Mostrando postagens de dezembro 3, 2016Mostrar tudo

Ibirataia: Em entrevista prefeito Marcos Aurélio fala de sua gestão

Marcos Aurélio - prefeito de Ibirataia (Foto:Ubatã Notícias)
O Ubatã Notícias entrevistou, neste sábado (03), o prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio. O gestor, que não conseguiu à reeleição no pleito eleitoral de outubro, tem uma das administrações mais elogiadas de todo o sul da Bahia. Questionado sobre não ter conseguido se reeleger, Marcos Aurélio destacou: “Fizemos muito por Ibirataia e confesso que gostaria de fazer mais, porém respeitamos o desejo da comunidade e não temos nenhum sentimento de tristeza. Vamos entregar uma Ibirataia muito melhor do que encontramos. Apesar de não termos vencido a eleição, o povo de Ibirataia sempre terá o nosso carinho, reconhecimento e gratidão”, disse. Ainda na entrevista, o gestor fala sobre o cenário político, contas julgadas pelo TCM, perspectivas futuras e muito mais. Confira, na íntegra, a entrevista a seguir.

UN – Prefeito, como o senhor vê o cenário político de nosso país, frente aos escândalos da lava jato?

Marcos Aurélio – Tanto no Brasil quanto em inúmeros países, especialmente aqui na América Latina, o paradigma de gestão pública vem mudando paulatinamente. Não se concebe na atualidade práticas de oposição à liberdade ou exigência de obediência inquestionável da população, notadamente aquelas lesivas ao erário. No Brasil não são as leis apenas que estão mudando, mas a sociedade, que tem reprovado as condutas abusivas e os excessos do mundo político. A Lava Jato, sem dúvida, deixará um legado importante.

UN – A sua gestão é classificada como uma das melhores de todo o sul da Bahia, no entanto o senhor não conseguiu se reeleger. A que atribui este fato?
Marcos Aurélio – Recebemos há 04 anos um município falido, com dívidas milionárias com INSS, Coelba, Embasa, servidores e também com prestadores de serviços. Além disso, toda a estrutura administrativa estava comprometida, com veículos deteriorados, máquinas abandonadas, povo triste, sem esperança, um verdadeiro caos. Confesso que em alguns momentos pensei em desistir, mas não poderia decepcionar a população que acreditou na nossa capacidade. Fizemos muito por Ibirataia e confesso que gostaria de fazer mais, porém respeitamos o desejo da comunidade e não temos nenhum sentimento de tristeza. Vamos entregar uma Ibirataia muito melhor do que encontramos. Apesar de não termos vencido a eleição, o povo de Ibirataia sempre terá o nosso carinho, reconhecimento e gratidão.
UN – Como você vê o atual cenário político de Ibirataia?

Marcos Aurélio – Ibirataia é uma cidade que até pouco tempo tinha o perfil político muito parecido com o da maioria das cidades pequenas no Brasil, onde prevalecia uma tendência de polarização em dois grupos, normalmente de famílias rivais. Mas, Ibirataia tem uma aptidão para reconhecimento e aceitação de novas correntes e forças políticas, livre dos ultrapassados conceitos administrativos e velhas práticas de perseguição, que trata a comunidade como um feudo, tentando emplacar a todo preço os sucessores da sua linhagem parental, esposa, filho. Essas novas correntes políticas que surgem estão trazendo nomes novos, pessoas com novas ideias, um perfil mais arrojado de administração. Vejo inúmeras pessoas politizadas e que tem possibilidades de agregar na administração municipal num futuro bem próximo. Hoje, dizem que Ibirataia tem três correntes políticas: a nossa e a dos dois últimos prefeitos, que tiveram de se juntar para poder vencer nosso grupo.

