Mostrando postagens de novembro 24, 2016Mostrar tudo

Ex-morador de Ibirataia é preso na Operação Melaço em Porto Seguro


Cledinaldo já morou em Ibirataia e era constantemente visto na cidade
Foi preso na tarde desta quarta-feira (23) em Porto Seguro mais um alvo da Operação Melaço que visa coibir fraudes no FGTS e Previdência Social. Segundo o blog Ocorrência Policial, o homem identificado como Cleidinaldo Souza Lima, conhecido como "Cleide" foi preso por agentes da Polícia Federal em sua residência. Cleide já residiu em Ibirataia e era visto constantemente na cidade. Cleide já possui passagem policial e é considerado uma peça-chave da Operação. Ele foi levado para o Complexo Policial de Porto Seguro e deverá ser transferido para o Conjunto Penal de Jequié. Nesta quarta-feira a Operação cumpriu diversos mandados de prisão e busca e apreensão em sete cidades da Bahia, com destaque para Ipiaú e Ibirataia.

Informações do Giro em Ipiaú

Itabuna: Pedido de vista adia decisão sobre Fernando Gomes no TRE-BA


O recurso do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes (DEM) que seria votado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi adiado. O prefeito eleito teve sua candidatura indeferida e o recurso da decisão estava na pauta para julgamento durante a sessão que iniciou às 15h desta quinta-feira (24), porém o juiz Marcelo Junqueira Ayres pediu vista do processo, adiando a decisão. Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Fernando ficou impossibilitado de assumir o cargo em 1º de janeiro de 2017, conforme decisão do TRE (relembre aqui). Caso o recurso seja negado, ou não seja votado até o final deste ano, Dr. Mangabeira (PDT), que ficou em segundo lugar, será declarado prefeito do município.

Do Bahia Notícias 

TSE revoga prisão de Anthony Garotinho


O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (24) conceder habeas corpus ao ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, que está em prisão domiciliar. O político foi preso por decisão da Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Ele é suspeito de usar um programa assistencial do município para a compra de votos. De acordo com o TSE, Garotinho poderá ser solto, mas está proibido de manter contatos com testemunhas do caso e de entrar no município de Campos até o final da instrução processual. O ex-governador foi preso pela Polícia Federal em 16 de novembro, mas no mesmo dia ele se sentiu mal e teve que ser internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio. No dia seguinte, ele foi transferido para o hospital penal do Complexo Penitenciário de Bangu, na zona oeste da cidade. No último dia 19, a ministra Luciana Lóssio, do TSE, autorizou a transferência de Garotinho para um hospital particular e concedeu a prisão domiciliar ao ex-governador. Garotinho passou por um cateterismo no Hospital Quinta D'Or no dia 20 e, no dia 22, recebeu alta. (R7)

Quatro cidades sulbaianas ainda sem novos prefeitos


Dos candidatos a prefeito mais votados nas eleições municipais no sul da Bahia, 4 ainda não sabem se poderão assumir o cargo devido a problemas com a Justiça Eleitoral. As situações ocorrem nos municípios de Camamu, Itabuna, Santa Cruz da Vitória e Uruçuca. Os candidatos mais votados nesses municípios estão com os registros indeferidos, mas solicitaram recursos à Justiça. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) salienta que os nomes indeferidos, ainda que tenham sido mais votados, não podem assumir as prefeituras. Eles devem aguardar as análises dos recursos. Se os pedidos não forem julgados até 31 de dezembro deste ano, a gestão dos municípios pode ser assumida pelos respectivos presidentes das Câmaras Municipais. Eles devem ficar nos cargos até que a Justiça se posicione sobre as candidaturas. Caso os recursos sejam acatados, os mais votados voltam a ter as candidaturas deferidas e podem ocupar as prefeituras. Se os pedidos forem rejeitados, as resoluções eleitorais preveem a realização de novas eleições. Conforme dados registrados no sistema da divulgação de candidaturas do TSE, os candidatos mais votados nestes 4 municípios sulbaianos estão indeferidos por responderem na Justiça Eleitoral ações que envolvem a Lei da Ficha Limpa, como também a Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos entraram com recursos e aguardam os resultados. Os indeferidos no sul da Bahia são: Itabuna: Fernando Gomes, de 77 anos, foi o mais votado com 34.152 votos; Camamu: Iona Magalhães, de 44 anos, foi a candidata a prefeita mais votada com 8.570 votos; Santa Cruz da Vitória: Carlos André de Brito Coelho, 37, foi o mais votado com 1.901 votos e Uruçuca: Moacyr Batista de Souza Leite Júnior, de 57 anos, foi o mais votado com 6.604 votos. (Val Cabral)