Mostrando postagens de novembro 21, 2016Mostrar tudo

Observador ipiauense ganha destaque na imprensa paulista após flagrar ave rara

Allisson Cafezeiro
O ipiauense (radicado em Ibirataia) Allisson Cafeseiro ganhou destaque em uma matéria publicada nessa segunda-feira (21) no G1-Campinas. A matéria abordou o registro do fotográfo durante expedição no município de Boa Nova, sudoeste baiano. Segue a matéria na integra:

- O baiano Allisson Cafeseiro, atualmente morando no estado de São Paulo, pode se considerar um observador de sorte. Nascido na cidade de Ipiaú e criado na vizinha Ibirataia, o analista de sistemas recorda as lembranças da infância, vivida em meio à natureza da fazenda do avô. Ao entrar na faculdade, mudou-se para Salvador e resolveu comprar uma câmera fotográfica para manter vivas as referências de casa. “Foi uma forma de matar a saudade e deixar gravado na memória as cenas que presenciava no mato”, explica. Logo, descobriu na capital baiana, por meio das redes sociais, grupos de observadores de aves e iniciou-se no caminho das expedições. “Trocamos conhecimento sobre espécies e fotografia quase que diariamente. Isso aumentou ainda mais o meu conhecimento e paixão pelas aves”, comemora.  
Gravatazeiro flagrado em Boa Nova  (Foto: Allisson Cafeseiro)
Um de seus registros mais especiais, inclusive, ocorreu durante uma aventura em Boa Nova (BA), quando Allisson teve o privilégio de avistar o raríssimo gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus). Endêmica do Brasil, a ave ocorre apenas em 17 cidades. Para preservá-la, foi criado, em 2010, o Parque Nacional de Boa Nova, com o apoio da Sociedade para Conservação de Aves do Brasil (SAVE Brasil).
(Foto:Allisson Cafeseiro)
Cardeal-do-nordeste, tiê-sangue, campainha-azul e beija-flor-de-peito-azul 
A jornada do observador mostra, porém, que nem sempre é preciso sair de casa para ser presenteado com um flagrante da natureza. No playground de seu prédio, em Salvador, Allisson teve de ser ágil para garantir o registro do falcão-peregrino  (Falco peregrinus), ave mais rápida do mundo, cuja velocidade do voo pode atingir até 300 quilômetros por hora. Além dessas, o analista de sistemas conta com outras inúmeras espécies em seu acervo, como o beija-flor-de-peito-azul, cardeal-do-nordeste, tiê-sangue e campainha-azul. *Conteúdo G1/Campinas

Auditores Fiscais realizam greve geral por seis dias



O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil informou que a categoria vai entrar em greve geral nesta terça (22), quarta (23) e quinta-feira (24) e nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O grupo protesta contra a possibilidade de perda de autonomia dos auditores caso haja a aprovação do Projeto de Lei 5864/2016. O movimento é nacional e envolve a participação de mais de 18 mil auditores em todo o país. Segundo o a Delegacia Sindical (DS) de Salvador, nos dias de paralisação não ocorrerá desembaraço aduaneiro nas zonas primárias (portos e aeroportos). Serão liberadas apenas cargas vivas, cargas perigosas, medicamentos, alimentos perecíveis, urnas funerárias, fornecimento de bordo e bagagens acompanhadas conforme especificações do Caderno de Orientações do Comando de Mobilização Nacional. “Queremos que as nossas atribuições e prerrogativas sejam preservadas. Estamos buscando, demonstrar à sociedade a necessidade de resguardar a autonomia do auditor-fiscal. Esperamos que o governo atue de forma contundente, pois tem força no Congresso, para que a Receita não saia enfraquecida com essa proposta legislativa”, afirma Cláudio Lessa, diretor de comunicação da DS/Salvador. BN

Ibirataia: Festa de Nossa Senhora das Graças




A Paróquia São José de Ibirataia, informa aos fiéis católicos e a comunidade que começará nesta segunda-feira (21), a programação da Festa de Nossa Senhora das Graças, sob o Tema: “Maria mãe da misericórdia, Vida Doçura, Esperança Nossa”. A Igreja Nossa Senhora das Graças fica localizada no bairro Massaranduba, em frente a Escola Municipal Manoel de Souza Massaranduba - (MASSA). Veja abaixo a Programação que se inicia nesta segunda e estenderá até o dia 27/11.


