Mostrando postagens de março 16, 2016Mostrar tudo

Moro afrontou a lei e será processado, diz a presidenta Dilma Roussef

Dilma repudiou a atitude do juiz Moro
A presidenta Dilma Rousseff divulgou hoje (16) à noite nota em que explica o teor da conversa telefônica entre ela e o ex-presidente e agora ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, gravada pela Operação Lava Jato e divulgada após o juiz federal Sérgio Moro retirar o sigilo do processo. Dilma afirma que a conversa teve "teor republicano", repudia "com veemência" a divulgação e diz que vai adotar medidas para reparar o que classificou como "flagrante violação" da lei e da Constituição Federal. Segundo a presidenta, o termo de posse de Lula como novo ministro-chefe da Casa Civil foi encaminhado para que ele assinasse caso não pudesse comparecer à cerimônia, marcada para esta quinta-feira (17). "A cerimônia de posse do novo ministro está marcada para amanhã às 10 horas, no Palácio do Planalto", disse Dilma. "Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro", escreveu Dilma no comunicado. De acordo com a presidenta, junto com Lula vão tomar posse os novos ministros da Justiça, Eugênio Aragão e da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes. Além disso, o cargo da chefia de gabinete pessoal terá status de ministério e será ocupado por Jaques Wagner.
"Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro", disse, em nota, a presidência da República, sobre grampo realizado pelo juiz Sergio Moro, que a atingiu; "Assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República"; Dilma anunciou também medidas judiciais "para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento". 

Agência Brasil

Sergio Moro divulgou grampo ilegal de Dilma

Gravação foi publicada na Rede Globo
Gravação entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula foi realizada pela Polícia Federal duas horas depois de o juiz Sergio Moro ter determinado o fim das interceptações contra Lula; ainda assim, o juiz Sergio Moro decidiu divulgá-las à imprensa nesta tarde; defesa de Lula alega que Moro tentou criar um clima de convulsão social no Brasil; presidente Dilma Rousseff afirma que Moro afrontou a lei e será processado; ex-presidente da OAB, advogado Marcelo Lavanére prepara representação judicial contra Moro. 
Brasil 247

Jaques Wagner: gravação de conversa de Dilma e Lula foi arbitrariedade


Recém-nomeado para o cargo de ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner afirmou na noite desta quarta-feira (16) que a gravação do telefonema entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma arbitrariedade. "Não se pode violar ou interceptar o telefone da presidente da República. Isso fere a segurança dela. Não sabemos como ele (Sérgio Moro, juiz) conseguiu violar o sistema da presidente", afirmou o ministro, em declaração divulgada por meio de sua assessoria de imprensa. Wagner disse ser favorável às investigações, mas ressaltou que "grampo é inadmissível". Ainda segundo ele, a conversa entre Dilma e Lula, nomeado ministro-chefe da Casa Civil, foi interpretada fora do contexto. "Os diálogos estão sendo interpretados fora do contexto para criar fato político negativo", afirmou. Jaques Wagner está em Salvador  e retorna a Brasília nesta quinta-feira (17). BN

Após nomeação para Aviação Civil, PMDB deve avaliar expulsão de Lopes

Foto: Reprodução / Youtube

Integrantes da cúpula do PMDB devem convocar a Comissão de Ética do partido para tratar, na próxima sexta-feira (18), de uma possível expulsão do novo ministro da Secretaria de Aviação Civil, deputado Mauro Lopes (MG) da legenda. O encontro deve ocorrer um dia após o deputado tomar posse como novo ministro do governo Dilma Rousseff (leia aqui). Oficialmente, a comissão ainda não foi convocada, mas nos bastidores a informação corrente é de que a decisão deve sair nas próximas horas. A ida de Lopes para a SAC, confirmada nesta quarta (16) pela presidente Dilma Rousseff, "afronta" moção aprovada no último sábado (12) pela Executiva Nacional do PMDB, que proibiu os peemedebistas de assumirem, a partir do encontro, qualquer cargo do governo federal, pelos próximos 30 dias (contados após sábado). Integrantes do partido lembram que no documento está prevista a expulsão do correligionário que descumprir a regra. Responsável pela indicação de Lopes, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), disse que a nomeação do deputado para a SAC não afronta a decisão tomada pelo partido. O argumento de Picciani é que não se trata de um novo ministério, mas de uma pasta que já estava na cota do PMDB. A SAC foi ocupada anteriormente pelos peemedebistas Moreira Franco e Eliseu Padilha, integrantes do grupo mais próximo do vice-presidente da Republica, Michel Temer.

