Mostrando postagens de outubro 29, 2016Mostrar tudo

INTERMUNICIPAL: Seleção de Ibirataia enfrenta Camamu neste domingo (30) valendo pelas Oitavas de Final

Foto: Reprodução - Tesouras Notícias
Jogo será no Estádio "O Tesourão"

A Seleção de Futebol de Ibirataia, que tem o apoio da Liga Ibirataense de Futebol (LIF), Prefeitura Municipal e do comércio local, enfrentará neste domingo (30), a Seleção de Camamu, jogo valendo pelas Oitavas de Final do Campeonato Intermunicipal, edição 2016. A equipe ibirataense buscará um resultado positivo neste primeiro jogo no Estádio “O Tesourão”. Durante a semana, o selecionado ibirataense realizou uma série de atividades sob o comando do técnico Netão, visando o aperfeiçoamento da equipe. A partida terá início às 15:00h deste domingo. De acordo o presidente da Liga, Ravi Machado, a equipe está bastante animada e fará todo esforço para buscar a vitória, fazendo o “dever de casa”.


Tesouras Notícias

Proerd encerra 2º Semestre em Ibirataia e Ipiaú


Na manhã desta sexta-feira (28/10), com a formatura de 295 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado da Bahia e desencadeado nos municípios de Ipiaú e Ibirataia, pela 55ª Companhia Independente da PM (55 CIPM), sob o comando do Major PM Alexandre e coordenação do Programa do Aspirante PM Ederlan e tendo como abnegados instrutores, os Sd PM Sueli, De Almeida e Bulhões, foi finalizado o 2° Semestre do respectivo programa, que compreendeu os alunos do 1° e 2° Ciclos da Educação Infantil, nas seguintes escolas de Ibirataia: Manoel Massaranduba, Mariana Andrade, Escola Batista Raio de Sol e Antonio Pedro.

Ainda durante toda a semana ocorreram o encerramento nas escolas do município de Ipiaú, compreendendo as escolas Luiz Alberto Santiago, Adélia da Matta, Leovícia Andrade e Edward Oliveira, totalizando 300 alunos, também do 1° e 2° Ciclos da Educação Infantil. Desde o ano de 2015, quando se iniciou o programa na área da 55 CIPM, já foram formados mais de 2000 alunos nos municípios de Ipiaú, Ibirataia e Barra do Rocha. Ver Fotos






Com informações do Giro em Ipiaú

Vitória da Conquista se prepara para segundo turno das Eleições neste domingo (30)

Vitória da Conquista é a única cidade do estado que haverá 2º turno

As ocupações estudantis na única cidade baiana onde haverá segundo turno das Eleições Municipais de 2016, Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, não deverão atrapalhar a votação, que acontece no próximo domingo (30). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi feito um acordo com os grupos de estudantes que já ocupam e permanecerão no Instituto Federal da Bahia (Ifba) e no campus da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb).
Nos dois locais, votarão 4.941 eleitores da cidade. “A garantia foi dada após uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27/10), onde foi acordado que apenas pequenos grupos de estudantes permanecerão nos locais”, disse o TRE-BA, em nota. O estudantes também concordaram em se manter afastados das seções de votação. Não serão permitidas manifestações políticas nos locais de votação. A votação acontecerá das 8h às 17h, no horário local.
No segundo turno, disputam o Executivo municipal os candidatos Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT). No primeiro turno, eles concorreram à vaga com outros cinco candidatos e receberam, respectivamente, 47,82% e 31,69% dos votos válidos. Também no primeiro turno 20,74% do eleitorado não compareceu às urnas. Foram registrados, ainda 2,8% de votos brancos e 7,44% de nulos.