Clique e veja a PROGRAMAÇÃO

Banco do Brasil divulga lista de agências fechadas na Bahia; veja relação


Agência de Ibirataia não está na relação
O Banco do Brasil divulgou a lista das agências que serão fechadas na Bahia. Salvador é o município que terá mais perdas, três: as agências do Pelourinho, do Salvador Shopping e na Petrobras. Os demais a perder agências do BB são: Antas, Apora, Barreiras (Rio de Ondas), Biritinga, Boninal, Caem (Caem), Candeal (Candeal), Conceição da Feira (Conceição da Feira), Conceição do Almeida (Conceição do Almeida), Crisópolis (Crisopolis)Feira de Santana (Av. Getúlio Vargas, Ibititá (Ibititá), Iguai (Iguai), Itapitanga (Itapitanga), Juazeiro (Shopping Águas Center), Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico), Lençóis (Lençóis), Luís Eduardo Magalhães (Mimoso do Oeste), Mata de São João (Costa do Sauípe), Olindina, Ribeira do Amparo, São Felipe, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Serrolândia, Tanquinho, Teodoro Sampaio, Uibaí e Vitória da Conquista (Praça Barão Rio Branco). O BB decidiu neste domingo (20) encerrar a atividade de 402 agências bancárias e transformar outras 379 em postos de atendimento.

Do Bahia Notícias 

Temer decide manter Geddel no cargo de ministro, diz coluna


Foto: Lula Marques

O presidente Michel Temer decidiu manter Geddel Vieira Lima no cargo de ministro da Secretaria de Governo. As especulações de que ele deixaria o governo surgiram após o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, afirmar que o baiano tentou interferir em um parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para beneficiar a construção de um prédio de 30 andares em Salvador, em região tombada. De acordo com a jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, a avaliação de Temer é de que a decisão do Iphan prevaleceu mesmo que Geddel tenha tratado o caso do prédio como um assunto pessoal. O presidente acredita que caberá à Comissão de Ética Pública da Presidência avaliar se o peemedebista agiu sem adotar critério de impessoalidade. Por causa da polêmica, Calero pediu demissão.

Corpo é encontrado dentro de poste de alta tensão; vítima estava morta há 15 dias


Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um corpo ainda não identificado foi encontrado dentro de um poste na noite deste domingo (20), em Goiânia (GO). Moradores do Setor Jardim Europa sentiram um forte odor e acionaram os bombeiros, que encontraram o cadáver em avançado estado de decomposição. "O poste estava deitado no canteiro central. Agora, como a pessoa entrou lá dentro eu ainda não sei", disse ao G1 o delegado Francisco Costa Júnior. A suspeita é que a pessoa tenha morrido há cerca de 15 dias. A vizinhança já tinha acionado o Corpo de Bombeiros há alguns dias em razão do cheiro forte, mas como o odor piorou, a corporação foi novamente chamada. Peritos estiveram no local para recolher os restos mortais e levá-los ao Instituto Médico Legal (IML). BN

Abono salarial (Pis/Pasep) começa a ser pago nesta segunda



A partir desta segunda-feira (21), o Ministério do Trabalho libera o pagamento do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2015 para os trabalhadores nascidos no mês de novembro (ver tabela completa). Também a partir desta data, o benefício estará disponível para os servidores públicos com final da inscrição 4. Os trabalhadores da iniciativa privada poderão retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica do País. Já os servidores públicos devem sacar o valor no Banco do Brasil. O recurso fica disponível para saque até 30 de junho de 2017. Entretanto, os beneficiários devem seguir o calendário de saques programado para o PIS/Pasep para evitar tumultos nas agências bancárias. Tem direito ao abono ano-base 2015 quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês no ano passado e teve remuneração média de até dois salários-mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais). A partir deste ano, o valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. “Quem trabalhou durante apenas um mês receberá o equivalente a 1/12 do salário-mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral”, explicou o coordenador-geral do Seguro Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.