Mostrando postagens de julho 25, 2016Mostrar tudo

Presidente do TSE vê 'distorções' em teto de gastos para eleições deste ano

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (25), durante coletiva de imprensa para apresentação dos dados do eleitorado brasileiro, que há "distorções" no teto de gastos de candidatos a prefeito e a vereador fixados pelo tribunal com base na minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso no ano passado. Na semana passada, o TSE divulgou os dados do teto de gastos e verificou-se que candidato a vereador em Manaus poderá gastar R$ 26 milhões na eleição deste ano enquanto um candidato a vereador em São Paulo, maior eleitorado, poderá gastar R$ 3 milhões. De modo geral, o teto nas cidades com mais de 10 mil eleitores deve ser de 70% do maior gasto declarado em 2012. As tabelas com os limites de gastos foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do TSE e podem ser acessadas no site. Gilmar Mendes considerou que casos em que houve distorções terão que ser discutidos pelo plenário do TSE. "Nesses municípios, por alguma razão, se fez declaração que não correspondia aos fatos. Portanto, não se cuidou da discussão sobre os gastos declarados. O que se fez foi tirar fotografia, aplicando-lhes o redutor. Temos essa fotografia um tanto quanto distorcida. É uma questão, sem dúvida nenhuma, delicada, e terá que ser submetida ao TSE. A boa intenção do legislador é evidente, mas não contava ele com as distorções perpetradas por declarações que não correspondem minimamente à realidade", disse o presidente do TSE.

Extremo Sul: Menor diz que comparsa o incentivou a matar garoto em Caravelas


Um dos adolescentes acusados na morte de um menino de oito anos em Caravelas, no extremo sul do estado, disse em depoimento que foi o comparsa quem o incentivou a matar a vítima, o garoto Felipe Gomes Lisboa. De acordo com a delegada Rosângela Santos, que investiga o caso, o mesmo garoto, de 15 anos, confessou também ter matado um idoso após roubá-lo há três meses em um distrito de Caravelas. Ao G1, a delegada disse que os adolescentes envolvidos no crime resolveram matar as vítimas para que elas não os reconhecesse na delegacia. O pai do garoto, que também foi atacado no assalto, já recebeu alta do hospital no sábado (23), mas ainda não foi ouvido por não ter condições psicológicas para falar sobre o caso. O menino morto foi sepultado no final da tarde de sábado, em Teixeira de Freitas, sob forte comoção. Ainda segundo a delegada, os menores acusados contatam também que costumam roubar moto e trabalhavam para um homem de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Rosângela ainda disse que o homem, suspeito de organizar os adolescentes para roubar motos, está sendo procurado para esclarecimentos. Nesta segunda-feira (25), os dois devem ser apresentados ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). O pedido de internação dos dois já foi realizado.(BN)

Ibirataia: Homem morre após confronto com a PM

Foto: leitor Giro em Ipiaú

Um homem identificado como Cássio Oliveira Reis, 36, apelido de “Cássio Barbudo”, morreu após uma troca de tiros com a polícia militar, na manhã dessa segunda-feira (25) no bairro Mirassol. De acordo com informações preliminares, Cássio era procurado pela justiça e resistiu a ordem de prisão. Ele teria reagido a abordagem da policia e atirado contra a guarnição. Houve troca de tiros e o homem acabou sendo atingido. O motorista perdeu o controle da direção do carro e colidiu em um muro. Ele ainda foi socorrido até a Fundação Hospitalar da cidade, mas não resistiu e faleceu. Dentro do carro ocupado por Cássio, havia outras duas pessoas, mas, segundo a PM, nenhuma delas se feriu. Dentro do veículo foi encontrado duas armas de fogo. O corpo será encaminhado para o IML de Jequié. Informações do Giro em Ipiaú.
Armas e objetos apreendidos dentro do veículo