Mostrando postagens de fevereiro 13, 2017Mostrar tudo

ProUni: Prazo de comprovação de informações encerra nesta segunda



Os candidatos pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) tem até esta segunda-feira (13) para comprovar as informações prestadas durante o período de inscrição. A lista de documentos necessários está disponível no site do ProUni (clique aqui). O Ministério da Educação ampliou o prazo até a próxima quarta (15) para os candidatos residentes no Espírito Santo, por conta da crise de segurança enfrentada no estado nos últimos dias. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 20 de fevereiro, com comprovação de informações entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Ao fim deste período, os candidatos poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, que será destinada ao preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. O cadastro poderá ser feito entre os dias 7 e 8 de março. Os selecionados pela lista de espera terão os dias 13 e 14 de março para apresentar a documentação. 

Governo vai encaminhar projeto de lei para regulamentar direito de greve ao Congresso




O governador federal vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar o direito à greve do servidor público, como anunciado pelo presidente Michel Temer (PMDB), nesta segunda-feira (13). Embora prevista na Constituição Federal, a paralisação ainda não foi regulamentada pelo Legislativo. "Eu sei, e todos sabemos, que o Supremo Tribunal Federal, em vários momentos, já se manifestou sobre essa matéria em face, precisamente, da omissão, da não realização ou da não aprovação de um projeto disciplinador do texto constitucional", declarou o presidente da República no Palácio do Planalto. Temer justificou que a formulação da proposta não teve início anteriormente por conta das consequências para a segurança pública diante da greve de policiais militares no Espírito Santo. A categoria parou por oito dias no Estado, o que é proibido pela Constituição. "Portando, o que lá houve, por força de um movimento encabeçado pelas senhoras que levaram adiante esse movimento, foi na verdade uma insurgência contra o texto constitucional", destacou o presidente, em referência à greve que foi iniciada pelos familiares dos militares. Eles fizeram vigília em frente ao batalhão para impedir a entrada dos PMs. BN

Governador Rui Costa cruza a Bahia para entrega de obras e serviços



Na semana em que a Bahia já vive o clima da chegada do Carnaval e festas populares, o governador Rui Costa cruza a Bahia inaugurando obras, assinando novos compromissos e entregando equipamentos na área da segurança pública. Abrindo a agenda oficial, Rui assinou nesta segunda (13) a ordem de serviço para início da obra de contenção de encosta na Rua da Represa, no bairro de Pirajá, na capital baiana, beneficiando mais de 50 famílias. O investimento é de quase R$ 2,5 milhões.

Já na terça-feira (14), Rui apresenta à imprensa as ações do Governo do Estado no Carnaval 2017. O evento acontece na Concha Acústica, às 15h30, e conta com a participação de secretários e gestores do Estado envolvidos na organização da festa, além de artistas que se apresentam ao longo do Carnaval.

O município de Jequié, no Médio Rio das Contas, recebe na quarta-feira (15) a visita do governador Rui Costa, a partir das 09h30, para assinatura da ordem de serviço de início das obras de construção do SAC (Serviço de Atendimento ao cidadão). Rui também visita as obras da Policlínica Regional e do Hospital Prado Valadares. Ainda no município, tem assinatura para autorização de convênio do Programa Bahia Produtiva, na área socioambiental, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Defesa de Lula interrompe depoimento e acusa Moro de fazer 'perguntas de inquisidor'

 Foto: Imagem G1 PR
Sergio Gabrielli foi ouvido por videoconferência
Ex-presidente da Petrobras, o baiano José Sérgio Gabrielli foi ouvido como testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (13). Ao longo do depoimento, a defesa de Lula interrompeu um questionamento feito pelo juiz Sérgio Moro para declarar que o magistrado fazia "perguntas de um inquisidor, e não as perguntas de um juiz". De acordo com informações do G1 Paraná, a discussão aconteceu quando Moro questionou Gabrielli sobre o motivo da substituição de Nestor Cerveró por Jorge Zelada – ambos já condenados na Operação Lava Jato – na diretoria internacional da Petrobras, em 2008. O ex-presidente da estatal justificou que a decisão foi tomada pelo Conselho Administrativo, a partir de uma solicitação de representantes do governo, mas que antes disso, uma reestruturação do governo já estava sendo pensada pela empresa. Segundo Gabrielli, o conselho não discute questões partidárias e a indicação do PMDB só foi conhecida por ele através da imprensa. Nesse momento, Moro quis saber se Gabrielli não se indignou quanto à mudança da diretoria e foi aí que a equipe de defesa interrompeu o juiz na tentativa de limitar as perguntas. Em resposta, Moro afirmou que não induzia a testemunha, apenas fazia perguntas e prosseguiu com o depoimento. No processo, o Ministério Público Federal (MPF) acusa Lula de receber R$ 3,7 milhões em propina da OAS. A ação penal da Operação Lava Jato envolve o caso do tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. O depoimento de Gabrielli abordou também a construção da Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, a qual ele esclareceu ter sido realizada a partir de decisões técnicas e econômicas. O baiano ainda ressaltou que suas conversas com Lula foram "sempre no plano da importância da Petrobras para o Brasil", no sentido de "ter a melhor gestão possível para alcançar os objetivos definidos".


Informações do Bahia Notícias 

Itabuna: Fundador do Jornal Agora, José Adervan morre aos 74 anos


Adervan deixou legado na área de comunicação (Foto: Divulgação
O jornalista e um dos fundadores do Jornal Agora, José Adervan de Oliveira, faleceu na tarde deste domingo (12), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, após lutar contra câncer de próstata. O corpo do jornalista será velado no SAF de Itabuna, na Juca Leão, ao lado do Grapiúna Tênis Clube, a partir das 20 horas deste domingo. O enterro está previsto para as 16 horas desta segunda (13), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Adervan deixa viúva, Ivone, e as filhas Andréa, Fernanda e Roberta. Bancário aposentado, Adervan fundou o Jornal Agora, na década de 80, com o também jornalista Ramiro Aquino. Inicialmente semanal, a publicação passou a ter edições diárias, de terça a sábado. Pela redação, passaram nomes como Antônio Lopes, Maurício Maron, Walmir Rosário, Ricardo Ribeiro e Kleber Torres. O jornal era uma das suas razões de vida. Uma outra era a política. Adervan tinha militância desde os tempos de juventude e foi um dos fundadores do PSDB itabunense. Em 2008, disputou a Prefeitura de Itabuna pelo PSDB, tendo a médica Zina Macedo (PSDB) como vice. Também presidiu o diretório do partido. A política era um dos assuntos principais de sua coluna no jornal. 

Informações do blog do Pimenta

Lava Jato: Wagner presta depoimento como testemunha de defesa de Lula


Foto: Amanda Oliveira / GOVBA

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Jaques Wagner, será uma das testemunhas que devem ser ouvidas nesta segunda-feira (13) no processo da Lava Jato que tem o ex-presidente Lula como réu. A ação, que está nas mãos do juiz federal Sérgio Moro, é referente ao caso do tríplex no Guarujá, cuja posse é atribuída ao petista. Segundo informações do portal G1, também deve prestar depoimento o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. As audiências serão realizadas em três horários (9h30, 14h, 16h), por meio de videoconferência, em Salvador, e nas cidades paulistas de Barueri e Osasco. Outras seis pessoas também são rés na mesma ação. A esposa de Lula, Marisa Letícia, que morreu no último dia 3, também constava no processo. BN