Mostrando postagens de março 26, 2016Mostrar tudo

Primeira Igreja Batista de Ibirataia comemora seu 82º Aniversário de existência

(Fotos: Tesouras Notícias)
PIB comemora seus 82 anos de existência
A Primeira Igreja Batista de Ibirataia – PIB, sob o comando do Pr Gildson Araújo Matos, realizou neste sábado (26), mais uma noite festiva em comemoração ao 82º Aniversário de existência da Igreja mãe, ou seja, da Primeira Igreja Batista fundada no município. A solenidade festiva teve início na noite desta sexta-feira (25). Presença do conferencista, pastor Clodoaldo Cidade, da 1ª Igreja Batista da Califórnia em Itabuna. Presente também o Quarteto Harmonia, da Igreja Batista Teosópolis, também da cidade de Itabuna, composta pelas vocalistas Valdice, Lais, Manuela e Márcia. A programação segue até domingo (27). Ver Fotos

Quarteto Harmonia da Igreja Batista Teosópolis em Itabuna
Pr Clodoaldo Cidade

Tesouras Notícias

Imbassahy aparece em esquema de propina da Odebrecht em anos 80


Deputado nega envolvimento - (Foto: Max Haack - BN)
Documentos apreendidos pela Operação Lava Jato indicam que a relação entre a empreiteira e políticos dos mais variados partidos ocorre desde o mandato de José Sarney (1985-1990). De acordo com o UOL, em torno de 516 pessoas estiveram envolvidas com a construtora, entre agentes públicos, empresários e políticos durante a gestão Sarney. Em uma papelada em posse de uma ex-funcionária da Odebrecht, Conceição Andrade, na documentação chamada de "Livro de Códigos" aparece o deputado federal baiano Antonio Imbassahy (PSDB). O tucano, apelidado de “Almofadinha”, estaria relacionado à obra da barragem de Pedra do Cavalo, nos anos 80. À época, Imbassahy, que era filiado ao PFL, presidiu a Desenvale (Companhia do Vale do Paraguaçu), órgão público responsável pela obra de Pedra do Cavalo. À mesma reportagem, o deputado baiano disse que a menção ao nome dele em um suposto esquema com a Odebrecht não passava de "um despropósito". "Como homem público sempre tive uma relação baseada na decência com a Odebrecht e com qualquer empresa", declarou. No rol de acusados figura o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o baiano Aroldo Cedraz, o "Toldo". Cedraz  estaria igado à obra adutora do Sisal, quando ocupava os cargos de presidente da Cerb (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) e de secretário de Recursos Hídricos e Irrigação da Bahia.A lista que desencava relações suspeitas da empreiteira com políticos também menciona o também tucano Arthur Virgílio, atual prefeito de Manaus, o "Arvir". Do PMDB, aparecem Jader Barbalho, o "Whisky", atual senador, ligado à obra da BR-163, no Pará, e o ex-ministro de Minas e Energia, também senador Edison Lobão, o "Sonlo". Ainda segundo o UOL, também são citados os filhos do ex-presidente José Sarney, Fernando (PT) e José Filho (PV), aparecem com os codinomes "Filhão" e "Filhote"; Roseana Sarney (PMDB), como seu nome de casada, "Roseana Murad", aparece como "Princesa". Todos eles negaram ou não responderam se tiveram relação promíscua com a construtora.

Ilhéus: Concurso público da prefeitura tem nova data de inscrição


Foto: Secom Ilhéus

A prefeitura de Ilhéus, no Litoral Sul, por meio da Secretaria de Administração (Sead), publicou o edital 003/2016, em que reabre as inscrições do concurso público para 531 vagas na administração municipal. A ação atende uma liminar solicitada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Desse modo, as inscrições serão reabertas com prazo entre 29 de março e 7 de abril. Interessados devem acessar o site da empresa contratada para organizar o concurso. Como determinado pela justiça, o documento reabre as inscrições no certame e estabelece normas para a concessão de isenção da taxa. Antes, o edital do concurso tinha sido suspenso temporariamente no dia 26 de fevereiro, após antecipação de tutela concedida pela juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Carine Nassri, ao Ministério Público do Estado, que determinava a suspensão e retificação do Edital 2/2016. Segundo a prefeitura, com a suspensão foi necessária uma readequação do cronograma do certame. As provas devem ocorrer, para os cargos de nível superior, no dia 7 de maio (turno vespertino). Já no dia 8, serão realizadas as provas para nível fundamental, pela manhã, e médio/técnico, à tarde. BN

