Mostrando postagens de abril 8, 2016Mostrar tudo

Dilma revoga medida que rebaixou Ceplac


Até a próxima terça-feira (12), o Diário Oficial da União publicará decreto, revogando a medida da ministra Kátia Abreu que transformou a Ceplac - Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira em um Departamento da Secretaria de Mobilidade Social do Produtor Rural e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura. A afirmação foi feita ao Blog do Bené, no final da manhã desta sexta-feira (8), pelo deputado federal Davidson Magalhães, do PCdoB. O parlamentar baiano fez o anúncio, após um encontro com a presidente Dilma Rousseff, e o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner. Davidson é vice-presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Cacau e da Ceplac. A notícia dada por Davidson Magalhães foi bem recebida pelos dirigentes e servidores da Ceplac e, principalmente pelas lideranças agrícolas sulbaianas. O decreto rebaixando a Ceplac foi assinado no último dia 1º, pela ministra Kátia Abreu. A sua revogação chegou a ser considerada uma medida quase impossível. Entretanto, lideranças se mobilizaram e convenceram Wagner e Dilma a revogá-lo.

Justiça autoriza Suzane von Richthofen a fazer faculdade em Taubaté


Foto: André Vieira/Marie Claire

A Justiça de São Paulo autorizou Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais, a fazer curso superior de Administração na Universidade Anhanguera de Taubaté, no interior paulista. Atualmente, ela cumpre pena em regime semiaberto na Penitenciária Feminina de Tremembé, cidade vizinha à unidade de ensino. A liminar foi concedida pelo juiz José Damião Pinheiro Machado, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, após mandado de segurança impetrado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O pedido diz que Suzane já participou de uma saída temporária no mês passado e não houve "qualquer intercorrência". Também de acordo com a defesa de Suzane, ela vai pagar a faculdade com sua própria renda, advinda do trabalho na penitenciária, onde atua na produção de uniformes. A Defensoria argumenta que Suzane apresenta comportamento adequado, cumpriu bem mais de um sexto da pena e que a universidade está inserida no local de sua execução penal, na cidade de Taubaté. Diz, ainda, que há "direito líquido e certo da impetrante", uma vez que a Lei de Execução Penal autoriza a saída de preso no semiaberto a frequentar curso de ensino superior. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) havia negado o benefício a Suzane em primeira instância. "A frequência ao curso aflorará na sociedade um misto de revolta e indignação e poderá fomentar a ocorrência de fatos desagradáveis em detrimento da própria sentenciada, como ressaltou o nobre promotor de Justiça em suas derradeiras considerações sobre a pretensão posta em Juízo", dizia a decisão. Para a Defensoria, a primeira decisão se tratou de "pré-julgamento eterno à conduta típica, ilícita e culpável praticada nos idos de 2002, sem qualquer relação com o processo de execução penal". Suzane está presa há 14 anos, dos quais 13 foram em regime fechado e nunca teve uma falta disciplinar. No último despacho, feito nesta quinta-feira, 7, o magistrado informou que "uma eventual repulsa quanto à presença da reeducanda" são "ilações subjetivas". "Só com a efetiva frequência é que se poderá saber como será sua integração com a classe em que for estudar Administração. É certo que tudo isso deverá demandar um esforço da instituição de ensino em conjunto com a Diretoria do estabelecimento prisional", diz. "Havendo concordância da Diretoria do Estabelecimento Prisional e também da Universidade em aceitá-la caso sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) fosse suficiente, apresenta-se razoável a pretensão e não existem motivos plausíveis para se negar o atendimento", afirmou o despacho. Segundo a decisão, a Justiça deve regulamentar as saídas e fiscalizar o comparecimento de Suzane na graduação.

Acidente com carreta de transporte de gado mata 2 pessoas e 20 bois

Um grave acidente entre um carro de passeio e uma carreta que transportava gado matou duas pessoas e 20 bois no sul da Bahia. A colisão frontal ocorreu na quinta-feira (7), Km-438 da BR-101. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um terceiro passageiro foi levado em estado grave para o Hospital de Base de Itabuna.O carro de passeio ficou completamente destruído Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão fugiu do local, e até a manhã desta sexta-feira (8) não havia sido localizado. As informações sobre as circunstâncias do acidente são desconhecidas.
Outro acidente
Pouco mais de três horas após o acidente no Km-438, outra colisão frontal aconteceu na BR-101, a 75 quilômetros de distância da batida anterior. O condutor de um dos carros morreu no local do acidente, enquanto a motorista do outro veículo teve ferimentos leves. A PRF informou ainda que os veículos envolvidos nas duas ocorrências já haviam sido removidos da pista e o trânsito fluía normalmente nos dois sentidos da rodovia. (G1/Ba)

Ministro da Saúde vem à Bahia no dia 30 lançar campanha contra gripe H1N1


Nesse ano de 2016, a Bahia já registrou 10 casos da gripe H1N1 com duas mortes. Para tentar conter o avanço da doença, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, vem ao estado no próximo dia 30 para o lançamento da campanha contra a gripe. A informação foi dada nessa sexta-feira (8) pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, durante entrevista à Metrópole FM. Segundo o titular, a campanha é importante e pretende atingir até 80% da população. “Muita gente tem a crença de que se tomar a vacina vai gripar depois. Não é verdade, a vacina tem até 15 dias para surtir efeito”, ressaltou Vilas Boas. A campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, presos e funcionários do sistema prisional. (Bocão News)

Presidente do PT é morto na frente da filha na Paraíba

O suplente de vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores da cidade de Mogeiro, no Agreste paraibano, Ivanildo Francisco da Silva, 33 anos, foi encontrado morto nesta quinta-feira (7), na zona rural do município. O crime teria ocorrido na noite desta quarta-feira (6), a vítima foi assassinada em frente a filha dele de 1 ano e seis meses. O corpo foi encontrado por um vizinho pela manhã. De acordo com o delegado da Polícia Civil, Luiz Barros Pessoa, um vizinho da vítima contou que ouviu o barulho de dois tiros, por volta de 21h da quarta-feira, mas ficou com medo de sair de casa. “A criança passou a madrugada ao lado do corpo do pai, pois a mãe tinha ido para um culto na área urbana de Mogeiro e, como o culto terminou tarde da noite, ela ficou na cidade para dormir na casa dos pais. A mãe da criança e esposa da vítima só soube da morte pela manhã”, disse o delegado Luiz Barros. Ainda segundo a Polícia Civil, nesta quarta-feira foram ouvidos os vizinhos da vítima, amigos e parentes. O delegado Luiz Barros disse que ainda não conseguiu identificar suspeitos, mas confirmou que uma linha de investigação que está sendo adotada envolve política. “A vítima era presidente do PT, na cidade, foi candidato a vereador, era atual suplente de vereador e tinha um grande envolvimento com o Movimento dos Sem Terra (MST). Em 26 de outubro do ano passado, ele e um grupo tentou ocupar uma propriedade na zona rural e foram recebidos a tiros. Na ocasião, Ivanildo da Silva foi ferido. O caso tramita na Justiça”, explicou o delegado. (Bocão News)