Mostrando postagens de abril 3, 2016Mostrar tudo

Publicidade


Preço da gasolina vai cair nessa segunda (4)


A Petrobras deve anunciar nessa segunda-feira(4) a queda nos preços da gasolina e diesel. Os estudos feitos pela estatal estão prontos e baseiam-se nas quedas do consumo interno (9% em 2015 em comparação com 2014 e 11% em janeiro ante a janeiro do ano passado), do preço do barril de petróleo e do dólar nas últimas semanas. E, claro, ajuda a criar uma agenda positiva para o governo num momento de extrema dificuldade política e econômica. (OGlobo)

Publicidade

OAB divulga o gabarito preliminar da primeira fase do XIX Exame de Ordem


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, na noite deste domingo (3), o gabarito oficial preliminar da primeira fase do XIX Exame de Ordem. A prova foi aplicada na tarde deste domingo por todo o Brasil. O exame trouxe 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta cada. Consulte o gabarito da 1ª fase aqui .Aqueles candidatos que acertarem, no mínimo, 50% da prova (ou seja, somarem 40 pontos ou mais), serão aprovados para a segunda fase.De acordo com o edital do exame, a primeira fase abordou disciplinas obrigatórias no currículo mínimo do curso de direito: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. O resultado preliminar dos aprovados para a segunda fase sairá no dia 14 de abril. O resultado final da primeira fase, após análise de recursos, e o gabarito definitivo serão divulgados no dia 28 de abril.
Segunda fase:  A segunda fase do XIX Exame, também conhecida como prova prático-profissional, vai ser aplicada no dia 29 de maio de 2016. Segundo o edital, os locais de prova deverão ser divulgados no dia 23 de maio.

Corrida pela prefeitura de Jequié tem dez pré-candidatos de oposição


A administração da prefeita Tânia Brito (PP), recheada de denúncias que resultaram no afastamento da gestora, ganhou uma legião de opositores na política local. A Justiça reverteu a decisão que afastou Tânia do cargo e ela continua governando a cidade, mas as eleições de outubro aparecem em seu horizonte como um ambiente sombrio. Seu atual vice, Sérgio da Gameleira (PSB), é um dos dez nomes que já se colocaram como pré-candidatos à prefeitura da nona maior cidade da Bahia. Esta lista de dez nomes ainda não inclui o nome do deputado federal Antônio Brito, presidente do PSD no município, cotado para o posto, mas que ainda não decidiu se vai entrar na disputa. Em entrevista ao Bocão News, o congressista afirma que tal cenário só será desenhado no próximo mês de maio. “Vários partidos lançaram pré-candidaturas e todos eles têm um objetivo em comum: ser oposição à atual gestão”, frisou o deputado, que transferiu seu título eleitoral de Salvador para Jequié no ano passado. “É uma cidade de extrema importância, a oitava maior do interior e a nona do estado, e que vive uma situação muito grave. Não dá para manter uma gestão que trabalha com retrocesso. A cidade precisa avançar”, disse Brito. O parlamentar é apontado no município como o principal articulador das pré-candidaturas de oposição. O nome mais recente lançado no tabuleiro de possibilidades é o do seu cunhado, o empresário Alexandre Andrade (PR). Outros nomes que estão definidos como pré-candidatos são: o empresário Yan Carlos (PTB), o vice-prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), Borginho (PPS) – irmão do ex-governador César Borges, Doutor Fernandes (PV), Joaquim Caires (PMDB), Ivo Teixeira Leite (DEM), Paulo Vasconcelos (PTC) e Marcelo Rodeiro (PSC). “Estaremos tratando das candidaturas mais adiante e até maio resolveremos. Pode ser que tenhamos até duas candidaturas no grupo. Todos estão conversando para buscar alinhamento”, apontou Antônio Brito. (Bocão News)

Educação a distância ainda gera desconfiança, diz estudo

O ensino superior a distância ainda não tem a confiança de grande parte dos potenciais estudantes. Um levantamento feito pelo Instituto Data Popular revela que 93% dos jovens com menos de 24 anos e 79% dos que têm mais de 24 anos não querem fazer cursos a distância, nem semipresenciais. Eles desconfiam da qualidade da formação e têm medo de o curso não ser valorizado pelo mercado de trabalho. Encomendado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o levantamento mostra que as instituições terão que fazer algumas adequações para atrair mais estudantes. “É preciso mudar a oferta de EaD [educação a distância] e é ncessária uma mudança de imagem”, diz o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a educação a distância vem registrando crescimento de 18% ao ano em número de matrículas. O último Censo da Educação Superior, de 2014, mostra que 1,2 milhão de matrículas na modalidade à distância, o equivalente a 90% dos cursos de EaD, são em instituições privadas. Neste ano, o MEC homologou uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) com diretrizes e normas para a educação superior a distância. Em até quatro meses, a modalidade deverá ter uma nova avaliação e novos parâmetros de qualidade.

