Mostrando postagens de novembro 7, 2016Mostrar tudo

Fundação Hospitalar de Ibirataia - Edital de Convocação


O secretário da Fundação Hospitalar de Ibirataia, no uso de suas atribuições legais, convoca todos os sócios da entidade em pleno gozo de seus direitos para participar da Assembléia Geral Ordinária, no próximo dia 04 de dezembro do corrente ano das 08:00 às 12:00h, para eleição da nova diretoria.

Confira edital > AQUI

Ibirataia: Gestão de arquivos entrará para história do município

Almiro Sena comanda o setor
Falta de documentos, arquivos amontoados, desorganizados, em total estado de abandono e descaso. Foi assim que o atual gestor encontrou a prefeitura de Ibirataia em janeiro de 2013. Marcos Aurélio viveu no início de sua gestão uma situação bastante difícil, pois o acesso aos documentos e informações não haviam sido disponibilizados pela gestão anterior, ou seja, o sistema de informações foi encontrado zerado e os documentos em estado de abandono.

Ao visitar a Prefeitura de Ibirataia, a redação do site Ibirataiaonline pôde constatar que, a realidade hoje é bem diferente, o que era um caos tornou-se um ambiente bastante organizado. Atualmente a instituição dispõe de um setor de arquivos informatizado, com funcionários aptos a desempenharem o serviço de organização dos documentos, possibilitando o acesso da administração direta à informação, como também aos funcionários públicos do município. “A gestão dos documentos permite que estes, possam ser localizados com rapidez e sem transtorno ou confusão. Além disto, permite uma maior eficácia e controle, melhor funcionamento dos departamentos da prefeitura na tomada de decisões.” Salientou Michel Braz, controlador interno da prefeitura.

A realidade atual dos arquivos municipais demonstra a preocupação da atual gestão com a organização, acessibilidade e conservação dos documentos, o que não era visto em governos anteriores. 

Do Ibirataia Online

Ibirataia: Criminosos arrombam Posto de Saúde no bairro João Paulo


Na manhã desta segunda-feira (07), funcionários da Prefeitura Municipal de Ibirataia que trabalham na finalização da instalação do novo Posto de Saúde da Avenida Ilton Lopes Leal, ao abrirem o estabelecimento perceberam que vândalos haviam quebrado duas janelas do local. Ao observarem mais atentamente, perceberam que foram subtraídas algumas luminárias, uma extensão trifásica e alguns rolos de fio. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência. Os policiais encontram-se em diligência a fim de localizar os suspeitos e recuperar os materiais furtados. No último período foram registradas  na delegacia local uma série de ocorrências, referentes a arrombamentos em estabelecimentos comerciais e residências. Na semana passada 3 jovens foram presos pela Polícia Militar com produtos de furto, porém já estão em liberdade.

Informações do Blog Ocorrência Policial

Regulamentação de vaquejada é discutida em Sessão Especial proposta por Eduardo Salles


Como parte da mobilização a favor dos esportes a cavalo, aconteceu, nesta segunda-feira (7), a Sessão Especial da Vaquejada, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A Sessão teve a participação de políticos e entidades ligadas à prática dos esportes equestres que se reuniram para mostrar que as atividades esportivas podem conviver harmoniosamente como o bem-estar animal e combate aos maus-tratos. 
Deputado Eduardo Salles
Para o deputado estadual Eduardo Salles, proponente da sessão e autor da lei que regulamenta a vaquejada e a cavalgada como prática desportiva e cultural, já sancionada pelo governador Rui Costa, os esportes equestres têm papel importante na economia. “São mais de 3,2 milhões de empregos gerados em inúmeros setores da economia e diversas categorias profissionais como caminhoneiros que transportam os animais, os veterinários, o comércio e a hotelaria. É lamentável que a decisão relativa à lei cearense esteja sendo indevidamente estendida no Nordeste e na nossa cultura”, disse o parlamentar.

O senador Otto Alencar participou da Sessão e afirmou que a luta não pode parar. “É importante que todos estejam juntos com o mesmo objetivo para que não acabem com essa atividade que integra o patrimônio cultural brasileiro”. O parlamentar também é relator de um dos projetos da PLC 24/2016 que reconhece o rodeio e a vaquejada como manifestações culturais nacionais e patrimônios culturais imateriais.

O vice-governador João Leão, destacou a falta de sensibilidade dos juízes que defendem o argumento de que a vaquejada é inconstitucional. “Pessoas que nunca participaram e não sabem como funciona uma vaquejada estão tendo um posicionamento equivocado. Precisamos alertar a população que existe todo um cuidado com o animal para que não sofram”, destacou Leão.

