segundo Sandro Futuca, a articulação institucional é fundamental para garantir avanços concretos. “Seguimos trabalhando com diálogo e responsabilidade para trazer mais obras e melhorias para Ibirataia. Essa parceria com o Governo do Estado é essencial para garantir ações estruturantes que promovam desenvolvimento e bem-estar para nossa população”, destacou o gestor municipal.
Obra fortalece mobilidade, beneficia produtores e melhora acesso de moradores da região
A Prefeitura de Ibirataia concluiu a recuperação da Ponte das Cajazeiras, importante acesso para moradores da zona rural. A obra garante mais segurança no tráfego de veículos, facilita o deslocamento de estudantes e melhora o escoamento da produção agrícola. O prefeito Sandro Futuca destacou o compromisso da gestão com as comunidades rurais. O secretário de Infraestrutura, Weligton Sobrinho, ressaltou o empenho da equipe, enquanto o subprefeito Fábio Santos (Dó) agradeceu o apoio dos moradores e reforçou que a ação representa mais mobilidade, dignidade e qualidade de vida para a população local.