Mostrando postagens de março 7, 2016Mostrar tudo

Ipiaú: Audiência Pública discute crise na Mirabela e traz boas notícias

Fotos: Tesouras Notícias
Diversas autoridades defenderam a permanência da Mirabela
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (07) na Câmara Municipal de Ipiaú, uma Audiência Pública que discutiu a crise e as soluções para Mirabela Mineração, empresa sediada no município de Itagibá. O evento organizado pela Comissão de Indústria e Comércio da Câmara de Ipiaú, contou com a participação dos prefeitos Deraldino Araújo (Ipiaú), Marcos Barreto (Itagibá) Vera Franco (Barra do Rocha) e Marcos Aurélio (Ibirataia), além dos deputados Eduardo Salles (PP), Davidson Magalhães (PC do B), Bebeto Galvão (PSB) e Fabíola Mansur (PSB). Vereadores dos municípios de Ipiaú, Itagibá e Ibirataia também estiveram presentes na Audiência.
Prefeito Marcos Aurélio participou da Audiência Pública
O evento contou com as participações do presidente do Sindicato Metabase, Gilmar Santos, de lojistas de Ipiaú, funcionários da Mirabela e representantes de várias entidades, a exemplo da CDL, Maçonaria, OAB e outros. Quem esteve presente na Audiência Pública saiu com um alto nível de esperança na continuidade da operação da mineradora. O prefeito de Itagibá, Marquinhos e os deputados Eduardo Salles, Davidson Magalhães e Bebeto Galvão garantiram durante os seus discursos que o acordo entre a Mirabela e o governo do estado está praticamente fechado e que a mineradora deve continuar operando na extração do níquel sulfetado. A ausência sentida foi de um dos representantes da empresa. De acordo com os organizadores, a diretoria da mina encontra-se em Salvador se reunindo com o governo nesta segunda-feira.
O auditório da Câmara Municipal ficou lotado
Com o preço do níquel em baixa no mercado internacional a empresa experimenta a crise mais aguda desde a implantação da sua unidade no município de Itagibá. Diante das dificuldades a mineradora tem buscado alternativas para manter a produção. Uma delas, foi de pleitear junto ao Governo da Bahia a liberação de parte dos créditos de ICMS, o que pode dar um fôlego a empresa até que o preço do níquel se recupere, como vem acontecendo nas últimas semanas. Também é discutido a adesão da empresa ao programa “Desenvolve Bahia”, o que permitirá obter créditos necessários ao desempenho da empresa sem  afetar sua produção, e descontos na taxa portuária. 
Dep. Estadual Eduardo Salles 
No último dia 18 de fevereiro a Mirabela comunicou aos funcionários que a empresa irá encerrar as atividades e anunciou a demissão dos cerca de 470 trabalhadores diretos. Desde então, vários políticos e entidades se mobilizaram pela causa e intermediaram um possível socorro do governo do estado diante da situação vivida pela mineradora. 

Com informações do Giro/José Américo Castro).


Vox Populi: 56% dos entrevistados não gostaram de condução coercitiva de Lula


Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado (5) mostra que 56% dos entrevistados não gostaram/não aprovaram a condução coercitiva do ex-presidente Lula, na última sexta-feira (4) (veja aqui). De acordo com o levantamento, que ouviu 15 mil pessoas pela internet, o trabalho do juiz Sérgio Moro, foi desaprovado por 43% dos ouvidos. Moro foi aprovado por 34%, que disseram ver um excelente trabalho do magistrado. Outros 22% aprovaram, mas viram exageros na atuação. O levantamento mostra ainda que 57% dos entrevistados acreditam na inocência do ex-presidente Lula. Outros 34% acham o petista culpado e 8% não souberam responder.