Ao lado de Eduardo Salles, compuseram a mesa o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, os deputados estaduais Adolfo Viana, Gika Lopes, Bira Côroa, Leur Lomanto e Zé Neto, o presidente da ABV (Associação Baiana de Vaquejada), Valmir Veloso, os deputados federais Cacá Leão e Antônio Brito, além de entidades baianas representando os esportes equestres.

CAVALGADA

O primeiro dia de ato em Salvador, no domingo (6), foi marcado pela cavalgada que saiu com cerca de 500 cavalos e percorram 12 quilômetros com a saída do Parque de Exposições em direção ao CAB (Centro Administrativo da Bahia).

 Além de sensibilizar a população urbana, a intenção também era mostrar as implicações que a proibição dos esportes equestres pode causar à cultura e economia do país.

Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro. No resultado, poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas realizadas neste final de semana: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Também terão acesso à nota da redação, cuja tema foi a intolerância religiosa no Brasil.O gabarito será divulgado na quarta-feira (9), de manhã, no portal do Inep. O anúncio foi feito hoje (6) em coletiva de imprensa após o término do exame.
Teoria da Resposta ao Item

Prazo para pagamento do eSocial termina hoje


O prazo para os empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial referente à competência do mês de outubro termina hoje (7). O papel reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores relativos aos trabalhadores domésticos. A Receita Federal lembra que os documentos gerados fora do prazo serão calculados com multa de 0,33% por dia de atraso. Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial http://www.esocial.gov.br/ na internet. Até às 10 horas de hoje já haviam sido emitidas 1.040.000 guias relativas à folha de pagamento de outubro de 2016. Os empregadores domésticos têm à sua disposição, além do pagamento em guichê de caixa bancário, vários canais alternativos oferecidos pela rede bancária, como lotéricas, internet banking e canais eletrônicos de autoatendimento. Os contribuintes que ainda têm dúvida podem acessar na internet o Manual de Orientação do eSocial para o Empregador Doméstico elaborado pelo governo.

Leão garante que deputados do PP ficam no partido, apesar da insatisfação


O vice-governador da Bahia e presidente estadual do PP, João Leão, garantiu, na manhã desta segunda-feira (7), que os deputados do seu partido vão permanecer na legenda, apesar deles demonstrarem insatisfação. Os deputados Robinho e Ronaldo Carletto disseram que estudam a possibilidade de deixar o PP e migrar para o PSD. Carletto não gostou nada de não receber um centavo do diretório nacional do partido durante as eleições municipais deste ano. Outro deputado federal que estaria infeliz é Roberto Britto. Em entrevista ao Bocão News, João Leão afirmou que a briga dos deputados é com a direção nacional e não com o partido na Bahia. Disse ainda que vai a Brasília nesta semana para conversar com os dirigentes do PP e pôr fim a essa insatisfação. “Está tudo na santa paz. O deputado tem um problema aqui e outro acolá, mas eu fico colocando panos quentes nas brigas. Vou a Brasília e vamos acabar de uma vez por todas com tudo isso. [Os deputados] ficam e já está definido. Roberto Britto já está sacramento. Carletto jamais vou perder um deputado como ele e muito menos Robinho”, disse após a sessão especial em defesa da vaquejada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Ipiaú: Professor do Santo Agostinho acerta pela 5ª vez o tema da Redação do ENEM

Prof. Samy acertou pela 5ª vez o tema da redação do ENEM
Pouco tempo depois de entregarem a folha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorreu no último fim de semana (05 e 06 de novembro), estudantes usaram as redes sociais para postarem mensagens de agradecimento ao professor Samy Santos, do Colégio Santo Agostinho, de Ipiaú. Isso porque, pela quinta vez nos últimos 06 exames ele acertou o tema que seria cobrado na prova. Desde 2011, com exceção de 2014 quando o tema abordado foi Publicidade Infantil, o docente acertou todos os temas do ENEM.
Samy Santos é professor de redação do Colégio Santo Agostinho
O professor explica como tem obtido êxito nas sugestões do tema da Redação do exame. “O ENEM, desde a sua primeira edição, tem cobrado temas sociais. Seis meses antes da prova começamos o trabalho de monitoramento, analisando os temas que estão em debate nos noticiários bem como a relevância social destes”, explicou o professor que ainda acrescenta: “Sugerimos Intolerância Religiosa como provável tema e nossos alunos fizeram produção escrita sobre esta temática. Intolerância é um tema caro ao mundo e também à sociedade brasileira, que presencia diariamente, mesmo num país laico, pessoas sendo marginalizadas por professarem ou não determinada crença”, finalizou, lembrando que na próxima edição é mais que provável que o Exame aborde, mais uma vez, um tema de relevância social. 

Informações do Giro Ipiaú