Dilma vai entregar casas em Feira de Santana e vinda de Lula é aguardada na Bahia

Dilma vai entregar casas em Feira. Foto: Roberto Stuckert
A presidente Dilma Rousseff vem à cidade de Feira de Santana, nesta sexta-feira (18/3), às 10h, para entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro de Asa Branca, segundo publicação do site Bahia Notícias. Esta será a primeira vinda de Dilma à Bahia após o anúncio do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil. O evento já é organizado na cidade pela equipe da presidente e especula-se que Lula pode acompanhar a entrega das moradias. O evento deve ter a presença ainda do governador Rui Costa e do prefeito da cidade, Zé Ronaldo. ”Está confirmada a vinda dela. Se ele quiser vir, vai ser melhor ainda, a gente vai fazer mais festa ainda”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Zé Neto (PT). O parlamentar classificou o momento da visita como difícil, mas ”de retomada, de virar o jogo”. ”Temos mais de 45 mil casas do Minha Casa Minha Vida contratada em Feira de Santana. Uma das maiores forças que temos, que fez Feira avançar como avançou, crescer como cresceu, foi exatamente a ação de Dilma, com Minha Casa, Minha Vida, saneamento, Bolsa Família. Zé Neto também citou como ”um grande presente” a saída de Wagner da titularidade da Casa Civil, em pleno aniversário do ex-governador baiano. ”Agora ninguém segura mais. Wagner deu um grande exemplo de maturidade, grandeza e desprendimento. Vai ser chefe de gabinete e fazer uma tabelinha com Lula” pontuou.  A vinda de Wagner para a cerimônia também não está confirmada.

Publicidade


Brumado: Preso homem investigado em crime de injúria racial

Tiago foi preso em sua residência na cidade de Brumado
A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (16/3), na cidade de Brumado, no Tiago Zanfolin, de 26 anos. Ele é um dos investigados pelo crime de injúria racial contra a atriz Taís Araújo e a jornalista Maria Júlia Coutinho, ambas da TV Globo.A Operação Cyberstalkin é uma ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com Bahia. Outros mandados de prisão e apreensão também foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Zanfolin é funcionário de uma loja de venda e manutenção de equipamentos de informática e estava em casa quando foi preso. Segundo a polícia, ele não esboçou nenhuma reação e foi preso temporariamente. No imóvel, foram apreendidos um notebook, uma CPU e um celular. (Correio)

Lula é o novo ministro da Casa Civil; Wagner assume gabinete


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir um ministério. O acordo foi fechado em reunião nesta quarta-feira, 16, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Lula assumirá a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner, que também participou do encontro junto com o ministro da Fazenda Nelson Barbosa. O ex-governador da Bahia será chefe de gabinete de Dilma. A informação foi dada pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), e pelo líder do governo na mesma Casa, José Guimarães (PT-CE). Já tinha sido divulgada a intenção de Dilma de oferecer um ministério para Lula, mas as primeiras informações eram de que ele não queria aceitar. Contudo, o ex-presidente foi convencido a assumir um cargo no governo da petista. (A Tarde)

Ex-presidente Lula fica na Casa Civil; Wagner assume gabinete com status de ministro

Foto:Bahia Notícias

Do Bahia Notícias 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmado na manhã desta quarta-feira (16) como novo chefe da Casa Civil da Presidência da República. Lula esteve reunido na noite desta terça e ainda durante as primeiras horas desta quarta para detalhar seu desembarque na Esplanada dos Ministérios. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, até então ministro da Casa Civil, passa a ocupar a chefia de gabinete da pasta, porém mantém o status de ministro - o que garante foro privilegiado, por exemplo. De acordo com informações de bastidores, o ex-presidente Lula será responsável pela articulação política do governo e tentará evitar um desgaste ainda maior da presidente Dilma Rousseff com setores políticos, a exemplo do PMDB.

