Mostrando postagens de junho 9, 2016Mostrar tudo

MEC divulga conteúdos que vão cair no Enade



Os conteúdos que caem nas provas do Enade foram publicados nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial da União (DOU). Neste ano, a prova será aplicada em 20 de novembro. Serão avaliados 13 cursos de graduação e 5 cursos tecnólogos, a maioria da área da Saúde. O Enade busca analisar a competência dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e aptidões previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, além de conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial. Serão quatro horas de prova para responder a 40 questões, das quais 5 são discursivas. As normas foram definidas pelas comissões assessoras da área, orientadas pelas diretrizes curriculares. "Seus resultados devem oferecer subsídios para orientação de políticas públicas das áreas", disse a presidente do Inep, Maria Inês Fini, que assina as portarias no DOU. Os conhecimentos específicos de cada área serão cobrados em 30 questões - 3 discursivas e 27 de múltipla escolha. Na área de formação geral, comum para todos os cursos, será avaliado o perfil do egresso sobre questões sociais, culturais, ambientais e de cidadania, em 10 questões (2 discursivas e 8 de múltipla escolha). A participação é obrigatória para formandos em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e Serviço Social.

IMAP realiza Workshop Eleições 2016


Desde o mês de maio, estendendo até o mês de julho o IMAP tem promovido, o WORKSHOP ELEIÇÕES 2016. A iniciativa tem como objetivo preparar, informar e orientar os gestores públicos, candidatos a prefeito, candidatos a vereadores, os partidos políticos e a sociedade, como forma de possibilitar a promoção da cidadania no processo eleitoral.

No evento serão debatidas as normas e legislações aplicáveis as eleições municipais 2016. Diretórios, Comissões Permanentes dos Partidos Políticos, Candidatos a Prefeito, Candidatos a Vereador, e Eleitores são o público alvo do evento. 

Os temas das palestras serão sobre Filiação Partidária, Sistema Eleitoral/Quociente Eleitoral, Coligações e Convenções, Inelegibilidades, Registro de Candidatos, Propaganda Eleitoral, Direito de Resposta, o Dia da Eleição, Condutas Vedadas aos Agentes Públicos, Arrecadação e Aplicação de Recursos na Campanha – Prestação de Contas.

As palestras serão ministradas por Drº José Reis Aboboreira, Drº Joabs Ribeiro e Drº Heraldo Passos Junior e contarão com a participação dos contadores regionais. 

Confira as datas e as Cidades onde será realizado o evento:

Eunápolis - 31/05/2016

Itabuna - 01/06/2016

Simões Filho - 10/06/2016

Vitória da Conquista - 15/06/2016

Barreiras - 08/07/2016

Seabra - 13/07/2016

Feira de Santana - 15/07/2016



Ibirataia: Convênio na CERB garante tubos para novo sistema de esgoto


Convênio garante doação de tubos da CERB para o município
O prefeito Marco Aurélio assinou esta semana convênio solicitado pelo Deputado Eduardo Salles que garante a doação de 600 metros de tubos da CERB para o sistema de esgoto de 40 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. "É uma felicidade saber que ajudei o povo de Ibirataia nessa conquista", diz Salles.
Marcos Aurélio e Eduardo Salles foram também na SIHS para solicitar melhorias no sistema de abastecimento de Algodão, que é carente e não atende as partes mais altas do distrito. O secretário se comprometeu a avaliar os estudos já existentes para que o pleito seja efetivado.
Aurélio e Salles estiveram também em audiência com o superintende de Transportes da SEINFRA, Saulo Pontes, para reforçar o pedido de operação tapa-buracos na BA-120, no trecho que liga a sede do município de Ibirataia ao distrito de Algodão.