UN – O que você espera desta nova gestão?
Marcos Aurélio – Vamos entregar um município muito melhor do que encontramos. Por isso, eu não só espero, como acredito que a nova prefeita poderá fazer uma grande gestão. O município conta com uma frota moderna, patrulha mecânica nova, prédio da prefeitura reformado, computadores impressoras de última geração. Enfim, uma prefeitura pronta para trabalhar. Estamos trabalhando pra fazer uma transição tranquila. Minha mãe nos ensinou que “quem tem vergonha, não envergonha os outros”. Pretendo fazer a melhor transição que Ibirataia já experimentou. De forma alguma vamos admitir que computadores sejam formatados, sistemas apagados, documentos extraviados. Nada será retirado da prefeitura, vamos entregar tudo organizado.
ddd
Marcos Aurélio faz balanço de gestão (Foto: Ulbatã Notícias)
UN – Então, a prefeita Ana Cléa terá todas as condições de realizar uma boa gestão?

Marcos Aurélio – Sem dúvida alguma. Como disse, implantamos uma gestão que é modelo de eficiência em toda a região. E, atualmente, o município tem, como há muito tempo não ocorria, o Cauc limpo, o que permite ao gestor firmar convênios com os governos federal e estadual. Ela encontrará um município com as contas equilibradas, sem dívidas, diferentemente do cenário que encontrei há 04 anos.

UN – Prefeito, considerando toda essa organização administrativa da sua gestão, como você explica a rejeição de suas contas de 2015?

Marcos Aurélio – Inicialmente queremos dizer que tanto pra mim quanto para minha equipe administrativa isso foi uma grande surpresa.. O TCM apontou duas questões para a rejeição das contas: gastos com combustíveis e locação de veículos. Temos conhecimentos sobre todos os investimentos de nossa gestão, o que me dá muita segurança e tranquilidade pra dizer que houve um entendimento equivocado por parte do TCM. A título de exemplo, em 2011, na gestão anterior, o município de Ibirataia gastou com combustíveis o valor R$ 1.034.802,23 pra uma frota de 11 veículos; e, em 2015, em nossa gestão, gastou R$ 1.185,849,89 para uma frota equivalente ao triplo da frota de 2011; tem mais, somente em 2015 os combustíveis sofreram 5 reajustes, o que encareceu o preço dos combustíveis em mais de 15%. As mesmas proporções se aplicam aos gastos com locações. Somente para lembrar, em dezembro de 2012 Ibirataia pagou mais de 700 mil com locações, e curiosamente o tribunal não considerou excessivo. De qualquer sorte, temos muita segurança e tranquilidade quanto a isto. Nos próximos dias ingressaremos com pedido de reconsideração, para que os técnicos, munido de informações mais objetivas, possam avaliar com mais precisão os números, e, certamente o parecer prévio será revertido.

UN – Como ficará sua carreira política, pensa em novamente disputar uma eleição?
Marcos Aurélio –    Sempre disse que não sou político, que entrei na política por força das circunstâncias. Com toda franqueza, continuo reconhecendo que não sou político do modelo tradicional, de olhar cínico e tapinha nas costas. Sou político de gestão, minha política é administrativa, de acompanhar de perto a gestão, de estar todos os dias na prefeitura, de ver como e quanto estamos gastando, de planejar e verificar resultados, e, claro, de cuidar do nosso povo, é essa a minha política. Pertencemos a um grupo político composto por pessoas de bem de nossa Ibirataia, e por isso não posso mais me dar ao luxo de dizer que vou sair da política a qualquer hora. Temos responsabilidade, não posso desapontar as pessoas. Esse grupo construiu uma nova identidade para Ibirataia, trazendo respeito e tranquilidade para nossa comunidade, e vamos continuar juntos buscando melhorias para a nossa cidade. Sobre candidatar-me, por enquanto, não é nosso objetivo. Temos dito que temos muitos nomes em nossa cidade com capacidade de administrá-la, vamos aguardar, o futuro a Deus pertence.
UN – E quanto aos compromissos com fornecedores e servidores?

Marcos Aurélio – Sem dúvida uma das marcas de nossa gestão foi honrar os compromissos assumidos. Então, quero garantir – aos servidores, prestadores de serviços, fornecedores, ao nosso povo, a nossa gente, que honraremos todos os compromissos. Todos eles. Entregaremos a gestão municipal com todas as finanças em dia. Não deixaremos débitos para a próxima gestão. O nosso povo merece e esta é a nossa forma de administrar e conduzir as situações.

UN – Qual será o legado de sua gestão?

