Mostrando postagens de junho 15, 2016Mostrar tudo

Receita Federal libera primeiro lote da restituição do Imposto de Renda



A Receita Federal libera nesta quarta-feira (15) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Tiveram prioridade no pagamento idosos, e pessoas com algum tipo de deficiência ou doença grave. Também estão no lote restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ligar para o número 146 ou conferir sua situação cadastral no aplicativo do órgão. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante formulário eletrônico na internet ou no e-CAC. Se o valor da restituição não for creditado, o contribuinte deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome. BN

Ibirataia: Prefeitura esclarece matéria veiculada nos sites Tribuna da Bahia e Política Livre

PMI (Foto: Reprodução)
A propósito da matéria intitulada “Carro da Prefeitura de Ibirataia serve de mudança particular”, veiculada pelos sites Tribuna da Bahia e Política Livre a Prefeitura de Ibirataia esclarece que a informação não corresponde à verdade dos fatos. O veículo oficial, de fato, estava em frente à casa do Secretário Municipal de Saúde e com um móvel, mais especificamente, uma cama, na carroceria. Ocorre que, ao contrário do que veiculado por este conceituado site, o veículo ali estava não para realizar uma mudança particular, mas para apanhar uma cama doada pelo Titular Municipal da Saúde à Secretaria Municipal de Assistência Social, que por sua vez fez o repasse do móvel a uma família que vive em situação de vulnerabilidade social. Então, como se nota, a ação está vinculada aos princípios de cidadania e altruísmo. Além disso, também não é verdadeira a informação de que tem faltado no município materiais para curativo, remédios e que a Secretaria de Saúde conta com apenas três agentes comunitários. A verdade é que a gestão municipal tem ofertado todas as condições necessárias para o pleno funcionamento da saúde. Ademais, destaca-se ainda que a Atenção Básica chega a 100% da população e que o município conta não com três, conforme divulgado por este site, mas com 52 agentes comunitários de saúde. Desde já agradecemos o espaço e nos colocamos à disposição destes sites para quaisquer dúvidas.

Ascom/PMI

Polícia prende homem que sequestrou e matou ex-companheira no interior da Bahia

A polícia prendeu o homem que sequestrou e matou a ex-companheira no interior da Bahia. O corpo da dona de casa Sandra Francisca Pires do Nascimento, de 38 anos, foi encontrado nesta terça-feira (14), enterrado em uma cova rasa de uma área de mata fechada, em Jandaíra, a 70 km de Conde. O desaparecimento da vítima, no entanto, foi registrado uma semana antes por suas duas irmãs. A polícia prendeu João Santos Farias, de 40 anos, após ele ter se apresentado na delegacia de Rio Real, alegando que estava sendo ameaçado pela família da ex-mulher. O pedido de prisão já havia sido pedido pelo delegado André Santos. Inicialmente, o preso negou envolvimento no desaparecimento da esposa, mas depois admitiu o crime e indicou aos policiais o local onde deixou o corpo da vítima, que foi estrangulada com um cinto. O motivo do crime, segundo o preso relatou aos policiais, foi o fato de ele não ter se conformado com o fim do relacionamento de dois anos. João Farias foi conduzido à carceragem da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Alagoinhas, e vai responder pelos crimes de sequestro, homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Mototaxista é baleado por passageiro durante corrida em Jequié

Um mototaxista foi baleado por um passageiro na manhã desta quarta-feira (15), no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu no bairro Campo do América, por volta das 9h, e a vítima foi atingida por quatro disparos. Com base em relatos de testemunhas, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Alexandre Motta Lima, informou que o suspeito solicitou corrida ao mototaxista e disparou contra a vítima durante o trajeto. "Já temos alguns suspeitos. A Polícia Civil irá investigar", diz. A motivação do crime ainda é desconhecida. O mototaxista foi encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Prado Valadares, em Jequié. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. O G1 entrou em contato com a Polícia Civil, que disse que está apurando o crime.

Professores homossexuais foram assassinados e tiveram corpos queimados no interior da Bahia

Corpos foram encontrados em porta-malas de um carro. (Foto:Reprodução)
Os professores da rede estadual de ensino da Bahia, Edivaldo Silva de Oliveira e Jeovan Bandeira, eram queridos na cidade de Santa Luz, a 260 quilômetros de Salvador. Na última sexta-feira (10), eles foram mortos às margens da rodovia BA-120. Os corpos deles foram encontrados carbonizados no porta-malas do carro de Edivaldo. O corpo do professor Edivaldo foi reconhecido pela arcada dentária e o de Jeovan ainda passará por exames de DNA, mas aa família disse que é ele. O delegado João Farias, que apura o caso, disse à BBC Brasil que a homofobia é uma das possíveis motivações do crime. A casa de Edivaldo foi encontrada revirada após o crime, mas objetos de valor, como computador, não foram levados.”Eles eram muito amigos e muito queridos na cidade. Também não teriam inimigos. Já ouvimos várias pessoas e por enquanto não descartamos nenhuma hipótese”, disse o delegado.
População da cidade protestou contra a violência. (Foto: Notícias de Santaluz)

Amigos das vítimas relatam que eles eram extremamente ligados. “Quando Nino comprou o carro, o que foi usado no crime, Jeovan quem o ensinou a dirigir”, contou uma amiga dos professores. Edivaldo tinha 31 anos e era conhecido como Nino.  Formado pela Universidade do Estado da Bahia, ele era diretor da Escola Municipal Pedro Juvelino, em Limeira, zona rural de Santa Luz. Ele ensinava Química e Biologia  no Colégio Estadual José Leitão, também em Santa Luz. Jeovan, que também era formado pela Uneb, era professor de Física no Colégio Ação e vice- diretor no Colégio Estadual José Leitão, o mesmo em que Nino lecionava. Ninguém foi preso até o momento. Dois adolescentes chegaram a ser ouvidos pela polícia, mas foram liberados. Nessa terça-feira (14), moradores da cidade fizeram manifestação pedindo agilidade nas investigações e mais segurança. *Do Correio da Bahia