Mostrando postagens de janeiro 29, 2017Mostrar tudo

Inscrições para o Sisu encerram neste domingo; resultado sai na segunda



O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chega ao fim neste domingo (29), às 23h59 do horário de Brasília. O prazo acabaria na sexta (27), mas como muitos candidatos relataram dificuldades no sistema, o Ministério da Educação decidiu prorrogar o período. Ainda assim, o resultado será divulgado nesta segunda-feira (30). Os candidatos aprovados terão de 3 a 7 de fevereiro para a realização das matrículas. Para participar do processo de seleção, o estudante não pode ter zerado qualquer uma das provas ou a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema vai selecionar candidatos para 238.397 vagas de graduação em 131 instituições públicas. BN

Salvador tem a segunda pior cobertura de saúde da famíla entre as capitais do país



Com 29,91%, Salvador é a penúltima capital do país no ranking de cobertura de saúde da família, de acordo com levantamento feito pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. A cidade fica atrás apenas de Belém, no Pará, que tem 22,75% de cobertura. "Mais de 70% da população não tem atendimento básico de Saúde da Família e o prefeito ACM Neto é o responsável legal por essa vergonha nacional", acusa o vereador Trindade (PSL), líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador. Para o edil, essa falta de cobertura acaba superlotando as UPAs e Hospitais de Pronto Atendimento do Estado, que atendem pacientes de toda a Bahia. Ele aponta que mais de 75% das pessoas atendidas nas UPAs deveriam se dirigir às unidades de Atenção Básica, devido à baixa complexidade dos problemas apresentados. "O Estado assume a responsabilidade da prefeitura de Salvador quando o assunto é saúde pública e não recebe nada de recurso federal para manutenção dos Postos de Saúde. O município recebe dinheiro, e só atende um terço da população, a maioria das pessoas vai para os Pronto Atendimentos e Hospitais do Estado, que não recebe um só real para a Atenção Básica", criticou o vereador, acrescentando que Neto "não tem qualquer preocupação com os que mais precisam, ele só se preocupa em maquiar a cidade e fazer festa".

Do Bahia Notícias

Motociclista de Ibirataia morre em acidente com moto na BA-650

Fotos: Giro em Ipiaú
Acidente aconteceu próximo a ponte do Rio Água Branca
Um motociclista identificado como Orlando Jesus de Bonfim, conhecido também como Orlando Pedreiro, morreu em um acidente ocorrido por volta das 15h desse sábado (28), na BA-650, nas proximidades da ponte do Rio Água Branca, saída de Ipiaú sentido Ibirataia. De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem, ele viajava sentido Ipiaú quando realizou uma ultrapassagem e teria sido atingido por um veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi solicitado e ao chegar ao local constatou o óbito. 
Populares compareceram ao local do acidente
O corpo do motociclista foi lançado próximo ao rio Água Branca. A vítima morava na cidade de Ibirataia. O corpo será removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhado para o IML. Esse foi o segundo acidente de motocicleta com vítima fatal este ano naquela localidade. Cerca de 300 metros de onde ocorreu a fatalidade de hoje, o gari José Carlos de Jesus Santos, 56, perdeu a vida após a moto sair da pista e colidir numa cerca às margens da rodovia. 

Informações do Giro Ipiaú