Do Bahia Notícias

Curso de medicina da Uesc se destaca entre os melhores do país


O curso de medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), completou apenas 11 anos é já está consolidado entre as 10 melhores faculdades da área no país. De acordo com dados do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de medicina da Uesc foi considerado o primeiro do norte- nordeste, superando instituições renomadas e tradicionais, como as federais da Bahia e de Sergipe. Segundo a coordenadora do colegiado do curso, Mércia Margotto, além do excelente desempenho dos alunos no Enade, a infraestrutura do curso, o modelo pedagógico, a experiência e dedicação do corpo docente foram também fundamentais para que o curso alcançasse a posição privilegiada no cenário nacional. "É um esforço em conjunto entre funcionários, instituição, discentes e docentes. Temos dificuldades como qualquer outro curso de uma universidade pública, mas ao longo desses anos o que era inicialmente um sonho, um projeto a ser implantado, hoje é uma realidade e os resultados mostram que estamos no caminho certo", disse a coordenadora. A Uesc foi a primeira cidade do interior da Bahia a receber um curso de medicina. "A interiorização da formação medica na Bahia começou aqui na região, quebrando a concentração do curso na capital do estado, e os indicadores de bom aproveitamento não só no Enade, mas nos resultados nas provas de residência de todo o país, mostrou como é viável e competente a formação médica no interior", ressaltou a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, médica e professora do curso de medicina. A coordenadora do curso salientou que o modelo pedagógico diferenciado, usando metodologia ativa embasada no ensino- aprendizagem, na mediação do conhecimento e resolução de problemas, tem formado profissionais humanos, mais capacitados e cientes da realidade da saúde no país. 

Jornal Agora

Presidente do PT rebate Democratas e cobra esclarecimentos

Foto: Arquivo BN
"O presidente do DEM, José Carlos Aleluia, está levantando esta lebre. É especialista nisso: com ódio e rancor, ataca quem é humilde e trabalha pelos mais pobres". O comentário foi feito pelo presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação rebatendo Aleluia, a quem chamou de "anão do orçamento salvo pelo PFL aos 45 minutos do segundo tempo". Sobre o deputado Sandro Regis, o deputado pediu explicações sobre "uma tal Casa Digital", empresa de mídia social: "Que tipo de relacionamento esta empresa tem com o DEM e com a prefeitura de Salvador? O deputado precisa esclarecer isso". Com relação à reportagem da revista VEJA, Anunciação destacou que a prestação de contas da campanha do partido na Bahia aconteceu de forma transparente e seguindo todas as prerrogativas legais. "Quanto a VEJA, trata-se de uma publicação com nítidos interesses reacionários", concluiu o petista.

Do Bahia Notícias

CDL estima que fechamento da Mirabela pode gerar prejuízo de R$ 1 milhão/mês no comércio de Ipiaú

Foto: Giro em Ipiaú
“Cerca de 1 milhão de reais deixarão de circular mensalmente no comércio de Ipiaú, caso a Mirabela encerre suas atividades de mineração do níquel nesta região”. A estimativa é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipiaú, Esaú Santos Neto que a exemplo de outras lideranças locais, se mostra preocupado com a ameaça. Ele informou que a entidade marcará presença na Audiência Pública promovida pela Comissão de Indústria Comércio e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Ipiaú, na manhã dessa segunda-feira, 7, com o objetivo de discutir e buscar soluções para o problema. Durante a manifestação, no período das 10 às 12 horas, muitas lojas e demais estabelecimentos comerciais da cidade paralisarão suas atividades com o intuito de que comerciantes e comerciários estejam presentes no ato que deverá contar com a participação de mais de 40 entidades, publicas e privadas, além de deputados, prefeitos e vereadores representantes de diversos municípios da região.

Com o preço do níquel em baixa no mercado internacional a empresa experimenta a crise mais aguda desde a implantação da sua unidade no município de Itagibá. Diante das dificuldades a empresa tem buscado alternativas para manter a produção. Uma destas alternativas foi de pleitear junto ao Governo da Bahia a liberação de parte dos créditos de ICMS, cujo montante total é mais do que suficiente para reequilibrar a empresa financeiramente por um tempo, até que o preço do níquel se recupere. Também busca-se a adesão da empresa ao programa “Desenvolve Bahia”, o que permitirá obter créditos necessários ao desempenho da empresa sem  afetar sua produção. Estes serão alguns dos assuntos a serem tratados na audiência publica desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Ipiaú. 

Informações do Giro em Ipiaú