Briga entre torcedores provoca morte em São Paulo



Uma briga entre torcedores do Palmeiras e do Corinthians, provocou a morte de uma pessoa na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, perto da Estação São Miguel Paulista, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona leste de São Paulo. Segundo informações da Polícia Militar, a briga teve início por volta das 10h20 deste domingo (3). Uma pessoa foi baleada na praça e morta no local, antes da chegada de socorro. A Polícia Militar ainda não sabia informar se a pessoa baleada fazia parte de alguma torcida e se estava envolvida na briga dos torcedores. Três pessoas foram detidas. O caso está sendo investigado pelo 63º Distrito Policial, na Vila Jacuí. De acordo com a CPTM, a briga não ocorreu na estação, mas algumas pessoas correram para o local assim que começou o tumulto para buscar socorro. (Agência Btasil)

Publicidade


Ipiaú: Fórum Jorge Calmon é arrombado pela 2ª vez neste ano

Foto: Giro em Ipiaú
Sala da Vara Crime foi revirada pelo arrombador
O Fórum Jorge Calmon, em Ipiaú, no Médio Rio de Contas, foi arrombado pela segunda vez este ano na tarde deste sábado (2). Segundo informações do site Giro em Ipiaú, a invasão foi percebida pelos servidores quando eles chegavam ao imóvel, onde fariam os preparativos para um evento oficial da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), que ocorreria à noite. De acordo com os funcionários, o responsável pelo arrombamento acessou o prédio pela porta principal e também arrombou o cartório da Vara Crime. Entre os materiais furtados estão uma prova criminal que fora entregue nesta sexta (1º), que estava no cartório; algemas, um colete balístico (“à prova de balas”) e peças de roupas. O autor do crime também tentou violar um cofre que estava no fórum. O suspeito ainda não foi identificado e não há informações sobre a quantidade de pessoas que participou da ação. O último arrombamento ocorreu em fevereiro, quando foi roubado o notebook do juiz da Vara Crime, Hilton de Miranda. Preso dois dias depois, o suspeito afirmou à polícia que procurava por armas no local – de acordo com Miranda, em entrevista coletiva concedida à época, o fórum não armazena as armas e drogas apreendidas, que são encaminhadas, após as apreensões, pela pela assistência militar do Tribunal de Justiça da Bahia, para serem destruídas.

Delegado morre após ser baleado na frente de casa, em Lauro de Freitas


O delegado de Polícia Civil da Bahia Luís Carlos Couto morreu, na tarde deste sábado (2), após ser baleado na frente de casa, na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Segundo informações da polícia, ele foi atingido por um tiro no peito depois que dois homens o abordaram em frente à residência da vítima. Ainda conforme relatos da Polícia Civil, o delegado reagiu e houve troca de tiros. Os bandidos conseguiram fugir. O crime aconteceu no condomínio Vila Atlântica, no Loteamento Miragem.Luís Carlos chegou a ser socorrido para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde deste sábado. Ele atuava como plantonista na 11ª Delegacia, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu quando o delegado saiu de casa para colocar o lixo na rua. Ele teria se sentido ameaçado pela presença de pessoas estranhas, voltou à residência e pegou uma arma. Quando saiu novamente, foi abordado e reagiu. Conforme informações da assessoria da Polícia Civil, há possibilidade de Luís Carlos ter sofrido uma tentativa de assalto ou os homens podem ter chegado ao local com o objetivo de atirar para matar, sem intenção de roubo. As causas ainda serão esclarecidas pelas investigações. A polícia informou que já tem indicativos a respeito da identidade dos suspeitos. Há equipes de várias unidades policiais na rua na tentativa de localizá-los. As investigações iniciais ainda não conseguiram apontar qual era o objetivo dos dois homens durante a abordagem ao delegado. O dele  foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador.

Publicidade