Mostrando postagens de setembro 13, 2016Mostrar tudo

Eleições 2016: entenda as diferenças entre voto nulo e branco

Na hora da votação, além digitar o número de seu candidato, o eleitor pode optar por votar nulo ou em branco. Mas qual é a diferença entre os dois? É verdade que se todo mundo votasse nulo, o pleito é anulado e uma nova eleição é convocada, trocando todos os candidatos? E, ao votar em branco, o voto do eleitor é direcionado para o candidato mais votado?Juridicamente, não há mais diferenças entre o voto nulo e o voto em branco, segundo o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jaime Barreiros. "Tanto o voto em branco quanto o voto nulo são desperdiçados", explica.Então, qual o motivo de existir as duas opções na hora de votar? Para Barreiros, os dois tipos de voto existem por uma questão prática. Ainda é possível votar através da cédula de papel, e a urna eletrônica, quando foi criada, buscou reproduzir as mesmas possibilidades desta cédula.No caso da cédula de papel, quando o eleitor quer votar em branco, ele nada escreve ou marca. Já quando quer anular o voto, escreve algo ou faz alguma marcação errada que não é coerente com o voto. Assim, estas duas possibilidades foram repassadas para a urna eletrônica: o eleitor pode apertar o botão 'Branco', para votar em branco, ou digitar um número que não corresponde a algum candidato e aperta 'Confirma'.

Bancários têm reunião nesta terça; veja como está a greve nos estados

Na tarde desta terça-feira (13), os bancários voltam a se reunir com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo. Após uma semana de paralisação, a greve dos bancários fechou cerca de metade das agências do país, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) divulgado na véspera. De acordo com balanço do comando dos grevistas, 11.531 agências e 48 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas nesta segunda-feira (12). Segundo o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias instaladas. Na sexta-feira (9), os bancários decidiram manter a greve iniciada no dia 6, rejeitando a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 7%. A Fenaban não tem divulgado balanços diários de agências fechadas, mas informa que a população tem à sua disposição uma série de canais alternativos para realizar transações financeiras.

Bebê de um ano fica entalada em panela de pressão no interior do AC

Uma menina de 1 ano e 4 meses ficou entalada dentro de uma panela de pressão na manhã desta terça-feira (13), no bairro José Moreira, em Brasileia, cidade distante 232 km de Rio Branco. Homens do 5° Batalhão do Corpo de Bombeiros precisaram ir até a casa para fazer o resgate da criança. Durante uma brincadeira, a bebê entrou na panela e, como dobrou as pernas, ela acabou presa. A mãe dela, a dona de casa Maria Rosemeire da Silva, diz que estava arrumando a casa no momento do ocorrido. "Ela estava brincando. Eu tinha botado a panela no chão e, quando vi, ela já estava gritando. Eu me 'aperreei' e um vizinho ligou para os bombeiros. Ela está bem." Os bombeiros tiveram que usar uma ferramenta para cortar a panela e liberar a criança. "Ela ficou presa com a parte do joelho e lombar dentro da panela. Como tem aquelas bordas viradas, tivemos que usar um material para cortar ferro. Fomos cortando e abrindo a borda com cuidado para não machucar a criança", contou o sargento Ângelo, que atendeu a ocorrência. O trabalho de resgate durou, no total, em torno de 10 minutos. "Conseguimos retirar a criança sem nenhum ferimento, com muito cuidado, porque ela podia se mexer. Tivemos que acalmá-la e a tiramos com êxito", acrescentou o militar.


Carro desgovernado com mãe e bebê dentro invade casa


Um carro desgovernado invadiu uma casa na Rua Coração Imaculado de Maria, na Vila Estrela, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, por volta das 8h30 desta terça-feira (13). Duas pessoas ficaram ficaram feridas. De acordo com a Polícia Militar (PM), que atendeu à situação, a motorista desceu do carro para tirar o filho do banco de trás e deixá-lo na creche. No entanto, ao pegar a criança da cadeirinha, o veículo disparou em uma descida com ambos dentro. O carro bateu em outro veículo e despencou em um terreno, onde há uma casa abaixo do nível da rua. Partes da parede e do telhado dela foram atingidas, mas a estrutura da residência não ficou comprometida. Não houve moradores feridos. A mãe, de 31 anos, e o bebê, de um ano, foram encaminhados ao Pronto-Socorro Municipal (PSM) com ferimentos leves. (G1)

Conquista: Mulher é presa ao levar 42 kg de droga em bagageiro de ônibus

Uma mulher foi presa por transportar 42 kg de drogas dentro de um ônibus em um trecho da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na noite desta segunda-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a substância análoga à maconha era guardada em uma mala no bagageiro do veículo, que tinha saído de São Paulo com destino a Acaraju. Abordada pelos agentes, a mulher, não identificada, disse que levava a droga para a capital sergipana por uma quantia em dinheiro. No entanto, a mulher não informou quem seria o receptor. O fato ocorreu no km-830 da rodovia. Ainda segundo a PRF, a passageira foi detida e encaminhada com a droga para uma delegacia de Vitória da Conquista.

PF desarticula quadrilha que prometia fraudar urnas eletrônicas para eleições

A Polícia Federal desarticulou na manhã desta terça-feira (13) uma organização criminosa que prometia fraudar as urnas eletrônicas a serem utilizadas nas eleições municipais de outubro. A Operação Clístenes cumpriu três mandados de prisão preventiva - dois em Brasília (DF) e um em Xangri-lá (RS) -, três mandados de condução coercitiva em Xangri-lá, Canoas (RS) e Piripiri (PI); e cinco mandados de busca e apreensão em Canoas, Xangri-lá, Goiânia (GO) e dois em Brasília. De acordo com o Uol, a denúncia foi feita por um prefeito da região metropolitana de Porto Alegre. "Os criminosos diziam ter contato com uma empresa que atualiza o software das urnas eletrônicas e cobrariam R$ 5 milhões para, supostamente, fraudar a eleição para prefeito e R$ 600 mil para, supostamente, fraudar a eleição para vereador", disse a nota da PF. A operação deflagrada nesta terça constatou que se trata de estelionato, já que não há indícios de que os criminosos conseguiriam fraudar as urnas eletrônicas, nem mesmo teriam contato com a empresa de atualização do software. Os presos responderão por estelionato e organização criminosa, podendo pegar de quatro a 13 anos de reclusão.(BN)