Mostrando postagens de novembro 27, 2016Mostrar tudo

Uruçuca: com eleição indefinida, julgamento do prefeito eleito será dia 29


Os moradores de Uruçuca vão saber na próxima terça-feira (29) quem tomará posse como prefeito da cidade a partir de 1º de janeiro. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, a reunião que julgará o recurso do ex-prefeito Moacyr Leite (DEM), que teve sua candidatura indeferida foi marcada para a próxima terça. Ainda conforme o site, Moacyr Leite recebeu o maior número de votos na cidade, mas foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e teve a sua candidatura indeferida. Como a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia ainda cabe recurso, o democrata aguarda para saber se será declarado o vencedor. Moacyr Leite conseguiu um efeito suspensivo da sua condenação no TCU e uma liminar suspendendo suas contas rejeitadas na câmara de vereadores. Se o TRE deferir a sua candidatura, Moacyr Leite ficará livre para ser empossado como prefeito. O ex-prefeito tem na sua defesa os renomados advogados Michel Reis e Bruno Adry.

Oposição diz que base aliada de Temer articulou anistia ao caixa 2

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

A oposição reagiu hoje às declarações do presidente Michel Temer de que não haverá apoio por parte do governo a qualquer iniciativa para aprovar eventual anistia a caixa 2 de campanhas eleitorais na votação do pacote anticorrupção. "As duas recentes tentativas de aprovação de anistia ao caixa 2 são de responsabilidade exclusiva da base de apoio a Temer", acusou o líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA). Em nota, o petista afirma que, às vésperas de sair o acordo de delação premiada da empreiteira Odebrecht, a base governista intensificou o movimento para aprovar a medida e que, diante do desgaste, tentou compartilhar a aprovação da proposta com o PT. "Sob cerco cruzado em decorrência do avanço das investigações sobre corrupção, em particular no Supremo Tribunal Federal, Michel Temer anuncia que pode vetar proposta de anistia ao caixa 2. O que ele não diz é que nas duas tentativas de aprovar a matéria o PT se negou a assinar a emenda proposta por parlamentares da sua base. E, por isso, parte da sua base não sustentou a defesa da anistia e sua maioria não conseguiu, sequer, levar a proposta à votação. O fato é que a articulação para aprovação da anistia ao caixa 2 foi de parlamentares da base de Temer", destaca a mensagem. Florence declarou que a bancada não vai apresentar nenhuma proposta que signifique anistia ao caixa 2 e que não assinará nenhuma emenda do gênero.

Pedido de impeachment de Temer é ‘manto de insegurança jurídica’, critica Wagner


Foto: Júnior Moreira/ Bahia Notícias

Homem de confiança da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment, o ex-ministro Jaques Wagner criticou o eventual uso do instituto do impeachment com o atual presidente Michel Temer, o que coloca “sobre o Brasil um manto de insegurança jurídica”. “Esse foi um processo que a violência já ocorreu. Não acho que, para uma violência, vão propor uma outra violência. Ele vai terminar o mandato dele sempre com essa marca da ilegitimidade”, afirmou Wagner neste domingo (27), durante o hasteamento da Bandeira Azul na Ilha dos Frades. “Quando você pega um instrumento tão nobre quanto o impeachment, os deputados e senadores tirarem o mandato de alguém que chegou lá pelo voto popular, quando se banaliza isso. Então amanhã o cara não gosta do prefeito, não gosta do governador, vamos fazer o impeachment. Se brincou com uma ferramenta nobre”, sugeriu o ex-governador baiano, citando que pode haver a extensão do instrumento para os níveis estadual e municipal. Wagner, todavia, frisou que, apesar de discordar “de uma nova agressão”, “a crítica tem que continuar sendo feita”. "Se não fizer reforma política, a democracia brasileira está fadada ao fracasso", concluiu o ex-ministro. BN