Ibirataia: Criança de 7 anos é diagnosticada com gripe H1N1


Uma criança de 7 anos de idade, moradora da cidade de Ibirataia, foi diagnosticada com a Gripe H1N1. A informação foi divulgada pela TV Santa Cruz, no Bahia Meio Dia, edição dessa quinta-feira,16. Conforme a reportagem, a criança deu entrada em um hospital de Itabuna na última terça-feira, 14. A matéria informa ainda que a criança está em uma sala isolada, recebendo medicamento antiviral e segue sendo observada por uma equipe.
GIRO ouviu o coordenador de Vigilância Epidemiológica do município de Ibirataia, Igor de Jesus. Ele informou à nossa reportagem que no último sábado, o menino foi diagnosticado em uma clínica em Ipiaú, com síndrome gripal aguda. Ainda segundo o coordenador, o garoto foi encaminhado para o Hospital da cidade de Ibirataia, onde recebeu os medicamentos indicados. De lá, ele foi transferido para Itabuna. Ainda conforme Igor, as Dires de Jequié e Itabuna ainda não confirmaram que o caso foi realmente diagnosticado como H1N1.
O que é Gripe H1N1?
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe suína, o H1N1 é um subtipo do Influenza A, os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.
Transmissão
A transmissão do vírus ocorre de uma pessoa para outra, por espirro, tosse e partículas que saem da boca. É possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, apresentando mais alterações gastrointestinais. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse, dor de garganta, mal estar, cefaleia, vômito, diarreia.

Postar um comentário

0 Comentários