Mostrando postagens de maio 15, 2016Mostrar tudo

Deputado petista apresenta projeto que torna 17 de abril Dia do Golpe Parlamentar

O deputado federal Zé Geraldo (PT-PA) apresentou à Câmara um projeto que institui o dia 17 de abril como o “Dia do Golpe Parlamentar no Brasil”. A data foi marcada pela sessão em que a Casa autorizou o envio do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff ao Senado (leia aqui). Na proposta, o parlamentar justifica que a Câmara autorizou a instalação do procedimento “sem absolutamente nenhum enquadramento em crime de responsabilidade, marcando o dia da ruptura democrática”. O projeto, apresentado no último dia 27 de abril, aguarda despacho da Presidência da Câmara. A proposição tem teor semelhante a outra do também deputado petista Paulo Pimenta (RS), que pretendia tornar a mesma data como “Dia Nacional da Conscientização Democrática”. De acordo com o site Congresso em Foco, o projeto de Pimenta foi devolvido pela Presidência sob o argumento de que contraria a lei que trata da instituição de datas comemorativas. O mesmo deve acontecer com a proposta de Zé Geraldo.

El Salvador não reconhece governo de Temer e chama embaixadora

O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer, que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal. "Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país", disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado ao oeste da capital e reafirmou em seu Twitter. Dilma foi "suspensa e submetida a julgamento por algo que não se comprovou ser um crime. É uma manipulação política que aconteceu", disse Sánchez, cujo partido, o ex-guerrilheiro Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN) tem fortes vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil. Governos esquerdistas da América Latina têm dito que a líder brasileira é vítima de um golpe de Estado, enquanto o secretário-geral do bloco sulamericano Unasul, Ernesto Samper, afirmou que a suspensão de Dilma afeta a governabilidade democrática no país.

Investigado na Lava Jato, Geddel Vieira Lima pode ter nomeação de ministro suspensa


O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) encaminhou representação ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e solicitou instauração de procedimento investigatório sobre a nomeação dos novos ministros de Michel Temer. Ele pede a suspensão da nomeação de ministros que estão sendo investigados pela justiça e não possuíam foro privilegiado. Os dois indicados que seriam diretamente atingidos pelo pedido do deputado seriam o baiano Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Eduardo Alves (Turismo), investigados na Operação Lava Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba.
Varela Notícias