Mostrando postagens de março 10, 2016Mostrar tudo

Eduardo Salles e prefeito solicitam melhorias para estradas e pavimentação em Ibirataia

Salles e Marcos Aurélio solicitam liberação de recursos
para o município de Ibirataia
Acompanhado do prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio, o deputado estadual Eduardo Salles solicitou ao governador em exercício, João Leão, a recuperação da BA-120, que liga o município a Gandu. Os dois também solicitaram apoio de João Leão junto ao Ministério das Cidades para que sejam liberados recursos referentes à emenda parlamentar do deputado federal Mário Junior, específica para os municípios de Ibirataia, Bom Jesus da Lapa e Nova Soure. A verba será destinada a obras de pavimentação.

Ibirataia: Escritor Achel Tinoco lança o seu 15º livro nesta sexta-feira (11)

Obra será lançada na Escola Manoel Massaranduba
Sabe aquele momento em que colocamos nossos filhos para dormir e contamos historinhas para embalar seus sonhos? Que sentamos no sofá depois do almoço e ao invés de ligar a televisão, lemos um bom livro? Que em um dia chuvoso não podemos sair para passear e ficamos apreciando uma boa história? Pois é... O novo livro de Achel Tinoco, O Beija-flor que não sabia voar: e outras historinhas para contar, não pode mais faltar na cabeceira da criançada. A obra será lançada na tarde desta sexta-feira, 11, na Escola Massaranduba, em Ibirataia e no próximo dia 15 de abril acontecerá o lançamento na Escola Nova Geração, em Ipiaú. São dezoito historinhas com ilustrações que vão levar as crianças a mergulhar no mundo da fantasia. Tem leitão, leão, raposa, galinha, formiga, abelhinha, macaquinha... Tem futebol, circo, Papai Noel... Sem falar no Beija-flor que não sabia voar. O primeiro lançamento desde novo livro de Achel Tinoco aconteceu em Salvador, no ultimo de 27 de fevereiro, com muito sucesso.

O escritor e poeta Achel Tinoco nasceu em São Domingos do Capim, nas matas do Pará, mas, logo cedo, passou a morar na Bahia, precisamente na fazenda Vila Ferreira — município de Ibirataia —, onde passou toda a infância e adolescência. Depois, foi estudar na capital, Salvador, e por lá começou a escrever seus primeiros versos nos cadernos das colegas de sala. Fez os cursos de Letras e Administração de Empresas. Um dia, resolveu dedicar-se exclusivamente aos livros, à escrita, a ser um escritor. Continua sonhando... Ele é autor de quinze livros, dentre eles “Retrato sobre Tela”, “Vilarejo dos Anjos”, “O descobrimento do Brasil pelas crianças”, “Por toda minha dor e Batalha de Mestre” e “Um Jardim pra Leonel”, sendo este uma espécie de biografia romanceada do saudoso cidadão ipiauense Leonel Jardim. (Giro/José Américo Castro).

Nova Ibiá: População sai revoltada após Sessão na Câmara Municipal; Veja vídeo

Sessão ocorreu nesta quinta-feira
Numa Sessão Ordinária realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Nova Ibiá na manhã desta quinta-feira (10), com a presença da comunidade e vários professores onde reivindicavam dos vereadores a cobrança do pagamento de seus seus salários atrasados e terço de férias da Prefeitura Municipal, resultou num grande alvoroço. A população  saiu revoltada da Sessão com o presidente do legislativo nova ibiaense Jacob Pereira  e gritava em alta voz "fora Jacob, fora Jacob". O edil simplesmente saiu debaixo de vaias e ainda dançando, se debochando no meio do povo. Uma vergonha! De acordo informações, os professores da rede municipal de ensino só irão retornar às aulas quando seus salários estiverem pagos. O município de Nova Ibiá vem passando por sérios problemas na gestão do prefeito Fábio Moura Cayres, com contas rejeitadas, dentre outras irregularidades (Veja Aqui). 


Tesouras Notícias

Ibirataia: Prefeitura Municipal antecipa feira livre



COMUNICADO


Em virtude do feriado municipal do dia 19 de Março, data em que é comemorado no município o Dia do Padroeiro de São José,  o prefeito Marcos Aurélio através do DECRETO nº 4100 de 01 de março de 2016, transferiu a feira livre para o dia 18 de março (sexta-feira). Veja Decreto abaixo:





CPI dos Correios: Delcídio vai dar detalhes sobre negociações com Aécio, diz coluna

Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

O senador Delcídio do Amaral revelou a interlocutores que pode dar detalhes sobre negociações feitas entre ele e o tucano Aécio Neves na CPI dos Correios, a partir da qual veio à tona no mensalão mineiro. As investigações, iniciadas em 2006, resultou na condenação do ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), por lavagem de dinheiro e peculato, por conta de esquema de financiamento eleitoral de sua campanha, semelhante ao do mensalão. “Aécio Neves nunca tratou de assuntos relacionados à CPI dos Correios com o senador Delcídio do Amaral e nem sequer estava no Congresso Nacional na época”, afirma a assessoria de Aécio, que era governador de Minas Gerais no período da CPI.

