Mostrando postagens de julho 31, 2016Mostrar tudo

Pela 1ª vez, eleitorado feminino é maior em todos os estados do país

O eleitorado feminino tem crescido ano a ano no país. Nestas eleições, pela 1ª vez, ele será maior que o masculino nos 27 estados do país. No Brasil, há 76,5 milhões de mulheres cadastradas na Justiça Eleitoral – 6,7 milhões a mais que os homens. O país tem hoje 146,4 milhões de votantes (parte deles está no exterior e não votará nas eleições municipais). Nas últimas eleições municipais, em 2012, quatro estados ainda contavam com mais eleitores homens: Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Em 2014, só Mato Grosso e Tocantins ainda tinham mais homens. Mas as mulheres viraram o jogo. Em Mato Grosso, estão aptas a votar 1.139.972 mulheres e 1.128.530 homens. No Tocantins, a diferença é pequena: são 518.938 mulheres, ante 518.125 homens. A ultrapassagem, feita apenas em abril deste ano, mostra a importância do eleitorado feminino no país. (G1)

Meia passagem para estudantes começa a valer nesta segunda

A partir desta segunda-feira (1º), os estudantes que utilizam o sistema Ferry-Boat e moram nos municípios de Itaparica e Vera Cruz terão o direito a pagar meia passagem. O benefício vale para os dois sentidos das travessias Salvador-Itaparica e Salvador-Vera Cruz e de segunda a sexta-feira, dias considerados úteis. Podem pagar a meia todos os alunos matriculados em cursos presenciais de ensino superior ou técnico-profissionalizante em Salvador ou municípios da região metropolitana. A medida ainda é válida para os períodos considerados letivos, exceto feriados e recessos. Para fazer o uso da meia passagem, o estudante precisa se cadastrar no posto da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que fica no terminal de São Joaquim, em Salvador. No ato do cadastramento, o estudante deve apresentar comprovante de matrícula, uma foto 3×4, comprovante de residência e cópia (recibo de água, luz ou telefone), além de identidade original e uma cópia. O aluno também deve comprovar a frequência com atestado emitido pela instituição de ensino.

Restaurantes podem deixar de aceitar pagamento em dinheiro


Os restaurantes já começaram a notar que mudar itens do cardápio pode ser mais problemático do que simplesmente deixar de aceitar dinheiro vivo para pagar a conta. Nos Estados Unidos, a rede de restaurantes Sweetgreen implantou em janeiro deste ano uma nova regra: recusar o pagamento com cédulas de dinheiro. "Uma das maiores reclamações no Sweetgreen era a fila. Não aceitando dinheiro conseguimos atender os clientes de modo muito mais rápido", explica Jonathan Neman, cofundador. A reportagem da Folha de S. Paulo conversou com Neman. Ele explica que em seis unidades que recusam dinheiro (algumas lojas da rede ainda aceitam), os funcionários conseguem atender de 5% a 15% mais clientes por hora. "O tempo e o dinheiro gastos na burocracia ao aceitarmos a cédula não valem a pena", destaca Jeff Zalaznick, executivo da Major Food Group, que tem uma série de restaurantes em Nova York. Os restaurantes passaram a adotar formas mais rápidas de pagamento. A publicação ressalta que uma das alternativas são os aplicativos por aparelhos móveis (celular, por exemplo). Além de agilizar o atendimento, os aplicativos permitem que os restaurantes obtenham dados de consumo dos clientes, além de feedback.

Juízes baianos fazem ato público na segunda contra PL das demissões em massa

Juízes baianos participam nesta segunda-feira (1º) de um ato público, às 10h30, no átrio do prédio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), contra o Projeto de Lei nº 257/16, também chamado de PL das demissões em massa no serviço público. A ação é organizada pela Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), que também convidou os servidores do Judiciário para o ato, através do Sinpojud. O PL 257/16 está prestes a ser votado pelo Congresso Nacional. Segundo a AMAB, para diversas entidades, a proposta representa sérios riscos para o funcionamento eficiente dos Poderes e Instituições Republicanas (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas, etc).