Mais de 30 mil processos estão parados na Comarca de Itabuna


Metade das Varas sem juízes e um elevado déficit de funcionários. Esta foi à situação apresentada no relatório que foi entregue pela OAB-Itabuna a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Dr.ª Maria do Socorro Barreto Santiago, na ultima terça-feira, dia 22. A presidente esteve na cidade de Coaraci, sua terra natal, para ser homenageada pela OAB coaraciense e tirou um tempo em sua agenda para receber os advogados Edmilton Carneiro e Rui Carlos R. M. da Silva, presidente e tesoureiro da OAB-Itabuna, respectivamente. Diante do exposto, a presidente do TJ-Ba se revelou que já está trabalhando para resolver o problema e anunciou a criação de uma nova Vara que irá atender a Itabuna. “Precisamos nomear esses juízes, o edital de promoção já esta aí e já vai ser julgado pelo Pleno, estamos vendo o que podemos fazer agora. Criei uma Vara especifica para Crime organizado que vai atender a Comarca de Itabuna e vamos fazer as promoções (dentro das nossas limitações) para que atenda as Comarcas polo e possa solucionar esses problemas e melhorar a prestação jurisdicional. Esse é no nosso interesse”, disse Dr.ª Maria do Socorro. Após a solenidade que empossou a nova Diretoria da OAB-Coaraci, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia, Luiz Viana, visitou sede da OAB-Itabuna para conferir a real situação física das instalações. Acompanhado do secretário geral da OAB-BA, Carlos Medauar e de conselheiros estaduais que compõe o Conselho Pleno da Seccional baiana, Viana pode observar in loco que a sede itabunense da Ordem está totalmente insalubre e que não oferece acessibilidade aos advogados, precisando de intervenção urgente. A vistoria aconteceu no final da tarde, da terça-feira, dia 22. De acordo com Luiz Viana, “de fato a sede da OAB-Itabuna precisa ser reformada urgentemente”, pois do jeito que está não atende as necessidades da classe e ainda põe em risco à saúde dos que a frequentam todos os dias, principalmente os funcionários. “O que temos que fazer agora é nos reunir, fechar o projeto de reforma e em busca dos recursos necessários para revitalizar a sede de Itabuna e se não conseguirmos esse valor de outras fontes, vamos utilizar recursos próprios da Seccional para custear a reforma. O que não pode e ficar como está”, pontuou Viana. A reunião com o presidente da OAB-Itabuna, Edmilton Carneiro e a diretoria local com a equipe de obras e presidência da OAB-Ba foi marcada para o próximo dia 06 de abril, um dia antes do próximo encontro do Conselho Pleno estadual.

Governo articula políticas de fomento à cadeia produtiva cacau


Neste sábado (26), véspera do domingo de Páscoa, é o Dia do Cacau, fruta importante especialmente para região sul da Bahia. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vem somando esforços para ampliar o cultivo de cacau e produção de chocolate no estado. Após mais de duas décadas de crise, provocada pela vassoura-de-bruxa, a lavoura cacaueira do sul da Bahia atravessa um período de recuperação, com aumento da safra e produção de amêndoas de qualidade. A safra 2014/2015 chegou a 220 mil toneladas no país. De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a secretaria tem trabalhado para ajudar os produtores a superar a crise, investindo em toda a cadeia produtiva do cacau, incluindo a ampliação do polo chocolateiros. “O Governo da Bahia vem realizando ações na agricultura familiar, que atualmente responde por cerca de 70% da produção de cacau no sul do estado, através de programas de capacitação profissional, assistência técnica e financiamento de projetos agrícolas”. A Bahia é o principal estado produtor de cacau do país, responsável por aproximadamente 64% da produção. No estado são mais de 40 mil produtores, destes a grande maioria é de agricultores familiares, assentados de reforma agrária e pequenos produtores, distribuídos em oito Territórios de Identidade. Para o secretário, a cultura do cacau é uma pauta de governo. “A Bahia tem que ter estratégias para enfrentar os desafios desse segmento. Temos que ter competitividade e fortalecer o mercado interno, estimulando o consumo de derivados do cacau (manteiga, liquor, pó, chocolate, entre outros)”.

Esquema de propina da Odebrecht funcionava desde governo Sarney

 Foto: Reprodução


A 26ª fase da operação Lava Jato expôs, na última terça-feira (22), a existência de um "departamento de propina" na empreiteira Odebrecht, que teria sido utilizado para movimentar altas somas de dinheiro em pagamentos ilícitos para agentes públicos e políticos principalmente em 2014. O esquema, no entanto, pode ser muito mais antigo. Documentos mostram que, durante o mandato presidencial de José Sarney (1985-1990), procedimentos bem semelhantes aos apontados pelos investigadores da Lava Jato envolviam 516 agentes públicos, empresários, empresas, instituições e políticos. Entre eles, há ex-ministros, senadores, deputados, governadores, integrantes de partidos como PSDB, PMDB e PFL (atual DEM). O UOL teve acesso a quase 400 documentos internos da empreiteira, a maioria datada de 1988, detalhando remessas e propinas a diversos políticos. A documentação estava de posse de uma ex-funcionária da Odebrecht. Como no esquema divulgado pela Lava Jato na terça-feira (22), eram utilizados codinomes para os receptores dos pagamentos e as propinas eram calculadas a partir de percentuais dos valores de obras da empreiteira nas quais os agentes públicos estavam envolvidos. A Odebrecht afirmou "que não se manifestará sobre o tema". Todos os políticos ouvidos negaram qualquer envolvimento em esquema de propinas com a construtora.