Governo libera R$ 3,8 milhões para ajudar a conter crise hídrica em Itabuna


A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), conforme o Decreto Financeiro de Nº 21 publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (9), liberou R$ 3,8 milhões para ações emergenciais no abastecimento de água em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com o titular da SIHS, Cássio Peixoto, o volume de recursos ajudará a conter a crise hídrica na cidade. Entre as ações emergenciais, o secretário cita a relocação da captação, no bairro Nova Ferradas, e a recuperação da Estação de Tratamento de Água da localidade, que possibilitará o aumento da oferta e a melhoria da qualidade da água distribuída. Segundo Cássio Peixoto, todas as medidas atenderão aos padrões de potabilidade estabelecidos em lei. Ele informou que será reativado um reservatório para despressurizar a rede de distribuição, além da vegetação aquática do Rio Cachoeira, evitando a proliferação do mosquito da dengue. Outra medida é a liberação imediata de carros-pipa em pontos estratégicos. Estas ações, somadas, “resultarão na elevação da vazão de água de 48 litros por segundo para 100 litros por segundo”, disse o secretário. (Secom)

Mulher viaja com criança escondida em mala de mão


Uma mulher foi flagrada viajando de Istambul (Turquia) a Paris (França) com uma criança escondida na bagagem de mão, de acordo com a Air France. Funcionários da companhia aérea perceberam a presença da menina, de 4 anos, durante o voo. A garota, natural do Haiti, não tinha passagem. Ela está sendo adotada pela mulher, que vive na França. Antes de embarcar, a mulher já tinha tentado embarcar com a criança no aeroporto de Istambul, mas foi impedida. Ela, então, comprou outra passagem e escondeu a criança na sacola. A mulher colocou a bolsa em seus pés e cobriu com um cobertor. Mas a menina precisou ir ao banheiro e foi percebida por outros passageiros. A mulher foi detida ao chegar em Paris e o fato foi comunicado às autoridades francesas, que decidiram não acusá-la.

Ibirataia: Deputado irmão Lázaro disponibiliza 300 mil para a saúde do município

Dep. federal Irmão Lázaro e Juca Muniz
Cumprindo uma demanda do Sr Juca Muniz - Chefe de Convênios do Governo Marcos Aurélio, o Deputado Federal Irmão Lázaro, liberou 300 mil reais para atender o município na área de saúde. O repasse já foi feito à Secretaria Municipal de Saúde, onde deverá ser investido na compra de equipamentos para as Unidades de Saúde da Família. Segundo o deputado, esta emenda vem a pedido do jovem Juca Muniz, o qual já apresentou diversas demandas em prol do povo ibirataense ao seu gabinete em Brasília. "O deputado tem muito a nos ajudar no município com suas emendas e estamos gratos à sua dedicação a Ibirataia", disse Juca Muniz, Chefe de Convênios da Prefeitura Municipal. Além dos recursos para a compra de equipamentos para a saúde, o deputado também garantiu que irá angariar recursos para poder ajudar o município em outras áreas do governo.

Bandidos fortemente armados invadem casa da prefeita de Ubatã e promovem terror

Siméia Queiroz foi ameaçada e agredida (Foto: UN)
A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz, e seu esposo viveram momentos de terror na madrugada desta quinta-feira (10). Três bandidos fortemente armados e encapuzados, um deles pela descrição da arma de posse de uma submetralhadora, cortaram, por volta das 3h, a cerca elétrica da residência e adentraram na casa da gestora. O casal foi surpreendido pelos bandidos enquanto dormia. Segundo informações colhidas pelo Ubatã Notícias, a gestora foi mantida o tempo todo sobre a mira de armas, ameaçada e foi agredida diversas vezes na face. Já o esposo da prefeita foi colocado no chão, acertado por duas coronhadas que causaram ferimentos em sua cabeça e amarrado pelos bandidos.
Cerca elétrica foi cortada pelos bandidos
Os meliantes só deixaram a residência quando o dia clareou. O esposo da gestora conseguiu se soltar e avisou familiares e a Polícia. Testemunhas avistaram os três bandidos andando a pé logo após a ação criminosa sentindo Estádio Municipal. Os dois filhos menores do casal estavam na residência, mas dormiam durante a ação. Foram roubados celulares, algumas jóias e notebooks. A Polícia vai analisar as câmeras de segurança de onde o fato ocorreu para tentar identificar os criminosos, que durante a ação demonstravam o tempo todo saber de quem se tratava e da rotina do casal. A gestão municipal entrou em contato com o governador em exercício, João Leão (PP), que de imediato acionou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. A gestora, que já foi vítima de um sequestro em 2008, está muito abalada. Guarnições da Polícia Militar realizam diligências para tentar prender os criminosos. O delegado Adelino Loyola investiga o caso. 

(Ubatã Notícias)