Presos suspeitos de tráfico de drogas em Valença após tentativa de roubo em Ibirataia

Dupla mora em Valença e foi presa pela Polícia Militar
Por volta das 23h40, na BA-650, rodovia que liga Ibirataia a Ipiaú, a PM prendeu Albert Santos Barbosa e Tiago Santos Cruz, apelidado de "Rato", ambos oriundos da cidade de Valença.  Por volta das 23hs, a Guarnição de Ibirataia foi informada de uma tentativa de roubo na cidade, que foi frustrada devido a movimentação dos moradores no momento da tentativa. Os dois indivíduos empreenderam fuga antes da chegada da guarnição, tomando sentido Ipiaú, onde foram abordados pela guarnição do PETO da 55ª CIPM.  A arma não foi localizada com os suspeitos, possivelmente teria sido dispensada durante a fuga, acredita a polícia. As vítimas reconheceram os indivíduos como sendo os que tentaram roubar seus pertences e afirmaram que estavam de posse de uma arma de fogo. De acordo com gravações e mensagens no celular dos indivíduos, estes são traficantes da cidade de Valença, sendo que "Rato" é o chefe do tráfico na localidade de Graça e possui mandado de prisão em aberto. A dupla foi apresentada pela PM na delegacia de Ibirataia. (Giro em Ipiaú)

Lula pode substituir Jaques Wagner na Casa Civil, diz colunista

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, deve ceder o seu cargo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a jornalista Cristiana Lôbo, a presidente Dilma Rousseff quer manter Wagner no governo e procura outro cargo com gabinete no Palácio do Planalto para ele ocupar. Na noite desta terça-feira (15), Dilma e Lula se reuniram por mais de quatro horas para discutir a nomeação do ex-presidente para um ministério. A conversa deve continuar na manhã desta quarta (16). Inicialmente, estava previsto que Lula substituiria Ricardo Berzoini na Secretaria de Governo. BN

Paralisação deixa um milhão de alunos sem aula na Bahia


Começou nesta terça-feira (15) e prossegue até quinta (17), em 328 cidades da Bahia, uma paralisação da rede estadual de ensino. O movimento, que deixa um milhão de alunos sem aula, é pela implantação do piso nacional para toda a categoria.Além disso, os cerca de 150 mil professores envolvidos declaram-se contra a terceirização do serviço nas escolas. São os contratos do tipo PST (Prestação de Serviço Temporário).Em contrapartida, o governo estadual diz que paga o piso nacional desde 2009 e que os novos contratados do setor terceirizado serão protegidos pela “Lei Anticalote”. O dispositivo prevê a retenção do dinheiro que seria repassado às empresas, caso elas não paguem os trabalhadores.

Diário da Bahia

Ibirataia: Professores da rede municipal aderem a Greve Nacional

Tilma Marques - Presidente da APLB (Foto:Tesouras Notícias)
Professores da rede municipal de educação aderiram na manhã desta terça-feira (15) a Greve Nacional da Educação. Diversos professores se reuniram no Auditório do Colégio José Firmino da Silva sob o comando da presidente da APLB Sindicato, Núcleo de Ibirataia, a professora Tilma Marques que abriu os trabalhos buscando a proteção de Deus, com uma oração de gratidão pela professora Scheila Oliveira. Tilma informou aos professores presentes o motivo da Greve Nacional, inclusive informando a Pauta que constou dos seguintes temas: 1- Cumprimento da Lei 11.738/2008 - Lei do Piso Nacional; 2- Contra a terceirização; 3- Contra a entrega das escolas às organizações sociais; 4- Contra o parcelamento de Salários e 5- Contra a mobilização de escolas públicas. O Dr Alcione Barbosa, advogado, fez uma reflexão a respeito da Lei do Piso nacional da Educação, alertando que a aplicação é obrigatória à União, Estados e Municípios. "Estamos lutando para fazer valer o que está estabelecido em lei", disse Alcione. À tarde a Diretoria e o jurídico da APLB estiveram com o prefeito Marcos Aurélio, assessores jurídicos, e equipe técnica da prefeitura municipal para tratar da negociação do Piso Salarial de 2016. Vale lembrar que a paralisação nacional iniciou nesta terça-feira e deve seguir até a quinta-feira.
Professores participaram da Paralisação Nacional


Tesouras Notícias 

Atenção Ibirataia! Dia 30 de abril grande Show Gospel com Nani Azevedo



Realização