Reforma da Previdência pode incluir mudanças na contribuição previdenciária



A reforma da Previdência pode incluir mudança na cobrança da contribuição de todos os aposentados. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a ideia da equipe responsável pela proposta, subordinada ao presidente Michel Temer, é de que o governo federal, os Estados e os municípios tenham autonomia para determinar a cobrança. Atualmente, a Constituição prevê o pagamento de contribuição previdenciária apenas para inativos que recebem acima do teto do INSS (R$ 5.189,82). Na prática, apenas funcionários públicos são cobrados. A cobrança incide somente sobre o valor que excede o teto do INSS, e a alíquota deve ser igual a dos trabalhadores ativos. A taxa normalmente é de 11% na ativa, podendo chegar a 14% em alguns casos. No INSS, são três alíquotas: 8%, 9% ou 11%, a depender do salário do profissional. Militares, que estão submetidos a regras específicas, pagam 7,5% na ativa e na reserva. Com a nova proposta, a União, Estados e municípios terão competência de instituir essa tributação por meio de leis, com liberdade para estabelecer a alíquota, podendo taxar até quem recebe o piso previdenciário. 

Do Bahia Notícias 

Bahia fica em segundo lugar em número de latrocínios; SSP contesta anuário



A Bahia ficou em segundo lugar em número de latrocínios (roubo seguido de morte) em 2015, abaixo apenas de São Paulo. O dado consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram 207 latrocínios na Bahia, um aumento de 4% no número de casos na comparação com 2014.  Em São Paulo, foram 356 casos. Abaixo da Bahia está o Pará, com 191 casos; Rio Grande do Sul, com 140; e Goiás, com 137. Segundo informações do jornal Correio, os 207 latrocínios registrados na Bahia em 2015 representam 8,9% do total de 2.307 roubos seguidos de morte registrados em todo o Brasil no mesmo ano. A Secretaria de Segurança Pública contesta os dados apresentados no relatório e aponta a necessidade de padronização da contagem de Crimes Violentos Letais Intencionais no Brasil "para que não sejam produzidos rankings distorcidos". "Comparar os estados nordestinos, inclusive a Bahia, que não utiliza a categoria 'mortes a esclarecer', com federações que utilizam essa nomenclatura é desigual", diz a secretaria. Para a pasta, as diferenças na metodologia "induzem a um erro grosseiro, que expõe os estados transparentes na divulgação dos dados e protege àqueles que utilizam de subterfúgios que mascaram a realidade das grandes metrópoles". A SSP afirma, por exemplo, que há estados nos quais chacinas são contabilizadas como crime único, enquanto a Bahia considera cada morte um crime diferente. "A SSP-BA entende que enquanto não houver a padronização na metodologia utilizada na contagem, não há como fazer comparativos fieis à realidade". BN

FBF anula jogo entre Itapetinga e Jitaúna e alerta tabela


A Federação Bahiana de Futebol anunciou, nesta quinta-feira (27), sua decisão sobre os incidentes ocorridos no último domingo (23), no estádio Municipal de Itapetinga, antes e durante a partida entre as Seleções de Itapetinga e Jitaúna pela rodada de volta da 3ª fase do Intermunicipal 2016. O confronto não foi concluído devido aos lamentáveis incidentes de violência, que impediram a permanência do selecionado jitaunense na praça esportiva antes mesmo da realização do segundo tempo.

A diretoria da FBF, representada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, o vice Ricardo Lima, a diretora técnica Taíse Galvão e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, reuniu presidentes e representantes das 16 Ligas Desportivas que seguem na disputa, no auditório da entidade, para relatar o caso e anunciar o desfecho, já que o confronto em questão envolve, direta ou indiretamente, outras Seleções.


A FBF se baseou no relatório do comandante da 8ª CIPM, Major PM Edmário José Britto Araújo, responsável pelo policiamento do duelo, em Itapetinga. O relatório contou com riqueza de detalhes o ocorrido, que também foi relatado pelo árbitro, na súmula do jogo.

Munida dos relatos, a diretoria da FBF entendeu que a Seleção de Jitaúna teve justo receio em prosseguir na disputa da partida, inclusive visando preservar a integridade física dos seus atletas e, de igual forma, que a Seleção de Itapetinga não pode ser punida de maneira extrema com a exclusão da competição.