Mostrando postagens de abril 20, 2016Mostrar tudo

Município de Jequié registra primeira morte por microcefalia


O município de Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou a primeira morte por microcefalia, segundo informação divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta quarta-feira (20). O órgão não informou quando o óbito ocorreu. Com isso, o número de mortes no estado decorrentes da microcefalia chega a 31. Em boletim do Ministério da Saúde, também divulgado nesta quarta, o número de casos suspeitos de microcefalia subiu para 647 na Bahia. Os dados coletados correspondem até o dia 16 de abril. No levantamento da Sesab, cujos dados foram coletados até 9 de abril, estão registrados 599 notificações da doença. O número de casos confirmados subiu de 178 para 219 no estado. Já os casos descartados subiram de 68 para 174. Em todo país, 1.168 casos foram confirmados e 2.241 foram descartados para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Ao todo, foram notificados 7.150 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 3.741 permanecem em investigação. Os dados do informe são enviados semanalmente pelas secretarias estaduais de saúde. Os 1.168 casos confirmados ocorreram em 428 municípios, dse 22 estados do país.A região Nordeste concentra 77,2% dos casos notificados, com 5.520 registros até o momento. O estado de Pernambuco continua sendo a unidade da federação com maior número em investigação (760), seguido da Bahia (647), Paraíba (389), Rio Grande do Norte (297), Rio de Janeiro (294), e Ceará (254). (G1 Bahia)

STF adia decisão sobre nomeação de Lula para Casa Civil


O Supremo Tribunal Federal adiou nesta quarta-feira a decisão sobre a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil, suspensa em 18 de março pelo ministro Gilmar Mendes. Na avaliação do magistrado, a escolha do ex-presidente tem indícios de fraude porque foi feita para que o político adquirisse foro privilegiado e não ficasse submetido à jurisdição do juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. Logo no início da sessão, contudo, o ministro Teori Zavascki, que é relator de outras duas ações que questionam a nomeação e posse de Lula, pediu o adiamento do julgamento. Ele considera que o STF deve avaliar a "plurijudicialização de um mesmo ato". Mendes, relator dos mandados de segurança, não se opôs ao pedido para adiar o julgamento. Teori propôs o adiamento depois de ter arquivado duas ações de descumprimento de preceito fundamental que contestavam a nomeação de Lula. Após as decisões monocráticas nos dois casos, houve recurso ao plenário. Não há data determinada para que o STF volte a debater a nomeação do ex-presidente Lula. Por ora, fica mantida a liminar do ministro Gilmar Mendes que barra a posse do petista no ministério.

Câmara aprova Moção de Aplausos à Fundação Hospitalar de Ibirataia

Marco Trindade foi o autor da Moção de Aplausos
A Câmara Municipal de Ibirataia aprovou por unanimidade na última Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (18), uma Moção de Aplausos destinada à Fundação Hospitalar Antonio Firmo Leal pelos quarenta anos de existência no município. De acordo o autor da Moção, vereador Marco Antonio Trindade Silva (PT), a homenagem é em reconhecimento a importante função social e pelos relevantes serviços no atendimento a saúde pública que a entidade vem prestando à comunidade ibirataense e região. A Moção de Aplausos 266/2016 foi aprovada por unanimidade dos edis presentes na Sessão. 

Tesouras Notícias