Marcos Aurélio – Acreditamos que implantamos uma gestão eficiente, transparente, responsável e que devolveu não apenas a alegria, mas também o orgulho a nossa população. Não obtivemos êxito nas eleições de outubro, mas vamos deixar o governo com a imagem de homem sério e honrado. Além disso, acreditamos que a nossa gestão deixou um recado claro e objetivo à comunidade: é possível cuidar do povo e administrar o dinheiro público com zelo e responsabilidade. Fizemos uma gestão responsável.

UN – Considerações Finais.

Marcos Aurélio – Primeiramente quero agradecer a Deus por ter nos dado capacidade e sabedoria para administrar Ibirataia nestes anos. Não temos dúvida de que sem a presença da mão divina em nossos atos não teríamos conseguido vencer tantas dificuldades. Queremos agradecer também ao povo de Ibirataia por nos ter confiado a administração da cidade; aos vereadores; ao povo de Algodão; zona rural; Tesourinhas; aos nossos correligionários que nos auxiliaram neste período; aos servidores do município. Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem de Timóteo, que sintetiza bastante o nosso sentimento: “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.”

Do Ubatã Notícias

Publicidade


Enem é aplicado neste final de semana para mais de 277 mil candidatos


Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Neste sábado (3) e domingo (4), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para 277.624 candidatos que não puderam fazer a prova na primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro. As provas serão aplicadas em todas as unidades da federação, menos em quatro estados: Roraima, Acre, Amazonas Amapá. A maior parte desses alunos teve as provas adiadas em função da ocupações que ocorreram em escolas e universidades públicas do país no mês de novembro. Segundo a Agência Brasil, o esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os locais de prova estão disponíveis na página do Participante e no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. O candidato deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É proibida a utilização de qualquer equipamento eletrônico. Celulares devem ser desligados e colocados dentro de em embalagem porta-objetos  fornecida pelo aplicador. BN

Intermunicipal: jogos de volta da semifinal tem nova data


Os jogos de volta da semifinal do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador ganharam uma nova data. Itabela x Camamu, e Itaberaba x Santaluz, inicialmente marcados para este domingo, 4, foram transferidos para o dia 11 de dezembro, às 15h (horário da Bahia). A mudança implica na mudança da grande final da competição, que antes estava marcada para os dias 11 e 18 de dezembro, agora será realizada no dia 18 de dezembro e o jogo de volta será no dia 8 de janeiro. O Baianão feminino também teve alterações nas datas. Os confrontos marcados para este sábado, 3, foram transferidos para o dia 10 de dezembro. A mudança no calendário ocorreu por causa da tragédia que vitimou 71 pessoas com o voo que levava o time da Chapecoense para a Colômbia, onde enfrentaria o Atlético Nacional, pela final do Copa SUl-Americana. A Federação Bahiana de Futebol decretou sete dias de luto. (A Tarde)

Avião da Chapecoense fez trajeto diferente do informado, diz autoridade colombiana


O avião que se acidentou levando a delegação da Chapecoense, provocando a morte de 71 pessoas, fez trajeto diferente do informado no plano de voo. A informação foi dada pelo coronel Freddy Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia, em entrevista ao jornal local “El Tiempo”. De acordo com ele, o plano de voo da empresa LaMia informava que o avião decolaria da cidade de Cobija, na Bolívia, mas acabou partindo de Santa Cruz de la Sierra, que fica mais longe do destino, Rionegro. “A aerolinha entregou à Aeronáutica Civil uma autorização de saída, avalizada pela autoridade boliviana, a partir da localidade de Cobija e com destino a Rionegro. Ficamos sabendo que na verdade ele vinha de Santa Cruz, que fica muito mais ao sul, quando o avião já estava no espaço aéreo colombiano”, disse. O secretário também ressaltou que a aeronave não tinha combustível no momento da queda e disse que a investigação e a análise das caixas pretas vão determinar o motivo. “Pode ter muitas causas técnicas, como uma fuga [de combustível] durante o trajeto, ou um consumo anormal, ou que simplesmente não se tenha abastecido com o combustível suficiente para o voo”, afirmou.